.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fé provada e aprovada - Helena Serpa

DIA 17 SEGUNDA - Evangelho - Mc 8,11-13

Tiago 1, 1-11 – “ fé provada e aprovada”

Às vezes nós não entendemos o porquê das provações, das dificuldades. São Tiago abre-nos os olhos para enxergar esta grande verdade: para que sejamos perfeitos como o Pai o é, precisamos ser perseverantes e a perseverança é obra de uma fé posta em prática. Como podemos dizer que temos fé, como podemos dizer que somos perseverantes se tudo acontecer para nós como passe de mágica? Deus nos dá a sabedoria sem pedir nada em troca. E é com a sabedoria que nós adquirimos a fé. Se, temos a sabedoria de Deus, não podemos duvidar das suas obras. Precisamos, pois, pedir a Deus a sabedoria para que não nos tornemos “ricos” de nós mesmos (as) e no final sejamos humilhados, caindo na nossa própria arapuca. Precisamos, também, ter consciência de que tudo passará: os nossos bens, a nossa juventude, o tempo dos grandes empreendimentos. Restar-nos-á, somente, a Sabedoria de Deus que é o Seu Amor agindo em nós. Porém, peçamos a Deus a sabedoria, com fé, sem duvidar nem olhar para o que o mundo nos ensina. O homem que só acredita na hora que tudo está bem é inconstante, não merece crédito, é “homem de duas almas - Como a sua fé tem sido provada? Você foi aprovado (a) no teste? Como você entende isso? - Você é daquelas pessoas que desiste na primeira dificuldade ou continua confiante?

Salmo 118 – “Venha a mim o vosso amor e viverei!”

O salmista ressalta o Amor de Deus como sendo a maior riqueza que nós podemos obter. O amor de Deus é para nós consolo e esperança de vida nova. Mesmo que nos percamos nos caminhos da vida e sejamos provados e humilhados, nós podemos ter a certeza de que a vontade de Deus para nós é a felicidade. Portanto, não percamos tempo e voltemos para o Senhor. Confiemos na Sua misericórdia e persigamos a Sua Lei que é o Amor vivendo em nós.

Evangelho - Marcos 8, 11-13 - “ a fé não precisa de sinais”

Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Pedir sinal é prova de falta de fé e de desconfiança na pessoa que nos fala. Como nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações! Não aprendemos ainda a confiar incondicionalmente nos planos de Deus para nós e, também como aqueles fariseus vivemos pedindo sinais e prodígios. Queremos ver para crer. No entanto a fé independe de que estejamos vendo, ouvindo ou tocando. A verdadeira fé se manifesta no escuro da nossa vida, quando não estamos tendo nenhuma evidência ou mesmo quando tudo parece perdido. Os sinais de Deus estão inseridos nos acontecimentos da nossa vida, no nosso dia a dia, na natureza, nos nossos relacionamentos. O maior sinal para nós é, sem dúvida, a Sua Palavra que nos fala claramente a vontade do Pai para a nossa vida. O céu deve estar presente nas nossas ações diárias, nos nossos gestos, nas nossas expressões. Estejamos atentos (as) e já, perceberemos tudo. Jesus também depois de dar um suspiro profundo nos diz: “Por que você pede um sinal especial? Você tem percebido os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida? - Qual foi o grande sinal que Deus já lhe deu? . Você confia sem que precise de algum sinal? Diga isto agora para Jesus ouvir.

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário