.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 25 de agosto de 2019

-SEPULCROS CAIADOS--Mt 23,27-32-José Salviano.


28 de Agosto de 2019

Evangelho- Mt 23,27-32

 

 

Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus: 
27Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! 
Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, 
mas por dentro estão cheios de ossos de mortos 
e de toda podridão! 
28Assim também vós: 
por fora, pareceis justos diante dos outros, 
mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 
29Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! 
Vós construís sepulcros para os profetas 
e enfeitais os túmulos dos justos, 
30e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, 
não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. 
31Com isso, confessais que sois filhos 
daqueles que mataram os profetas. 
32Completai, pois, a medida de vossos pais!' 
Palavra da Salvação. 

 

Jesus continua o seu discurso contra a hipocrisia e a falsidade dos fariseus.
Caiar, significava pintar os sepulcros de branco. Isso era um costume dos judeus. Não somente como respeito aos mortos, mais também para avisar as pessoas, que deveriam ficar longe, pois tocar em um defunto era uma coisa inconcebível para eles, sendo que isso tornaria a pessoa impura. E não se tratava necessariamente de problemas com a higiene, de contaminação ou de se infectar, mas sim, essa tal de impureza, tinha um significado espiritual.
A expressão sepulcro caiado, foi usada por Jesus para expressar a vida dupla dos fariseus. Na sociedade eles se mostravam como puros, porém, nas horas vagas, eles aprontavam de verdade. Um exemplo disso foi o que Jesus denunciou, dizendo: E sei o que vocês vão fazer nas casas das viúvas, e dizem que estavam fazendo longas orações...
É, meus irmãos. Deus sabe de tudo o que fazemos, de tudo o que pensamos também nas nossas horas vagas. Tomemos mais cuidados, pois um dia teremos de responder por tudo isso. Precisamos cuidar mais da realidade do nosso comportamento, em vez de cuidarmos somente das aparências, como faziam os fariseus.
Jesus denuncia que os fariseus eram filhos daqueles que mataram os profetas, os enviados de Deus. Acusaram, e mataram-nos de forma cruel, condenaram santos homens inocentes.
Ao rejeitar e matar os profetas, como foi o caso de João Batista, os judeus mostraram que estavam prontos para também matar o próprio Filho de Deus, como na realidade o fizeram.
E fizeram tamanha atrocidade, supostamente em nome da Lei. Que absurdo! Os donos da sociedade, usando do poder para condenar pessoas inocentes! E fizeram isso usando de armações, de mentiras, de acusações falsas, jogando pessoas contra Jesus e o condenando a morte de cruz.
Tudo isso porque Jesus estava atrapalhando os seus negócios, prejudicando os seus vultosos lucros, como por exemplo, a venda de animais para o sacrifício do Templo. As suas injustiças e descasos para com o sofrimento dos pobres, entre tantas outras maldades e crueldades.
Tudo isso também porque Jesus denunciava os seus crimes, e defendia os fracos, ajudando-os, curando os seus males do corpo, pois os donos do poder não proporcionava qualidade de vida para os menos favorecidos pela sorte.
Que Deus nos livre dos sepulcros caiados dos nossos dias. Aqueles e aquelas que  usam de maquilagem deixando o rosto bonito, mais por dentro é só podridão, é só maldade, falsidade, injustiça, corrupção, etc.
Que Deus nos ajude a sermos cristãos de verdade, expressão viva da verdade, da pureza, da justiça sem medo de denunciar os opressores do corpo e da alma dos humildes.

Fica com Deus, José Salviano.
 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário