.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O REINO DO CÉU É PARA TODA A HUMANIDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 25 de agosto de 2019.
Evangelho de Lc 13, 22-30.

A liturgia desse último do domingo do mês vocacional, nos recorda a vocação de todos os que são adeptos de Jesus, todos nós cristãos, e de modo especial os catequistas que têm a missão de iniciar crianças, jovens e adultos na vida cristã. Nesse domingo podemos avaliar o nosso caminho de fé e nosso seguimento do Messias Jesus, nosso Senhor e Salvador.
O Evangelho de hoje nos leva a refletir se estou vivendo os valores do Reino de Deus ou os valores do Mundo. Viver os valores do Reino podemos dizer que é uma porta estreita, pois nos leva a andar na contra mão dos valores do mundo, que é a porta larga e fácil de passar, até prazerosa.
Os valores do Reino exigem de nós muita perseverança, amor, perdão, humildade, compreensão, justiça, compromisso com Deus e com os irmãos. Realmente a vida cristã não é tão fácil de se viver, ela é uma porta estreita. Os valores do mundo aparentemente são fáceis, mas não nos levam a salvação e muitas vezes deixam em nós um vazio que nada preenche. Viver os prazeres, o comodismo, o egoísmo, não se preocupar com o irmão, enfim só aproveitar o que a vida oferece.
Jesus ao morrer na cruz já abriu a porta do céu para a humanidade inteira, agora depende de cada um de nós vivermos os valores do Reino, no qual o maior valor é o Amor. Avaliar como estamos vivendo em relação com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
Nem sempre ir à missa, pertencer a um grupo, ou movimento, ou a uma pastoral, vestir a camiseta do grupo a que pertenço estou agradando ao Senhor. Não basta dizer “Senhor, Senhor” e não fazer o que ele nos ensina no evangelho. É preciso tomar cuidado com autossuficiência, com o orgulho de se considerar religioso melhor que os outros e que temos méritos diante de Deus. O que conta são os gestos concretos de amor, justiça e misericórdia.
 Viver os valores do evangelho nem sempre é fácil, mas com oração, entrega a Deus, com o estudo da Palavra vamos melhorando nosso modo de ser, de falar e de agir. Nisso consiste a porta estreita porque exige de nós renúncias, humildade, perdão, silêncio, paciência, perseverança, arrependimentos, produzir frutos de paz e justiça.
 Nossa natureza ferida pelo pecado original nos arrasta para o comodismo, para o pecado, para tudo que é mais fácil, nos arrasta para a porta larga. Por isso dizemos que a porta do Reino é estreita, é exigente! Ser um autêntico cristão não é fácil! Mas é ela que garante o banquete do Reino. Deus misericordioso vê os passos que dermos, o esforço que fizermos para viver os ensinamentos do evangelho.
 É preciso muito esforço de cada um de nós, pois somos pecadores e fracos, mas com perseverança podemos crescer no amor, na justiça, no compromisso com o Reino, essa é a garantia da salvação, isso é que conta para participarmos do Reino na eternidade. O momento é agora que estamos vivendo no mundo, depois da morte a porta se fechará e não adiantará bater, nem apresentar justificativas. Nosso tempo é hoje, crescer no amor, na prática da justiça, na oração, na humildade, na vivência do Evangelho.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

3 comentários:

  1. Bom dia,
    Excelente.
    Penso que Deus nos dá toda oportunidade e que cabe a nós fazermos a nossa parte, fácil não é, mas para Jesus tbm não foi subir na cruz por todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir