.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de agosto de 2019

Somos o campo que contém o tesouro valioso-Helena Serpa


23 DE AGOSTO DE 2019

6ª. FEIRA SANTA ROSA DE LIMA

 



Cor: Branco

 

1ª Leitura - 2Cor 10,17-11,2


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10,17-11,2
Irmãos: 17Quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez,
da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “é aprovado somente aquele que é recomendado pelo Senhor”
Não somos donos de nada, pois, tudo o que possuímos nos foi concedido por Deus. Assim sendo, à Deus nós devemos a vida e os dons!  É Ele quem nos concede o Espírito Santo para que possamos manifestar ao mundo a Sua glória por meio dos dons, virtudes, e frutos que produzimos a cada momento. Recebemos esse Espírito, sem medidas, para que possamos ser aprovados nas nossas ações e realizações, diante do Pai. Por isso, apesar de nos sentirmos em estado de graça, nunca poderemos nos recomendar a outros pelas nossas boas obras, pois somente é aprovado aquele que é recomendado pelo Senhor. Por isso, São Paulo nos recomenda a não nos apropriarmos desta glória que pertence somente a Deus, mas nos deixemos ser glorificados pelo Seu amor ciumento que nos mantêm intocáveis e nos desposa ao Seu Filho Jesus Cristo. Podemos nos gloriar não dos nossos feitos, mas da obra do Senhor em nós.  São Paulo nos ensina também a sermos responsáveis e zelosos por aquelas pessoas para quem nós somos instrumentos de Deus, a fim de levá-las a Jesus Cristo. Devemos ter por elas um zelo que chega até ser “um amor ciumento”, pois somos nós aqui na terra aqueles (as) a quem Deus escolheu para acompanhá-las, não deixando que se afastem da verdade que é Jesus Cristo. Quantas vezes nós somos instrumentos de Deus para as pessoas e depois nos descuidamos delas, não cultivamos este amor que Deus quer que tenhamos e as abandonamos e por isso, elas voltam para a mesma vida de antes.  – Com você tem acontecido isso? – Onde estão aquelas pessoas a quem você falou de Jesus, fazendo com que elas também viessem conhecê-Lo? – Elas ainda estão firmes na fé ou já se extraviaram como uma ovelha sem pastor? - Você sabia que é a glória de Deus no mundo? Como você irradia essa glória? Com ações, com palavras, com gestos, com testemunho?

 

 

Salmo - Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. Aleluia ou cf. 12a.13a)

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Ou:

R. Vós jovens, vós moças e rapazes,
louvai todos o nome do Senhor!

1Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *
louvai-o no excelso firmamento!
2Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *
louvai-o, legiões celestiais! R.

11Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *
e vós, príncipes e todos os juízes;
12e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, +
anciãos e criancinhas, bendizei-o! *
13aLouvem o nome do Senhor, louvem-no todos. R.

13cA majestade e esplendor de sua glória *
ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
14Ele exaltou seu povo eleito em poderio *
ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel, *
este povo que ele ama e lhe pertence. R.

Reflexão - Todos nós somos chamados a louvar o Senhor, pois fomos criados para isto. Ninguém pode ficar de fora, até as criancinhas têm o seu papel no meio do povo que é convocado para exaltar a majestade de Deus. Os reis da terra, os príncipes, os ricos, os pobres, só estarão em paz quando cumprirem o seu papel de criatura que louva o seu Criador.

 

 

Evangelho - Mt 13,44-46


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.  Um homem o encontra e o mantém escondido.  Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens  e compra aquele campo.  45O Reino dos Céus também é como um comprador  que procura pérolas preciosas.  46Quando encontra uma pérola de grande valor,  ele vai, vende todos os seus bens  e compra aquela pérola.  Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos o campo que contém o tesouro valioso”

 O reino de Deus, aqui representado pelo tesouro e pela pérola da parábola, é a presença real de Jesus entre nós e a Sua absoluta e amorosa soberania na nossa vida. O reino dos céus não se resume a uma experiência somente espiritual, mas age também na totalidade do mundo material e humano. Com efeito, nós podemos afirmar que encontramos o tesouro e a pérola quando deixamos que a palavra de Jesus se realize em nós nos mínimos detalhes e em todas as circunstâncias do nosso dia a dia. A descoberta do reino de Deus é como o descobrimento da felicidade que nós tanto almejamos. Por isso, o nosso coração se alegra e nós abdicamos de tudo o que nos escraviza para que nos apossemos desta nova realidade de vida.  Precisamos ter consciência de que somos o campo que contém o tesouro valioso!   Portanto, é dentro de nós que devemos procurar e buscar o reino dos céus.  Quando temos a experiência com Deus nós sentimos que a nossa natureza humana vai dando lugar a um modo de ser divino e logo percebemos que este tesouro é maior do que tudo quanto possuímos fora de nós mesmos. Aos poucos, nós nos desvencilhamos das nossas ideias próprias, dos nossos projetos pessoais e interesseiros, dos ideais que só tendem à glória terrena, para nos apoderar dos bens espirituais que o Evangelho nos propõe, os quais influenciarão também na nossa vivência humana.  Só conseguiremos possuir esse tesouro quando nos despojarmos dos bens e valores momentâneos que nos escravizam. Esse é um processo de conversão que vai até os últimos dias da nossa vida. Os sinais da presença do reino em nós são a alegria e a paz, mesmo nos momentos de dificuldades, a vontade de ajudar ao próximo, a fraternidade nos relacionamentos e a esperança que provém da fé. -  Qual é a sua percepção do reino dos céus em você? – Você permite que Jesus seja o Rei da sua vida? -  Você ainda vive em busca de pérolas preciosas? –  Como você demonstra ao mundo que o reino de Deus está dentro do seu coração? – Você tem alegria e paz interior?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento23 de agosto de 2019 às 05:20

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir