III DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 26 de Janeiro de 2014
Evangelho Mt 4,12-23
Cruzar os braços diante à realidade que aí está, achando que o mundo não tem mais jeito, é como apagar um pavio que ainda fumega, é como quebrar uma taquara rachada, é dar como encerrada a mais bela história de amor iniciada por Deus na criação!
Não podemos esquecer nunca de que o amor de Deus pelo o humano, é um amor persistente, um amor sem limites que abre caminhos, que levou seu Filho a dar a vida para nos tirar das trevas. Se conscientizados desta verdade, iremos acreditar que o mundo ainda tem jeito!
Vivemos sim, em meio aos conflitos, mas se o mundo está em volto às trevas, é porque ofuscamos a Luz de Deus que brilha em nós!
É muito mais cômodo culpar o outro pela realidade que aí está, do que assumir a nossa parcela de culpa, nos isentando das nossas responsabilidades.
Se o mal está ganhando força no mundo, é porque não deixamos aflorar em nós, o bem plantado por Deus em nossos corações!
A todo instante Jesus nos convida a ser Luz no mundo, a sermos mensageiros da esperança a devolver o otimismo aos corações abatidos.
O evangelho de hoje, narra os primeiros passos de Jesus na sua vida pública, quando Ele começa a desenvolver o projeto de Deus, que tem como prioridade resgatar o que parece perdido. Tudo acontece num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista, o grande profeta que convenceu o povo da necessidade da conversão, abrindo caminho para que Deus pudesse entrar e fazer morada no coração humano!
A prisão de João Batista, ao contrário do que muitos daquela época pensavam, não intimidou Jesus, pelo contrário, o encorajou ainda mais. Jesus,deu início ao seu ministério nos arredores da Galileia, uma região conflituosa, considerada como reduto da infidelidade a Deus. O que vem nos mostrar que é no meio dos conflitos que um seguidor de Jesus é chamado a atuar.
Com o ministério de Jesus, descortina-se para a humanidade um novo horizonte ampliando a visão humana, possibilitando à todos a visualizar na pessoa do Filho, a face humana do Pai!
Jesus, como sendo o próprio Deus, poderia realizar a sua missão sozinho, mas Ele quis contar com um pequeno grupo de pessoas, que Ele foi chamando um a um, às margens do mar da Galileia. Pessoas simples, dotadas de virtudes e defeitos, pescadores, que deixaram suas redes, para se tornarem pescadores de homens!
É graças ao testemunho desta pequena comunidade formada por Jesus, que hoje, mais uma vez, estamos aqui, buscando o crescimento na fé, através da meditação da palavra de Deus.
Hoje, somos nós, os convidados à desafiante missão de ser a presença viva de Jesus em meio aos conflitos! É urgente a necessidade de operários corajosos, dispostos a lançar a rede em águas mais profundas, a plantar a semente da esperança nos corações desesperançados.
Quando Jesus diz: “O reino de Deus está próximo” Ele fala de si mesmo, pois a sua pessoa é a própria presença do Reino no meio de nós!
Jesus continua a nos falar do Reino, quando deixamos nos conduzir pelos seus ensinamentos, ocorre uma mudança radical em nós, passamos a ver o mundo com outros olhos, a não nos dar como vencidos diante o mal, a acreditar que o mundo pode mudar.
Isentar-se da responsabilidade de administradores do que é de Deus, é rejeitar o seu projeto de vida plena é condenar-se a viver nas trevas.
Sabemos que no mundo, há muito por fazer, pois precisamos, reconstruir o que Deus criou, mudar a realidade em que vivemos. Não podemos perder de vista, o horizonte que nos aponta um mundo novo, um mundo novo, onde o amor a justiça e a paz haverão de reinar.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário