.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de janeiro de 2014

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - Diac. José da Cruz

V  DOMINGO DO TEMPO  COMUM 09/02/2014
- Diac. José da Cruz

1ª Leitura Isaias 58, 7-10
Salmo 111(112) “Feliz o Homem que se compadece e empresta”
2ª Leitura 1 Cor 2, 1-5
Evangelho Mateus 5, 13-16

Visitei certa ocasião uma área verde junto com agentes da Pastoral da Saúde e lá nos encontramos com um pequeno grupo de vicentinos que entregavam alimentos a algumas famílias assistidas. Conversei com uma das lideranças do aglomerado de casebres e fiquei sabendo que além dos Vicentinos e Pastoral da Saúde, havia também o trabalho importante da Pastoral da criança e do Clube de Mães que também atuava naquela pobre comunidade.
“___Olha, nós temos muitos problemas e a Comunidade de vocês, com esses grupos que estão sempre por aqui, amenizam e muito o sofrimento desse nosso povo”  -  afirmou a liderança no final da nossa conversa.
O Líder não mencionou o nome do Padre ou do Ministro, nem o nome dos Coordenadores de cada um desses grupos, mas  falou que a  “Comunidade” dava uma ajuda muito importante as pessoas daquela área verde. Uma Comunidade que celebra a Vida Nova que é Jesus Cristo, e a leva á todas as pessoas,  preferencialmente as mais simples e pobres, as marginalizadas pelo sistema, torna-se esse Sal e essa Luz para a Humanidade, de que fala o evangelho.
Essas Pastorais não vão até a área verde, para fazer proselitismo e convencer os moradores a frequentarem as Celebrações,   mesmo porque, algumas assistidas são evangélicos, outras nem têm religião, entretanto, a Comunidade torna-se uma referência pelo trabalho gratuito que faz, ajudando as pessoas, como reconhece o Líder do Vilarejo.
O testemunho dos agentes de Pastoral está precisamente no serviço prestado aquela comunidade carente. Inegavelmente nossas pastorais são uma riqueza que veio na esteira do Concílio Vaticano II  e que leva o Agir da Igreja além das fronteiras da Comunidade. Portanto, a Comunidade não pode esconder-se, permanecendo fechada em si mesmo, resumindo o agir cristão á Inter- Eclésia ( dentro da igreja) muitos pensam assim, infelizmente.
Ema sociedade com tantos pontos sombrios, nós cristãos somos enviados para fazer brilhar a Luz de Cristo, com nossas atitudes e opiniões coerentes com o Santo Evangelho.  Está mais que na hora de “sairmos da toca” para revelar Jesus Cristo á toda humanidade.

Que o nosso Sal não seja insosso e a nossa Luz não esteja queimada, por desleixo,omissão e comodismo de nossa parte.  Um dia seremos cobrados pelo próprio Senhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário