.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Jesus nascerá de Maria - Claretianos

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Santos do Dia:Auxêncio de Mopsuéstia (bispo), Desiderato de Fontenelle (monge), Flannan de Killalo (bispo), Gaciano de Tours (bispo), Moisés da África (mártir), Quinto, Simplício e Companheiros (mártires da África), Rufo e Zósimo (mártires de Filipos), Samthann de Clonbroney (abadessa), Teótimo e Basílio (mártires de Laodicéia), Vitório, Vítor, Vitorino, Adjutor, Quarto e Companheiros (mártires da África), Wunibaldo de Heidenheim (abade).
Primeira leitura:Jeremias 23,5-8
Suscitarei a Davi um rebanho justo. 
Salmo responsorial: Sl 71(72),,1-2.12-13.18-19 (R/. cf. 7)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre. 
Evangelho: Mateus 1, 18-24
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
Em Maria, Deus une suas ações passadas a uma nova ação: a criação de um novo povo e de um novo reinado. E isto se faz pela irrupção do Espírito na historia de Israel, rompendo o machismo ancestral e criando uma nova situação com uma solução inovadora. Porém, por outra parte, o relato está cheio de referencias ao Antigo Testamento (Gn 16,7; Jz 13,1-5; Sl 130,8; Is 7,14), para indicar que em Jesus se cumprem as Escrituras.
Hoje aparece também a figura de José com sua situação muito particular; porém ele, como Maria, dá um sim ao plano de Deus em sua vida. Os dois se convertem em metáfora da responsabilidade que cada um tem que descobrir e assumir nos projetos de Deus. Eles (Maria e José) e elas (as mulheres da genealogia), nos mostram como Deus age através de mediadores concretos e simples, onde menos se pensa, para o beneficio da humanidade.
A lógica do agir de Deus vai se sucedendo em meio ao povo e com a atuação de personagens simples. Quanto a nós, dizer sim ao projeto de Deus e à sua vontade é dizer sim ao nascimento em nós daquele que traz vida em abundancia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário