.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

É de dentro da nossa mente que saem as impurezas! - Helena Serpa

DIA 12 QUARTA - Evangelho - Mc 7,14-23

1 Reis 10, 1-10 - “a nossa sabedoria vem de Deus”

Salomão foi considerado abençoado e feliz, por sua inteligência e sabedoria, e através dele, o Nome de Deus foi exaltado e todos reconheciam que o Senhor fizera maravilhas na vida dele. A rainha de Sabá visitou Salomão em busca de conselhos, provou-o com enigmas, expôs-lhe tudo o que havia em seus pensamentos e este, cheio de sabedoria soube responder a todas as suas perguntas. Ela admirou-se e reconheceu que tudo quanto Salomão possuía era dom de Deus. Por isso, também O louvou! Salomão soube testemunhar a sabedoria que recebeu de Deus e dela fez uso para tornar glorioso o Nome do Senhor! Hoje, nem precisamos procurar os “Salomão” da vida, pois o Senhor está disponível a todo o momento para nos dar sabedoria e bom senso, orientação e discernimento a fim de decifrar os enigmas da nossa alma. Ele está muito perto de nós, e por meio da oração, da adoração, dos momentos de intimidade com Ele nós temos acesso a toda obra que Ele realiza no nosso coração. Por isso, nós também vemos os grandes feitos do Senhor e, como aconteceu com a Rainha de Sabá, devemos louva-Lo e bendizê-Lo pela sabedoria que Ele nos deu. Todos nós temos a missão de ser profeta, sacerdote e rei. O Senhor nos cumula de sabedoria, de graças e bênçãos. Aquele que usa bem os dons que recebeu do Alto, com certeza acumulará riquezas, tesouros de felicidade aqui na terra. O principal, no entanto é a consciência que a Deus pertencem, a honra, a glória e o poder. As pessoas nos procuram porque procuram conhecer a Deus através de nós. – Você tem buscado sabedoria na intimidade com o Pai? – Você tem usado a sabedoria que Deus lhe concedeu para ajudar a alguém que precisa de conselho? – Alguém já o (a) tem procurado atraído (a) pela sua sabedoria, pela sua paz, pelo seus carismas? Como você tem demonstrado que tudo pertence a Deus? Através de você o nome de Deus tem sido glorificado e exaltado? Se assim não for, repense o seu modo de ser!


Salmo 36 – “ O justo tem nos lábios o que é sábio”

O homem justo tem nos lábios o que é sábio, porque se deixa conduzir pelo Senhor e confia a Ele as suas dúvidas na certeza de que Ele agirá a seu favor. Ser justo é viver segundo a vontade de Deus sendo fiel à aliança que Ele firmou no seu coração. Por isso, o homem justo tem consciência de que será protegido nos momentos de aflição.


Evangelho – Marcos 7, 14-23 – “é de dentro do coração humano que saem as impurezas!”

O mal não entra pela boca, mas sai do coração do homem. A fonte do mal é o pensamento do homem. Esse mesmo homem criado por Deus para ser amado e amar é também aquele que cultiva no seu coração pensamentos de desamor e de soberba e se alimenta das suas próprias más intenções e maquinações. Dentro de nós há como que um gerador que pode suscitar o bem ou o mal. Quando nós estamos voltados (as) para Deus e nos deixamos guiar pelo Seu amor nós acionamos o bem que há dentro de nós. No entanto, quando nos afastamos da fonte do Bem e damos brecha para que o mal prevaleça nos nossos membros carnais, aí então, ficamos cheios de impurezas, imoralidades, roubos, maldades, pois somos movidos (as) pelas nossas concupiscências. Jesus nos conscientiza e nos alerta: “é de dentro do coração humano que saem as impurezas!” É por orgulho e vaidade que o homem se torna mau! Não são as outras pessoas nem tampouco os alimentos que semeiam a maldade no nosso coração. Por isso, precisamos estar livres de todos os tabus quanto a alimentos, costumes tradicionais e algumas idéias que desvirtuam a verdade sobre as nossas ações. Tudo o que cultivarmos dentro de nós será o que irá motivar os nossos atos, bons e maus. O nosso coração é fonte de bênção e de maldição. Se não cuidarmos em cultivar pensamentos sadios e agradáveis a Deus iremos carimbar as nossas ações com a marca do inferno e já não nos pareceremos com Jesus que veio ao mundo para nos configurar a Ele. – O que tem direcionado os seus pensamentos: coisas boas ou coisas más? – Você guarda rancor dentro de si? – Você costuma desabafar com alguém quando tem algum ressentimento ou apenas rumina no seu pensamento? FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE VOCÊ MESMO (A)! O QUE TEM DENTRO DO SEU CORAÇÃO? 

Helena Serpa

Um comentário:

  1. Muito bonito o comentário,tenho um retiro para
    23 de fevereiro sobre benção e maldição,e vou meditar sobre essa passagem.

    ResponderExcluir