.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

“TOMAI CUIDADO COM TODO TIPO DE GANÂNCIA...”- Olivia Coutinho


18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 04 de Agosto de 2019

Evangelho de Lc12,13-21

A obsessão pelos os bens terrenos, separa o homem de Deus, o desvia de  sua verdadeira origem. Devemos ter o cuidado para não cairmos nesta tentação, a tentação de querer colocar a garantia do nosso futuro nos bens terrenos.
O melhor investimento que podemos fazer para garantir o nosso futuro, é investirmos nos bens eternos, nos tornando receptíveis à graça  de Deus.
Quando nos deixamos seduzir  pelas coisas materiais, entra em nós a ganancia, este mal, nos cega, não nos deixa enxergar as coisas do alto. Uma pessoa gananciosa está sempre focada nos seus interesses pessoais, tornando-se escrava de seus bens, nunca  satisfaz com o que possue, está sempre querendo algo mais.
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, Jesus nos alerta, sobre o perigo de estarmos voltados para os bens terrenos, por aquilo que não tem consistência, aquilo que acaba.
O texto começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança de família. Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para um melhor entendimento, Jesus conta a parábola de um homem rico, que gastou  sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos alerta sobre o perigo que corremos, quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos fecha à partilha,  torna-nos pessoas  frias, endurecidas insensíveis ao sofrimento alheio.   
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: na lógica do homem, a regra  é guardar, acumular,  ter sempre mais, enquanto que na lógica de Deus, é deixar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que têm espírito de rico, isto é, os  que se deixam levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de que  um dia receberemos como herança, o único bem que não perece, o bem maior que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é. Não alcançamos a plenitude, pelo o que temos e sim, pelo o que somos.
É  no mais   profundo  do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor de Deus: nossa maior riqueza! É este amor, que nos move que nos une como irmãos, que nos faz abrir à partilha. 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Bom dia catequista amiga tenha um santo final de semana. Hoje de uma maneira especial a homilia que vc nos enviou uma frase me disse muito mais do que querer. Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é. Não alcançamos a plenitude, pelo o que temos e sim, pelo o que somos.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir