.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 18 de agosto de 2019.
Evangelho de Lc 1, 39-56.

Celebramos hoje a Solenidade da Assunção de Maria ao céu! É a celebração de sua páscoa. Maria termina o curso de sua vida na terra e é elevada de corpo e alma, à glória celestial. Isso é um dogma de fé, instituído pelo Papa Pio XII, em 1950, mas essa celebração é muito antiga, celebrada pelo povo, como diz a tradição. Nesse mês vocacional, lembramos de todos os religiosos e religiosas. Que eles possam ter Maria como modelo de discípula, de seguimento no amor a Deus e de serviço ao próximo, sendo profetas que denunciam as formas e atitudes de morte e anunciam a vitória da vida.
Toda a vida de Maria foi tão santa, tão pura, tão solidária, que só poderia culminar com esse prêmio maravilhoso. Deus preservou Maria da mancha do pecado original: ela foi concebida sem pecado, por isso ela é a Imaculada Conceição. Isso quer dizer sem mancha de pecado, totalmente pura, limpa.
Deus escolheu Maria para ser a mãe do seu Filho, o Salvador Jesus. Ela é a Mãe de Deus. Ela concebeu Jesus por obra do Espírito Santo. Ela foi Virgem, antes do parto, no parto e depois do parto ela sempre se conservou virgem, casta, pura, imaculada.
Maria foi concebida sem pecado original e mãe de Deus, isto é, ela mãe de Jesus, não é mãe do Pai e nem do Espírito Santo. Ela que gerou Jesus, que deu para Ele o seu sangue, sua carne, seu corpo, que O carregou no seu ventre durante os nove meses, Ela que enfrentou todos os problemas e dificuldades para proteger seu filho. Ela que o amamentou, o ensinou a falar, a andar... Ela que o educou... Mãe que sempre esteve presente na vida de seu filho, que acompanhou seu sofrimento na condenação, na cruz, na morte, que o acompanhou até o sepulcro.
Antes de Jesus subir ao céu ele pediu que os seus não se afastassem de Jerusalém porque Ele enviaria o Espírito Santo. Maria ficou com os apóstolos, animando, incentivando todos a esperar, a acreditar que Jesus cumpriria a sua promessa. Ela uniu todos em oração esperando que se cumprisse a promessa.  Ela estava com eles no dia de Pentecostes (no cumprimento da promessa), quando Jesus enviou sobre todos, o Espírito Santo, fortalecendo-os, esclarecendo, encorajando, recordando tudo o que Ele havia ensinado. 
Assim no Início da Igreja ela estava presente, animando os apóstolos, encorajando a todos, na missão de continuar a implantar o Reino dos Céus entre os homens, que Jesus havia começado.
Maria, mulher forte, digna, sábia, sempre humilde, mulher de fé, de amor, era um ponto de apoio para os apóstolos continuarem sua missão aqui na terra. Maria foi discípula fiel em relação a Deus e solidária em relação ao próximo.
Agora pensemos: uma mulher que foi tudo isso e muito mais, poderia apodrecer num túmulo, como nós pecadores? Ser comida por vermes, a mãe do Senhor Jesus? Ter seu corpo puro, santo corrompido como qualquer um de nós? Ela que nunca pecou, ter o mesmo destino nosso, os pecadores?
Não!!!! Ela morreu! Jesus também morreu! Mas ele a ressuscitou e os anjos a levaram para o céu, a isso chamamos de Assunção! (Conta a lenda ou tradição que quando alguns apóstolos souberam do seu falecimento vieram vê-la, foram ao seu sepulcro, ele estava vazio, havia apenas rosas exalando muito perfume).
Maria ocupa o lugar que ela merece junto da Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Maria foi coroada como rainha do céu e da terra.
Maria merece todo o nosso amor, devoção, carinho, atenção por tudo o que Ela é. E como Maria é nossa mãe, ela continua cuidando de cada um de nós. Ela é nossa intercessora junto a Jesus.
A nossa devoção a ela, dela ser em imitar suas virtudes: obediência, humildade, fé, disponibilidade, caridade e sobre tudo o amor a Deus e ao próximo!
Assim como Maria ressuscitou e foi levada ao céu em corpo e alma, nós que somos a Igreja de Cristo também ressuscitaremos e seremos levados em corpo e alma para junto de Deus. Com a Solenidade da Assunção de Maria celebramos a vitória da Igreja sobre a morte e o pecado. Maria representa a Igreja que se compromete com o Reino, pela fé na Palavra de Deus e pela exigência de gerar o Cristo para a humanidade toda por meio do anúncio, do testemunho e do serviço.
A assunção de Maria foi sua Páscoa definitiva. Ela começou a ser assunta ao céu desde o momento que deu o seu sim a Deus. Sua vida, suas atitudes, sempre fora coerentes com sua fé, com a Palavra de Deus e com o seu sim a Deus.
Nossa Senhora assunta ao céu, rogai por nós, os pecadores!

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário