.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

JESUS NOS DÁ A LIÇÃO DA HUMILDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 01 de setembro de 2019.
Evangelho de Lc 14, 1.7-14.


O tema central da liturgia desse domingo é a humildade. Jesus nos deu várias lições sobre humildade. Ele foi humilde! Olhemos para seu nascimento, seus pais, sua vida, seu trabalho e sua morte. “Humilhou-se até a morte e morte de cruz!” (Fl 2, 6)
Jesus não perdia uma oportunidade para ensinar, afim de que todos pudessem se beneficiar de seu ensinamento e ser melhor aos olhos de Deus.
Sempre encontramos Jesus sentado à mesa com quem o convidasse. O Evangelho nos mostra que os fariseus convidavam Jesus para participar de seus banquetes, nem sempre para admirar os seus atos, sua riqueza espiritual, sua bela sabedoria, mas para observar seu comportamento e descobrir coisas que pudessem censurá-Lo.
Nesse evangelho, Jesus se encontra na casa de um chefe dos fariseus, pessoa de posses, rico, pois estava oferecendo um banquete. Percebemos que havia muita gente reunida à mesa e todos procuravam um lugar onde pudessem ser notados, admirados, bajulados ou que ficassem perto do anfitrião, ou pessoas importantes. Jesus, observando o comportamento deles, aproveita para dar-lhes uma lição de humildade.
Jesus aproveitou o ambiente para ensinar que não se devem disputar os primeiros lugares. Jesus mostra, por meio de uma parábola, que o que importa é vivermos numa humildade sincera. E, para dar esta lição, Jesus fala partindo do convite de uma festa de casamento. E recomenda que não se deve procurar os primeiros lugares, pois com isso corre-se o risco de ter que deixar o lugar porque já estava reservado para outro convidado mais importante e assim passar por um vexame, uma humilhação.
Ao contar essa história, Ele queria dizer que grande diante de Deus é aquele que se faz pequeno por amor de Cristo. Jesus não recomenda uma humildade fingida, falsa, destinada a atrair a consideração dos outros.
E ainda disse que devemos fazer por aqueles que não podem retribuir, pois com isso estaremos fazendo a Deus e a recompensa virá de Deus, e não há maior recompensa do que essa. A recompensa que Deus nos dará é o Reino dos Céus, a Salvação, se formos humildes no serviço aos irmãos que não podem retribuir o bem que a eles fazemos.
Gestos interesseiros para quem pode retribuir não é caridade. Com isso, Jesus não quer dizer que não podemos nos confraternizar com nossos amigos, mas Ele quer nos ensinar que tudo o que fizermos seja desinteressado, e nisso consiste a verdadeira caridade e amor. Doar para as pessoas, que não poderão nos retribuir, nisso consiste o verdadeiro amor ensinado por Jesus. Doar e não esperar nem gratidão, nem reconhecimento, fazer por verdadeiro amor como se estivesse fazendo para o próprio Jesus, gratuitamente.
Jesus nos ensina que é preciso ter caridade, esse é o fundamento da doutrina cristã. Sem caridade para com nosso semelhante é  impossível haver paz entre os homens. E, faltando à caridade, o egoísmo impera, o ódio comanda e as discórdias surgem sem limites.
Não podemos esquecer que aquele ser sujo, pobre, imundo, mal cheiroso é nosso irmão e que devemos enxergar nele o rosto do Cristo sofredor e fazer por ele o que pudermos. O pobre é alguém que tem sua dignidade e seu valor, é um herdeiro do bem eterno.
Jesus quer nosso agir com amor, com verdadeira humildade e caridade desinteressada. A amizade cristã não olha primeiro para quem tem dinheiro ou influência política e social para depois se aproximar e tirar proveito dela.
Jesus nos ensina que a verdadeira humildade nos faz grandes aos olhos de Deus. O grau de nossa grandeza depende do grau de nossa humildade. “Quem se humilha será exaltado”. Nós não somos nada, o que somos e o que temos recebemos de graça de Deus. A humildade é a verdade: devemos reconhecer o que somos e o que temos. A humildade não é sinônimo de fraqueza, mas de grandeza. Quanto mais uma pessoa é culta, sábia, simples, mais humilde ela é. Pessoas orgulhosas, arrogantes, prepotentes não são humildes, portanto não agradam a Deus.
A humildade pode nos deixar invisíveis aqui neste mundo, mas nos torna visíveis no Reino de Deus. “Deus derruba dos tronos os poderosos e eleva os humildes”. (Lc 1, 52)
Procuremos viver a sabedoria que vem dos humildes, a sabedoria que vem de Deus, pois Ele prepara para os humildes uma mesa. (Sl 67/68). Nessa mesa se assentarão os justos, os humildes, os caridosos e esses se alegrarão porque verão a Deus.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes



2 comentários:

  1. MUITO BOM DIA PARA TODOS, QUERO AGRADECER PRIMEIRO A DEUS NOSSO SENHOR POR TUDO, E AGRADECER TAMBÉM A TODA EQUIPE DE MISSIONÁRIOS E MISSIONÁRIAS DESTE BLOG POR NOS PROPORCIONAR BELÍSSIMAS REFLEXÕES, GRANDE ABRAÇO, PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  2. E QUERO SABER SOBRE AS REFLEXÕES DA IRMÃ HELENA SERPA, ESTAMOS SENTINDO SUA FALTA, TAMBÉM DE SUAS PALAVRAS. QUE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJA COM TODOS. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir