.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Teus discípulos não jejuam? - José Salviano




20 de Janeiro de 2014 


Os discípulos de João Batista aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?'
Jesus, que tinha resposta para tudo, compara a sua presença  na Terra na companhia dos discípulos com uma festa de casamento, a qual, na cultura judaica, durava vários dias. Sendo assim, durante a festa, não se jejuavam, pois se comiam e festejavam. Por isso o Mestre respondeu: Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
           
Irmãos. Mais uma vez a palavra de Deus nos lembra a importância do jejum, ou da penitência. Em reflexões recentes já comentamos sobre a importância da penitência para conseguir forças para vencer o pecado, principalmente aqueles vícios que nos atrapalham de sermos santos.  E vamos reforçar aqui, que no caso de um vício arraigado, não adianta muito você rezar, se confessar semanalmente, até comungar diariamente, pois no final de uma semana ou pouco mais, a força do vício o arrastará novamente como uma forte enxurrada. Como já vimos, esse vício pode ser até um pecado leve pela sua repetição, pela ausência de intenção de pecar, e por outras circunstâncias como no caso a solidão. Sem a penitência, você não conseguirá dominar a sua vontade corrompida pelo vício. Jesus quer contar com a nossa parte. Com a nossa participação na luta contra nós mesmo, com o nosso esforço. E é a penitência que nos vai tirar daquele buraco, daquela situação de fraqueza de vontade, que nos impede de alcançar a clareza da alma, o alto estado de espiritualidade. A penitência tanto nos purifica como nos dá mais poder de domínio diante das tentações e de tendência ao pecado. É o indivíduo mostrando a Deus que ele quer se levantar, sair do fundo do poço e viver santamente. Não vamos aqui repetir as formas de penitências das reflexões anteriores, mas apenas reforçar uma delas.
Prezados irmãos. A mais dolorosa das formas de penitências não é ficar sem comer, mais sim, suportar santamente aquilo que diariamente nos incomoda, e oferecer a Deus em sinal de mortificação pela nossa santificação. Suponhamos que dum dia para outro veio morar perto de você uns jovens abusados que usando possantes aparelhos de som fazem festas da pesada até altas horas do sábado.  Se você pegar um pedaço de pau ou mesmo uma arma e chegar lá e ameaçá-los, com certeza irá apanhar, pois nenhum dos seus vizinhos lhe acompanharão. Ficarão olhando  pela janela a sua derrota, a sua vergonha, e aqueles abusados jovens continuarão o barulho com mais intensidade que antes.  E assim acontece com outros tipos de perturbações, tais como latidos de cachorros, gritos, brigas, risadas em altas horas, barulho de carros, etc. Mudar-se para outro lugar? Lá também terá barulhos, talvez até piores. Que fazer?
Penitência. À primeira vista, se dissermos uma coisa desta para alguém que vive atormentado pelos seus vizinhos, tal pessoa ficará mais irada pois a nossa proposta para ele é absurda e fora da realidade! Mas experimente oferecer a Deus todo aquele sofrimento em forma de penitência pelo perdão de seus pecados, e pela sua santificação. Vamos! Coragem! Faça isso. Você verá que poderia até suportar mais incômodo do que aqueles. Sabe o por que? Porque Deus nunca coloca em nossos ombros uma carga mais pesada do que suportamos. E mais. Depois de um certo tempo, suas súplicas serão atendidas e aqueles incômodos diminuirão ou até mesmo desaparecerão. PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!
Penitência! Coragem! Faça isso! Talvez seja o que esteja faltando para você vencer as tentações, sair dessa vida de repetição do mesmo pecado, e se libertar, mudando para uma vida de pura espiritualidade, de maior doação de si mesmo pela causa do Reino de Deus, e de felicidade, pois já assim estará antecipando  aqui na Terra, o desfruto das maravilhas da VIDA ETERNA!              Então, o que você está esperando? Comece agora!
Sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário