.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fé e humildade - Helena Serpa


DIA 13 QUINTA - Evangelho - Mc 7,24-30

1Reis 11, 4-13 – “ O Deus que adoramos, quem é?” 

Quando ficou velho, Salomão, que recebera do Senhor sabedoria e com ela fortuna e fama, desviou-se do caminho por causa das suas mulheres estrangeiras. Ele não foi fiel ao Senhor e apesar de ter construído o templo de Deus entre os homens, erigiu templos para os deuses das suas concubinas. Isso vem nos mostrar que nunca podemos nos achar seguros em relação à nossa fidelidade a Deus. Precisamos estar vigilantes porque o nosso grande pecado é o afastamento do Deus verdadeiro para procurar falsos deuses. Sofremos por isso, implicações funestas. Salomão perdeu o reino, perdeu o poder e ficou com seus deuses. Triste fim para um rei poderoso e sábio. Nós também poderemos perder tudo o que adquirimos com as graças de Deus se nos desviarmos do Seu caminho e colocarmos a nossa confiança nos deuses do mundo. O dinheiro, o sucesso, a fama, os bens materiais, as paixões sensuais, o comer e o beber em demasia, por prazer, são hoje os deuses que tiram o nosso coração da fonte do Bem que é o verdadeiro Deus. - O deus a quem você adora, serve e proclama é o verdadeiro Deus? - Existem outros deuses na sua vida? O que pode estar tirando a sua atenção do verdadeiro Caminho? Quais têm sido as consequências do seu viver para Deus?

Salmo 105 – “Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!” 

Em todos os tempos os ídolos sempre foram armadilhas que o inimigo usa para nos desviarmos do caminho de Deus. Quando nos misturamos com os pagãos e seguimos os seus costumes depravados nós somos capazes de entregar a nossa alma e até a alma daqueles que nos são mais caros. Como o salmista, nós também devemos pedir com insistência: “Lembrai-vos. Ó Senhor de mim”. Que esta seja a prece constante dos nossos lábios para que nunca caiamos nas malhas dos inimigos que tentam nos destruir nos afastando do Senhor.

Evangelho – Marcos 7, 24-30 – “ fé e humildade” 

Apesar de ser, pagã e por isso, não pertencer à casta do povo de Deus, aquela mulher da Fenícia, ouvindo falar de Jesus, foi até Ele e se prostrou aos Seus pés clamando pela vida da sua filha. Ela não se importou com a sua condição de estrangeira, por conseguinte, discriminada pelos judeus, mas deu uma prova de fé verdadeira reconhecendo o Senhorio de Jesus e a Sua Missão de Salvador. Diante das palavras de Jesus que se referia a elas como se fossem “cachorrinhos em busca de migalhas” das mesas dos filhos, ela humildemente argumentou que não se importaria de ficar com o resto que sobrasse dos outros, para dar à sua filha. Admirado com a fé daquela mulher Jesus atendeu ao seu pedido e com isso, comprovou que os pagãos também têm lugar à mesa do Reino e que a salvação não é privilégio do povo judeu, mas de todos os que crêem e confiam no Deus Salvador. O que nos une a Deus e garante a nossa Salvação é a nossa fé em Jesus Cristo. Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, saúde, vida e santidade. Muitas vezes queremos ser especiais e ter a atenção de Deus só para nós. Queremos ter prioridade na oração pelas nossas necessidades e se tudo não for feito especialmente em favor de nós, duvidamos de que receberemos a graça. Somente pela nossa fé e confiança Nele, Deus pode fazer grandes coisas em nós, mesmo que não sejamos os protagonistas especiais daquele momento. Aquela mulher não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poder de Jesus. – Você também crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua família? – Você espera por coisas extraordinárias para crer no poder de Deus? - Você se contenta com as migalhas que sobrarem para você? - Você exige muito de Deus porque é uma pessoa de oração e de serviço a Ele?

Helena Serpa

Um comentário: