.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de agosto de 2019

Os anjos do Senhor continuam levando as nossas preces como um aroma agradável-Helena Serpa


24 DE AGOSTO DE 2019

SÁBADO – SÃO BARTOLOMEU

APÓSTOLO
Cor Vermelho

 

1ª Leitura - Ap 21,9b-14


Leitura do Livro do Apocalipse de São João 21,9b-14
9bUm anjo falou comigo e disse: "Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro". 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.
14A muralha da cidade tinha  doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jerusalém, a cidade santa é a Igreja de Jesus Cristo”
O Livro das Revelações contém as visões de São João, na Ilha de Patmos, quando, em espírito, Jesus começou a lhe revelar a mensagem para a Sua Igreja.  O Apocalipse é todo escrito com figuras simbólicas, portanto, na leitura de hoje vemos a Igreja de Jesus Cristo sendo mostrada como a cidade santa, descida do céu, esposa do Cordeiro, brilhando com a glória de Deus. “João viu Jerusalém pura e santa – a igreja do Senhor lavada no sangue do Cordeiro! A figura da cidade santa e perfeita representa o estado abençoado do povo de Deus que habita na Sua presença, por isso, tem a glória de Deus.  O número doze se destaca como o número do povo de Deus”. A visualização de São João exalta a grandeza e beleza da Igreja de Deus representada pelas doze tribos de Israel e tendo como alicerce os doze apóstolos de Jesus Cristo.  Por isso, São Paulo disse que os santos são “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20). Essas figuras, portanto, fazem com que cada vez mais tenhamos a convicção de que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana é aquela que foi fundada por Jesus, fundamentada no testemunho dos Seus 12 apóstolos o que nos leva a ter por ela o respeito e a admiração e obediência que merece. - Você procura se aprofundar na doutrina da Igreja Católica? – Você tem em mãos o Catecismo da nossa Igreja e já procurou conhecê-la melhor? - Quando alguém fala mal da Igreja Católica, você fica calado (a) por ignorância ou argumenta com segurança em sua defesa?

 

Salmo - Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a)


R. Â Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre, *
13bvosso poder, de geração em geração.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.R.

Reflexão - Os amigos do Senhor formam a Igreja, Seu Corpo Místico. A Igreja somos todos nós, inseridos no mistério de Cristo e, portanto, somos chamados a espalhar os Seus prodígios entre os homens. De geração em geração os amigos do Senhor propagam o Seu reino e o Seu poder.

 

Evangelho - Jo 1,45-51


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,45-51
45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas:
Jesus de Nazaré, o filho de José". 46Natanael disse:
"De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!"
47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu:
"Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50Jesus disse:  "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!"
51E Jesus continuou:  "Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto  e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem". Palavra da Salvaçào.

Reflexão – “Os anjos do Senhor continuam levando as nossas preces como um aroma agradável”
Este Evangelho nos revela como Jesus, pacientemente, por meio de um e de outro, chamava os apóstolos que constituiriam a Sua Igreja. Assim, como naquele tempo, hoje, Jesus também nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, que nos dizem: “Vem ver”!   Se entendêssemos que Jesus está vivo e atuante e deseja dar mais sabor e alegria à nossa existência, com certeza, nós não relutaríamos em atender ao Seu chamado. Na maioria das vezes nós também somos como Natanael, desconfiados (as) e preconceituosos (as). Não acreditamos quando alguém nos fala das coisas de Deus e só confiamos no que vemos, tocamos, experimentamos e comprovamos. Só damos crédito quando é alguém muito especial e famoso que nos assegura alguma coisa, por isso, perdemos um tempo precioso em aceitar o convite de Jesus. Contudo, Ele tem paciência e faz de tudo para nos atrair para o seu reino de amor. Jesus conhece a nossa história e sabe qual é a palavra chave para que possamos acolher o seu apelo. Ele também nos vê debaixo das “figueiras”, nas diversas situações da nossa vida, e conhece os apelos do nosso coração e continua desejando nos curar, nos transformar e animar.  Contudo, para que possamos atender ao pedido de Jesus será preciso que tenhamos tido uma experiência pessoal com Ele, conhecer o Seu Evangelho e aderir à Sua mentalidade. Daí então, nós, como Natanael, também poderemos afirmar com convicção: “Tu és o Filho de Deus, tu és rei na minha vida!”! Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, também haveremos de ver o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Os anjos do Senhor, continuam hoje também a nos auxiliar levando as nossas preces que vão a Deus como um perfume de aroma agradável. Se, de coração contrito, fizermos a experiência, perceberemos nos nossos momentos de louvor e oração que o céu se faz presente aqui e que os anjos trazem-nos  a paz de Jesus, e veremos a glória  de Deus. - Você ainda é como Natanael foi ou já pode dizer que Jesus é o rei da sua vida? – Você sabe que Jesus conhece tudo sobre você e que o (a) viu desde que você estava sob a figueira, isto é, em todas as situações da sua vida?


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir