.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

“ QUEM SE HUMILHA, SERÁ ELEVADO. ”- Olivia Coutinho


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

Dia 01 de Setembro de2019

Evangelho de Lc14,1.7-14

Num mundo, onde impera o individualismo, a competitividade, o povo vai distanciando de Deus, negando a sua verdadeira origem, deixando de lado os valores do Evangelho.                               Enquanto caminhou por este chão, Jesus nos ensinou com sua vida, que a grandeza de uma pessoa, não está, nos títulos que ela possui, e sim, na sua vida de humildade e gratuidade. É pela gratuidade e  humildade, que seremos classificados por Deus como os primeiros no Reino dos céus.
Como Mestre de todos os mestres, Jesus serviu-se de meios humanos bem simples, para nos ensinar o caminho da vida.
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante nós, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, que mesmo sendo Deus, não fez uso de suas prerrogativas divinas, não quis ocupar o primeiro lugar aqui na terra.
“Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
O texto começa dizendo, que Jesus, num dia de sábado, foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Percebendo que os convidados escolhiam os primeiros lugares, Ele conta uma parábola, no sentido de chamar a atenção das pessoas, sobre a importância da humildade. Quando nos esvaziamos de nós mesmos nos colocando diante de Deus vazios do nosso “eu,” Deus toma esse  nosso “nada” e o eleva, preenchendo o nosso coração da sua divindade! Divinizados, tornamos mais humanos e  mais humanos, tornamos mais próximos  de Deus, mais parecido com Jesus!
Com esta parábola, Jesus tenta mudar a mentalidade de muitas pessoas, que ainda hoje, gostam de ser incensados, notadas, admiradas, bajuladas... São muitos, os que escondem no manto da bondade, para se mostrarem  pessoas honradas, quando na verdade não são. Estes, movidos pela vaidade, querem sempre ocupar os primeiros lugares, lugares denominados pelo mundo como lugar de honra.                                      "O primeiro no reino dos Céus é aquele que serve.” Estas palavras de Jesus, nos leva a um questionamento: O que é mais importante: sermos aplaudidos pelo o mundo, ou abraçados por Deus na eternidade?
No conceito dos homens, ser grande é possuir bens, é ter poder, fama, enquanto que para Deus, ser grande é ser o último, àquele que serve!
Com o seu testemunho, Jesus nos ensina, que o caminho que nos leva a salvação, perpassa pela virtude da humildade,  Jesus sempre se portou humilde, ora, se misturando com os pobres, os marginalizados, ora, sentando à mesa da refeição com os seus adversários.
A nossa vida cristã, deve ser marcada sim, mas não por títulos, e sim, pela vida de comunhão e acima de tudo, de humildade!
A humildade é a característica marcante de um verdadeiro seguidor de Jesus, é a virtude que mais nos aproxima da perfeição, que nos torna parecidos com Jesus! Ninguém  é humilde de nascença, uma pessoa  vai se tornando humilde, à medida em que ela vai reconhecendo as suas imperfeições...
No final do evangelho, Jesus nos recomenda: “...quando deres uma festa,  convide os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois eles não te podem retribuir!” Ao dizer estas palavras, Jesus chama a nossa atenção, sobre  a importância da gratuidade. Façamos o que Jesus nos recomenda, não fiquemos somente no Banquete da nossa familia, façamos a diferença, nos misturando com os excluídos, dentro do espírito da igualdade no banquete da partilha.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

5 comentários:

  1. Amém, Olivia. Gratidão por sua Iluminada postagem de sempre. Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde minha querida catequista, como tenho apreendido com suas reflexões, pois estou no caminho de uma caminhada sempre aprendendo pra servir melhor ao outro. Um grande beijo no coração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM DIA PARA TODOS, QUERO AGRADECER PRIMEIRO A DEUS NOSSO SENHOR POR TUDO, E AGRADECER TAMBÉM A TODA EQUIPE DE MISSIONÁRIOS E MISSIONÁRIAS DESTE BLOG POR NOS PROPORCIONAR BELÍSSIMAS REFLEXÕES, GRANDE ABRAÇO, PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  4. E QUERO SABER SOBRE AS REFLEXÕES DA IRMÃ HELENA SERPA, ESTAMOS SENTINDO SUA FALTA, TAMBÉM DE SUAS PALAVRAS. QUE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJA COM TODOS. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado suas reflexões me ajuda muito na minha igreja você é iluminada por Deus amém

    ResponderExcluir