.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

NAS MÃOS DE DEUS O POUCO QUE TEMOS SE TRANSFORMA EM MUITO! - Olívia Coutinho


Dia 07 de Janeiro de 2014

Evangelho de Mc 6,34-44

        A falta de pão na mesa de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus. E nós, que dizemos  seus seguidores, o que temos feito para aliviar esta dor de Jesus?  
É difícil de acreditar, mas é a mais dura realidade:  num mundo de tanta fartura de alimentos, ainda hoje morrem milhares de pessoas vítimas do nosso abandono, da nossa falta de amor. 
Diariamente, pessoas necessitadas do mínimo para a sua sobrevivência, desfilam  diante dos nossos olhos, mas nós não os enxergamos, preferimos  ignorá-los  para nos  isentar de quaisquer responsabilidade sobre  elas.  E assim vamos  justificando  a nossa impassibilidade, culpando-as dos seus fracassos,  como se o  problema destes irmãos não fossem também nosso.
Precisamos  aprender a olhar o irmão com o mesmo  olhar de Jesus, um olhar de amor, que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a encontrar a solução para os seus problemas.
O evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante à necessidade humana. 
A exemplo de Jesus, não podemos fechar os olhos diante às necessidades dos nossos irmãos, e nem transferir para outros, a  responsabilidade que é nossa, ou seja, a responsabilidade que devemos ter para com a vida dos nossos irmãos , afinal, como membros da família de Deus, somos co-responsáveis pela vida do outro, o próprio Jesus nos encarregou disso, quando diz: “ Dai-lhes  vós mesmos  de comer!”
O texto  que nos é apresentado, narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que move, que leva à partilha.
Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática,  que é na partilha que resolvemos o problema  emergencial da fome, mas não podemos parar por aí, é preciso ir mais além, além de uma  conscientização social, precisamos nos conscientizar politicamente, para que possamos  eleger com responsabilidade  os nossos governantes, homens compromissados com o bem comum, que tenha como compromisso  primordial diminuir a desigualdade social.
Jesus nos encarrega de saciar a fome  dos nossos irmãos, nos dando a certeza de que, se colocarmos  em suas mãos o pouco que temos, Ele transforma este pouco em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
Como verdadeiros seguidores de Jesus, temos  o compromisso de despertar no outro a necessidade de Deus, mas para falar de Deus com quem não tem o que comer, é preciso  primeiro, saciar a sua fome do pão material, só assim, será possível criar no seu coração a necessidade do pão do céu!  Foi o que fez Jesus, a  partir da necessidade do pão material, ele criou no povo a necessidade do pão da vida eterna, que nós sabemos ser o próprio Jesus.
Não percamos a oportunidade de ajudar os nossos irmãos necessitados, de saciar a sua fome  de pão, fome de amor e de justiça.  
Não esqueçamos de que  são os pobres  que irão abrir  a porta do céu para nós.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia



Nenhum comentário:

Postar um comentário