.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O FILHO DO HOMEM VAI CHEGAR NA HORA EM QUE MENOS ESPERARDES.”- Olivia Coutinho




19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 11 de Agosto de 2019

Evangelho de Lc12,32-48

Estamos no mês de Agosto, refletindo sobre a importância de vivermos bem a nossa vocação! Quem vive bem a  sua vocação, encontrou sentido para sua vida.  A vocação nos direciona ao serviço, a sermos construtores de um mundo melhor, seja na família, na comunidade na sociedade...
Quando nos colocamos a serviço da vida, já estamos respondendo a nossa vocação primeira, nos posicionando contrários as estruturas  que geram morte.
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos convida a refletir, quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena. O nosso tempo presente, deve ser um tempo útil à nossa caminhada rumo à eternidade. É importante aproveitarmos bem este tempo, pois ele é o único espaço sagrado que Deus nos concede para adquirirmos aqui na terra a nossa morada  no céu!
O texto vem nos acordar para uma realidade que ninguém pode fugir: a transitoriedade da vida terrena, a vida que passa. Quanto ao dia e hora da nossa passagem, Deus preferiu nos ocultar, Ele só nos deixou uma pista, que nos fora revelada por Jesus: pode acontecer num momento inesperado. Essa afirmativa de Jesus, às vezes nos deixa apreensivos. No entanto, para quem vive dentro do plano de Deus, o dia e hora não importa, o importante é estar o tempo todo em sintonia com Deus, ciente de que há uma vida melhor por vir, uma vida em plenitude que é a vida eterna!
No início do evangelho, Jesus encoraja os discípulos: “Não tenhais medo pequenino rebanho...” Com essas palavras, Jesus  os assegura-lhes, fazendo-os conscientizar, que embora eles sendo um grupo pequeno para uma missão tão grande, eles não precisariam ficar temerosos, pois a força do alto estaria sobre eles!
Jesus convidou os discípulos de ontem, e convida a nós, discípulos de hoje, a abrir mão dos bens terrenos, para tomarmos posse dos bens eternos, convidou-nos a abandonar a mentalidade do mundo, para vivermos a dinâmica do reino, que tem como fio condutor, o próprio Jesus.
“Vós também ficais preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes!” Jesus compara este “ficais preparados,” com a postura de um empregado, que mesmo sem saber a hora que  seu patrão irá chegar, ele está sempre de prontidão  para servi-lo!
O evangelho nos alerta sobre a importância de estarmos atentos, vigilantes o tempo todo, o que não significa ficarmos parados, pelo o contrário, devemos esperar pela segunda vinda de Jesus, no exercício da nossa missão, no lugar onde fomos plantados por Deus para produzir frutos.
“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.” No contexto do tempo de Jesus, estar com os rins cingidos, significava colocar sobre as vestes largas, um cinto ou uma corda, na altura da cintura, para facilitar  os movimentos do corpo, possibilitando mais agilidade no trabalho. Rins cingidos, fala-nos de serviço, foi o que o próprio Jesus fez; Ele cingiu-se para lavar os pés dos apóstolos, numa atitude de humildade e serviço.
Manter as lâmpadas acesas, fala-nos de vigilância, de uma vigilância constante, dia e noite.
Ao longo do texto, Pedro, o discípulo que não guardava dúvida e que por isto nos ajudou muito, pergunta à Jesus: “Senhor tu contas essa parábola para nós ou para todos? Jesus responde com outro pergunta; “ Quem é o administrador que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?”
Ao que tudo indica, aquela parábola, dentro daquele contexto, era primeiramente endereçada aos discípulos (o pequeno rebanho), especialmente à Pedro, que mais tarde, seria o administrador à serviço do povo de Deus.
Hoje, esta parábola, é direcionada a cada um de nós discípulo missionário, todos nós, de alguma forma, somosadministradores do que é de Deus, exercendo algum tipo de serviço, liderança, e como tal, precisamos nos conscientizar de que ser líder, não é  privilégio, é missão, é estar a serviço de Deus.
O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar e nem se isolar, é servindo ao outro, é partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai!         Em Jesus, encontramos força e coragem para enfrentar e superar as inúmeras adversidades da vida! Com Ele, em vez de medo, cultivamos em nossos corações, a semente da esperança, fruto da fé.                                                                           FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


2 comentários:

  1. Amém. Obrigada, Olívia! Como sempre, Iluminada reflexão. Parabéns pelo Serviço Missionário. Você é luz. Grata! Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir