.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de agosto de 2019

-Natanael, um homem sem falsidade-Jo 1, 45-51-José Salviano.


24 de Agosto de 2019

Evangelho-Jo 1, 45-51

 

Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse:
"Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei,
e também os profetas:
Jesus de Nazaré, o filho de José".
46Natanael disse:
"De Nazaré pode sair coisa boa?"
Filipe respondeu: "Vem ver!"
47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou:
"Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade".
48Natanael perguntou: "De onde me conheces?"
Jesus respondeu:
"Antes que Filipe te chamasse,
enquanto estavas debaixo da figueira,
eu te vi".
49Natanael respondeu:
"Rabi, tu és o Filho de Deus,
tu és o Rei de Israel".
50Jesus disse: 
"Tu crês porque te disse:
Eu te vi debaixo da figueira?
Coisas maiores que esta verás!"
51E Jesus continuou: 
"Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto 
e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.
Jesus conversa com Natanael, o qual Ele considerou ser um homem sem falsidade.
A falsidade hoje continua estampada no rosto, nas expressões faciais de muitos, que buscam  ganhar dinheiro enrolando, enganando os  puros, os fracos, os excluídos...
A falsidade está nos comerciais, está nos rostos dos atores que mentindo, nos afirmam que tal ou qual produto, é a solução definitiva, e que não poderemos deixar de comprá-lo.
A falsidade ou mentira está nos  discursos e pregações feitas aos gritos com muita energia, para convencer os inocentes de que os valores são outros...
Quem vive uma mentira um dia será descoberto.  O ditado popular diz que a mentira tem perna curta. Quem mente esquece os detalhes, e quando se vê obrigado a repetir o mesmo “fato” contado antes,  cai em contradição.  Isso é muito explorado pela polícia, nos chamados casos de acareação.
Jesus tinha poucos amigos. Não que Ele tratasse mal as pessoas, mais pelo fato dele só dizer a verdade, doa a quem  doesse.  Jesus dizia na cara dos fariseus os seus defeitos, suas imperfeições e pecados.
Nós que somos seguidores de Jesus, precisamos estar atentos a um processo psicológico, parecido com a dissimulação.  Em outras palavras, precisamos tomar cuidado para não confundir CARIDADE COM FALSIDADE!
O cristão autêntico é sincero, e por isso, ele será como Jesus: Terá poucos amigos. O verdadeiro cristão diz o que tem de ser dito, sem ADULAÇÕES.   Porque  adulação não é caridade, mas sim, falsidade.
CARIDADE  não é só dar esmola. Caridade é dar atenção sincera ao irmão que vem ao seu encontro para trocar um idéia, para lhe dizer alguma coisa, para desabafar, etc.
Por isso, caridade é, também OUVIR o IRMÃO!  Depois devemos dar a nossa opinião sincera sobre o que ele disse, sem nos preocupar em agradá-lo.
O missionário, assim como Jesus, não é aquele ou aquela que pretende agradar a todos.  Por tanto, não ter muitos amigos, é sinal de que falamos a verdade, doa a quem doer, como Jesus o fazia.
O melhor amigo não é aquele que vive lhe elogiando, mas sim, aquele que por vezes corrige os seus excessos, porém continua sendo  seu amigo!
Se alguém tem muitos amigos, pode ter certeza de que algo está errado.
Certo jovem foi fazer uma filmagem, ou melhor, uma gravação de uma festa. Logo de início, a  mulher do aniversariante lhe deu um cheque em branco, e disse: Cobra aí o preço do seu serviço.
Bom demais! Pensou o cinegrafista.
Era uma festa simples, com muitos mais muitos amigos! Havia tantos convidados, que o evento se realizou em um enorme depósito vazio de uma certa empresa, com aproximadamente, uns 400 metros quadrados ou mais. Era um espaço enorme, que uma hora após o início da festa, ficou lotado.
Aí chegou o aniversariante. Era um homem bem simples, de estatura mediana, e reagiu com naturalidade aos aplausos e gritos de todos. Parecia um jogo da seleção, quando acontece um gol!
Havia  vários tipos de comida, bebida a vontade,  todo mundo feliz, todos colaborando na distribuição da comida e da bebida, nada de garçons, nem de profissionais de festas. Era tudo natural. Uma coisa incrível! E o jovem da câmera começou a ficar intrigado. Queria saber que era aquele homem...
Perguntou a muitos, e as respostas não saiam a contento. Diziam qualquer coisa, menos o que ele queria ouvir... , ou seja, as pessoas enrolavam e não revelava o verdadeiro segredo que envolvia aquele cidadão misterioso para o jovem da câmera!
Finalmente um homem que já estava bem alterado pelo shopp, abriu o bico, e revelou a verdade.
Disse ele: Ah! Ele é o fulano o poderoso do pedaço! Ele é bicheiro.  Ele tem muito dinheiro, e ajuda a todos que precisam.  É o dinheiro para comprar o gás, um empréstimo para pagar o aluguel, e assim se vai. Todos no pedaço gostam demais desse homem. Ele é muito querido de todos.  Fico pensando. Se ele se candidatasse a vereador, ganhava estourado!
Esta foi uma história real, não se trata de falsidade, talvez um pouco de caridade visando retorno, mas o certo é que aquele querido home, era um bom sujeito.  Simples, agradável, porém, interesseiro. Deixo para você as conclusões desta história.

Fica com Deus . José Salviano






Nenhum comentário:

Postar um comentário