.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Efatá”, (Abre-te) - Helena Serpa

DIA 14  SEXTA - Evangelho - Mc 7,31-37
1 Reis 11, 29-32; 12,19 – “Deus dá, Deus tira”

A infidelidade de Salomão continuou tendo as suas sequelas: foi-lhe tirada a maior parte do reino de Israel. Com o gesto simbólico do manto rasgado em doze pedaços, o profeta Aías dividiu o reino de Israel, deixando para Jeroboão, jovem enérgico encarregado dos negócios do Rei Salomão, a posse de dez tribos. Assim aconteceu a divisão do Reino de Israel em dois reinos distintos; o reino de Judá e o reino de Israel. O Senhor por misericórdia e em consideração a Davi deixou para Salomão o reino de Judá. Deus é fiel e justo em relação ao plano de amor que Ele tem para cada um de nós. As nossas ações trazem consequências que nos desviam do caminho certo. Muitas vezes é preciso que Deus tire das nossas mãos o que antes tínhamos recebido e que não soubemos administrar. Outros mais capacitados do que nós, recebem assim, o que nós desperdiçamos. É a lei natural das coisas. Nada é seguro em nossas mãos. Só o que permanece firme em nós, são o amor e a misericórdia de Deus que nos educam e nos acolhem sempre. A divisão do reino significa também a divisão na nossa família, na nossa comunidade, entre irmãos, por causa da nossa infidelidade, da nossa negligência. Para que o Senhor não tenha que dividir o “reino”, precisamos escutá-Lo e seguir os Seus ensinamentos sendo fiel aos Seus decretos que conhecemos na Sua Palavra. – Você tem sido fiel a Deus naquilo que Ele colocou em suas mãos para administrar? - Você aceita os ensinamentos da Palavra de Deus?- Já aconteceu de você também ser destituído de algum cargo pela sua omissão? - Você já possuiu algum bem que lhe foi tirado repentinamente? Qual o seu sentimento em relação a isso?

Salmo 80 – “Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!”

Quem me dera que meu povo me escutasse!” Este é o lamento de Deus diante nas nossas incoerências, quando O abandonamos para seguir “deuses” estranhos. O Senhor está sempre a nos chamar, a nos convidar para provar o Seu Amor e andar nos Seus caminhos. A nossa obstinação e dureza de coração, no entanto, nos levam a duvidar do Seu convite e aceitar o chamado dos ídolos que nós construímos com as nossas mãos. Porém, o Senhor não se torna insistente e nos deixa livres, entregues a nossa própria covardia, mas espera a nossa volta de braços abertos.

Evangelho - Marcos 7,31-37 - “Efatá”, (Abre-te)”

O Evangelho nos relata a história de um homem que não ouvia, por isso, falava com dificuldade. Quando o apresentaram a Jesus para que Ele lhe impusesse as mãos, a primeira coisa que Jesus fez foi afastá-lo para fora da multidão. Aí então, Jesus teve condições de colocar os dedos nos seus ouvidos e tocar a língua daquele homem com a sua saliva. Depois que os ouvidos daquele homem se abriram a sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade, diz a Palavra. Nós também somos como esse homem que quase não conseguimos falar e expressar as nossas idéias porque também não conseguimos ouvir Jesus. Não conseguimos falar nem entender as coisas de Deus porque não costumamos ouvi-Lo nem nos deixamos ser tocados por Ele, uma vez que vivemos, no meio da multidão, mas às voltas com os nossos problemas, nossos interesses, nossos planos e, na verdade, não sabemos nem expressar o que queremos e desejamos. A nossa surdez também nos impede de nos comunicar uns com os outros e entramos no mutismo, nós conosco mesmos, não conseguimos interagir. Jesus quer nos tirar do meio do burburinho do mundo, abrir os nossos ouvidos espirituais e dar livre acesso ao Espírito Santo que é quem sopra nos nossos ouvidos as mensagens de Deus para nossa vida e para aqueles a quem queremos ajudar. Ele deseja nos levar para um lugar onde possamos escutá-lo, onde Ele possa nos tocar e nos fazer sentir o Seu amor, a Sua essência. Como aquele homem nós também precisamos nos afastar com Jesus do meio da multidão e ter um encontro e uma experiência pessoal com Ele por meio da Sua Palavra. Um coração surdo à voz de Deus é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar, não sabe atrair as pessoas, não sabe dialogar e será sempre alguém de poucos amigos. Alguém que não pode ajudar nem aconselhar ninguém ou dizer alguma palavra de conforto àqueles que necessitam. Depois desse encontro, então, tornar-se-á mais fácil para nós soltarmos nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito bem na nossa vida. “Efatá”, (Abre-te), é a palavra chave que Jesus ordena aos nossos ouvidos e boca espirituais. Só conseguiremos deixar de ser mudos quando deixarmos de ser surdos à Palavra de Deus que são os ensinamentos de Jesus. Você é alguém que escuta mais a multidão ou que sabe escutar mais a Deus?- O que a sua boca tem falado mais: de Deus ou dos homens? Você precisa ser tocado por Jesus em relação a isso? – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de Deus? – Você acha que não fala em nome de Deus porque você é tímido (a) ou porque você não para escutar o que Ele tem a lhe dizer?


2 comentários:

  1. QUE O SENHOR POSSA NOS FORTALECER, PARA QUE POSSAMOS PRATICAR COM SABEDORIA E HUMILDADE TODA A SANTA PALAVRA, AMÉM

    ResponderExcluir
  2. QUERO PARABENIZAR A VC HELENA, POR SUAS REFLEXÕES BELÍSSIMAS, SOU SUA FÃ, AMO REFLETIR COM VC, TENS MUITA SABEDORIA NO TEU ENTENDIMENTO, CONCORDO PLENAMENTE COM A FORMA Q VC ENTENDE A MENSAGEM DE DEUS.

    ResponderExcluir