.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

-Se teu irmão pecar contra ti...- Mt 18,15-20-José Salviano.


14 de Agosto de 2019

Evangelho-Mt 18,15-20

 

Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.

 

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
15Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo,
mas em particular, à sós contigo!
Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.
16Se ele não te ouvir,
toma contigo mais uma ou duas pessoas,
para que toda a questão seja decidida
sob a palavra de duas ou três testemunhas.
17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja.
Se nem mesmo à Igreja ele ouvir,
seja tratado como se fosse um pagão
ou um pecador público.
18Em verdade vos digo,
tudo o que ligardes na terra será ligado no céu,
e tudo o que desligardes na terra
será desligado no céu.
19De novo, eu vos digo:
se dois de vós estiverem de acordo na terra
sobre qualquer coisa que quiserem pedir,
isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.
20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome
eu estou ali, no meio deles.'
Palavra da Salvação.

 

Na nossa convivência diária, nem tudo é harmonia, nem tudo é satisfação. Os desentendimentos surgem até entre as pessoas que se amam de verdade. É o caso do ciúme. De tanto se amarem, eles, (ela e ele), brigam por que querem se amar cada dia mais, e melhor, e qualquer ameaça de intervenção no seu amor, é motivo de ciúme, e por tanto de discussão...

No tocante ao nosso relacionamento com as pessoas,  as quais convivemos, os contatos sociais ocorrem de maneira harmônica até que alguém discorde do ponto de vista do outro ou da outra. E isso faz parte da convivência social, pois somos naturalmente diferentes uns dos outros. Não existe neste mundo de Deus, ninguém igualzinho a você.

Existem várias modalidades de diferenças.  Culturais, regionais, de faixa etária, de convicções religiosas, políticas, etc. Porém, a pior delas é a diferença de personalidade e de caráter. 

Sabemos que a personalidade é o conjunto de todas as características de um indivíduo: Talento, qualidades e defeitos, tudo.

E o caráter, é uma sequência voluntária de características da personalidade,  envolvendo valores morais.  Esta sequência de qualidades ou de defeitos, é voluntária, por que pode ser modificada. Aliás, o caráter é adquirido, é moldado pelo meio. Pela influência da família, dos amigos, etc.

Assim, temos pessoas justas e pessoas injustas.  Gente boa e gente má. Pessoas que se importam com o sofrimento dos outros, e pessoas que não estão nem aí, para os demais. Só pensam em si, em seu prazer, em tirar vantagem em tudo. Geralmente, os seres humanos que se importam com os irmãos, são pessoas de fé, ao contrário, dos que não se importam com os menos favorecidos pela sorte, geralmente não acreditam em nada além do que se vê e do que se toca.

E é esta a principal diferença que gera a maioria das tragédias deste mundo. Pois ao contrário das divergências políticas partidárias, onde os grupos se agregam ou se desagregam por interesses, sejam financeiros, sejam pelo poder, as pessoas movidas por inclinações contrárias de maldade e de bondade, nunca mudam de ideia, e por mais que se digladiem, cada um continua firme em suas posições, em suas convicções.

Assim, Jesus deu a receita para quando o nosso irmão pecar contra nós.  Primeiro falamos com ele. Não resolveu? Então em segundo lugar,  vamos rezar por ele, por nosso relacionamento. Mas rezar com muita fé, com insistência. E pode crer. Este procedimento dificilmente falha!  Você pode experimentar.

Em seguida, se não funcionou, recorremos à Igreja, a ajuda da comunidade ou do padre.  Podemos ainda, recorrer  a justiça dos homens, que apesar de falha, muitas vezes é o que nos resta como solução dos nossos conflitos, envolvendo justiça versus injustiça no nosso relacionamento social.

E finalmente, Jesus nos deixa a penúltima medida que é a de considerar o nosso irmão como um pagão, ou um pecador público, ou seja, um publicano. Lembre-se que o cobrador de imposto, ou publicano, era desprezado pela maioria, pelo fato dele colaborar com a dominação dos romanos naquele lugar. Os pagãos de hoje, são todos aqueles e aquelas que não aceitam a pessoa de Deus e seus mistérios, incluindo a Igreja, os seus ministros e leigos engajados.  Por tanto, é perca de tempo insistir em catequizá-los.

E Jesus nos deixa, como prova do seu amor infinito, a última solução para os prováveis conflitos entre nós e nossos irmãos, sejam de sangue sejam  irmãos fraternos, que é a possibilidade de um possível retorno, de uma reaproximação entre as duas partes, em fim, a possibilidade do perdão que levará aos dois que tiveram a sua amizade interrompida pelo desamor  fraterno, de se reatar, de se entender, e voltar a conviver como irmãos em Cristo Jesus...  E isso é possível, pois o Pai sempre nos conduz  a fazer  a recuperar a paz que foi arranhada, e mesmo destroçada pelos desentendimentos que podem ser passageiros, e recomeçar uma nova vida, uma nova amizade com muito mais força e consistência do que era antes.

 

Fica com Deus, José Salviano

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir