.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Ser como criança agrada Deus-Helena Serpa


13 DE AGOSTO DE 2019

3ª. FEIRA DA DÉCIMA NONA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Dt 31, 1-8


Leitura do Livro do Deuteronômio 31,1-8
1Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: 2'Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me. Além do mais, o Senhor me disse: 'Não atravessarás este rio Jordão', 3'É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor. 4E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei. 6Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará'. 7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: 'Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. 8O Senhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes'.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “há o tempo de parar e passar para outro o bastão”.
Ao completar 120 anos, Moisés percebeu o momento em que teria de parar e passar adiante a missão que o Senhor lhe destinara.  O Senhor, que é dono absoluto dos projetos que nos entrega para realizar, sabe o momento em que precisamos ir adiante, e nos sugere, também, o tempo em que precisamos parar quando a nossa missão já foi cumprida. Assim, como Moisés, nós também precisamos reconhecer que Deus é o autor de tudo, que Ele é o nosso guia e o Mestre e que o Seu poder age em qualquer pessoa independentemente da idade, da circunstância e do tempo de caminhada. O Senhor lhe havia prevenido de que ele não atravessaria o rio Jordão e que outro tomaria o seu lugar. Por isso, Moisés passou para o jovem Josué o encargo e o encorajou a ir à frente daquele povo seguindo as orientações do Senhor. Para nós, muitas vezes é difícil reconhecer o nosso limite e ter coragem de largar tudo o que estamos acostumados a realizar, assim como também os encargos a que dedicamos os nossos melhores dias. Entendemos que temos de nos eternizar no “trono”!  Esta realidade existe, tanto no meio dos políticos, dos governantes, dos dirigentes de empresas ou de qualquer instituição e até mesmo dentro das comunidades e da Igreja.  São as pessoas que não admitem passar para outros a condução dos trabalhos, pois se acham indispensáveis. Moisés reconheceu o seu limite e com humildade soube incentivar a Josué para caminhar confiante no Senhor. Com ele nós aprendemos a estimular aqueles (as) que estão começando em qualquer esfera da vida, os jovens, os iniciantes, fazendo-lhes ver que todo o poder vem do alto e que somos meros instrumentos nas mãos de Deus.  - Existe algo na sua vida que você não confia entregar a ninguém, mas que percebe que precisa fazê-lo?  - Como você costuma motivar as pessoas que estão começando: no trabalho, em casa, na comunidade, na vida?    Você costuma ter paciência com os que estão iniciando?              

 

Salmo Dt 32,3-4a. 7. 8. 9.12 (R.9a)


R. A porção do Senhor é o seu povo.

3O nome do Senhor vou invocar;* vinde todos e dai glória ao nosso Deus! 
4Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas. R.

7Recorda-te dos dias do passado * e relembra as antigas gerações; pergunta, e teu pai te contará, * interroga, e teus avós te ensinarão. R.

8Quando o Altíssimo os povos dividiu * e pela terra espalhou os filhos de Adão, as fronteiras das nações ele marcou * de acordo com o número de seus filhos;R.

9mas a parte do Senhor foi o seu povo, * e Jacó foi a porção de sua herança. 

12O Senhor, somente ele, foi seu guia, * e jamais um outro deus com ele estava. R.

Reflexão - O Senhor é o nosso guia em todas as expedições da nossa vida e quando nós olhamos para trás e tomamos conhecimento da história dos nossos antepassados nós também comprovamos isto. Portanto, é nosso dever deixar para as outras gerações um testemunho de confiança no Senhor, o qual marcha adiante do Seu povo que é a nossa família. Somos todos nós herança preciosa do Senhor e Ele nunca nos abandona na nossa caminhada.

 

 

 

Evangelho – Mt 18, 1-5.10.12-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,1-5.10.12-14
Naquele tempo: 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças,
não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas  montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

Reflexão - “ser como criança agrada Deus
Para Deus somos como filhos pequenos e amados, dependentes do Seu amor. Por isso, Ele coloca os anjos em nosso auxílio.  Portanto, aquele (a) que se compreende pequeno, pecador, uma ovelha fugida e necessitada, este é que é grande no reino de Deus. Nunca poderemos nos apegar à ideia de que ser criança é ser tola, (o) é ser infantil, pois existe uma diferença entre ser infantil e ser como as crianças. Ser infantil é ser imaturo e incapaz de assumir a plena responsabilidade pelas próprias ações. Ser como a criança, no entanto, é assumir responsabilidade e ao mesmo tempo ser capaz de entregar-se, de abandonar-se e ser dependente de alguém, ser autêntica, ser transparente, viver as emoções. “Os atos infantis afastam, enquanto que as ações próprias das crianças atraem”.  Santa Terezinha nos dá uma explicação muito simples e fácil de entender as palavras de Jesus: “Ser criança é reconhecer seu nada, esperar tudo de Deus, como uma criancinha espera tudo do pai; é não se perturbar com nada, não juntar fortuna...” “Ser pequeno é também não atribuir a si mesma as virtudes que pratica, julgando-se capaz de alguma coisa, mas reconhecer que Deus coloca esse tesouro na mão de seu filhinho para que se sirva quando precisar; mas ele pertence sempre a Deus”. “O elevador que deve me alçar até ao céu são vossos braços, ó Jesus! Para isso, não preciso crescer; pelo contrário, devo continuar pequena, devo sê-lo cada vez mais”. - Como você se sente aos olhos de Deus: grande ou pequeno (a)?   – Você já experimentou ser como uma criança? - Você acha que ser sábio nas coisas de Deus vai lhe ajudar na sua salvação?  – Você se sente dependente de Deus, abandonado (a) em Suas mãos? - Você é auto suficiente? – Em quem você confia?


3 comentários:

  1. José Maria Nascimento13 de agosto de 2019 às 05:42

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir