.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro... Claretianos

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
São João, Apóstolo
Outros Santos do Dia:Alano de Quimper (bispo), Fabíola de Roma (viúva, fundou o primeiro Hospital do Ocidente), João Stone (presbítero, mártir), Máximo de Alexandria (bispo), Nicarete de Constantinopla (virgem), Teodoro Graptos (presbítero, mártir), Teófanes Graptos (bispo de Nicéia).
Primeira leitura: 1 João 1, 1-4
O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos.
Salmo responsorial: Sl 96 (97), 1-2. 5-6. 11-12 (R/. 12a)
Ó justos, alegraivos no Senhor!
Evangelho: João 20, 2-8
O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.
João, o apóstolo (e evangelista) cujo dia celebramos hoje, está intimamente relacionado com a pessoa de Jesus. Foi ele quem na Ceia “reclinou sua cabeça no peito do Senhor”, quem recebeu a Mãe de Jesus ao pé da Cruz e o primeiro dos apóstolos a acreditar na Ressurreição. Porém, João é também aquele que proclama com mais força e convicção o Mistério da Encarnação, chegando a expressar sinteticamente a teologia da Humanidade de Deus com a bela frase “a Palavra se fez carne e habitou entre nós”.
Por isso é bom celebrar sua memória na oitava de Natal e ler hoje sua Carta na qual nos fala de tudo que “contemplou com seus próprios olhos, o que ouviu, o que tocou suas mãos”. João chegou a partilhar momentos íntimos com Jesus: o encontro à beira do lago, seu testemunho, junto com Pedro e Tiago, da Transfiguração, acompanhou-o em sua agonia no Getsêmani, e foi o único dos apóstolos que o viu morrer e ser sepultado. Descobriu, nesta relação, a Humanidade do Messias e chegou a compreender que “Deus é amor”. Por isso simboliza o discípulo amado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário