.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de agosto de 2019

-Fariseus guias cegos!-Mt 23,23-26-José Salviano.


27 de Agosto de 2019

Evangelho- Mt 23,23-26

 

 

Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.

Naquele tempo, disse Jesus: 
23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! 
Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, 
e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, 
como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. 
Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. 
24Guias cegos! 
Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 
25Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! 
Vós limpais o copo e o prato por fora, 
mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 
26Fariseu cego! 
Limpa primeiro o copo por dentro, 
para que também por fora fique limpo. 
Palavra da Salvação. 

 

Jesus continua o seu discurso mostrando as falhas dos fariseus, os quais Ele os chamou de guias cegos.  É inadmissível, ou impossível, um cego guiar um veículo, ou guiar outros cegos.

Mas infelizmente, notamos por aí que muitos cegos se apresentam como guias de outros cegos. Será que os dois cairão no buraco, no precipício?  Não sabemos. Pois tudo depende da misericórdia de Deus.

Infelizmente, assim como nos tempos de Jesus, na nossa sociedade existem muitos hipócritas. São pessoas que são bonitas por fora, dizem coisas elegantes, simpáticas, agradáveis e otimistas, porém em seu interior em suas mentes existem muita mentira, muito ódio, muita corrupção, desonestidade, crueldade e muita maldade para com os fracos.

Jesus bateu de frente com os fariseus, e isto lhe custou a vida. Jesus disse palavras duras contra a incoerência dos falsos profetas daqueles tempos.  Aqueles que cuidam das aparências porém desprezam as coisas mais importantes da vida, da prática da fé.

Foi contra esses hipócritas que Jesus proclamou  as “MAL-AVENTURANÇAS”,          Ou seja, os “SETE AIS”. Ai de vocês fariseus hipócritas...

HIPOCRISIA  é um comportamento, um artifício que serve para justificar os nossos próprios erros, defeitos, imperfeições e pecados.

O hipócrita, se apresenta como um cara simpático, sorridente, agradável, disfarçadamente dono da verdade. Porém, até uma criança percebe que não passa de um indivíduo falso. Não só um mentiroso, mas uma pessoa que vive uma mentira.

São pessoas que se apegam a minúcias, a coisas fúteis, e desprezam as grandes verdades da palavra de Deus, da fé e da verdadeira espiritualidade.

Desprezam, sobretudo, a justiça em favor dos pequenos.  E é exatamente nisso que reside a INCOERÊNCIA. Pois se por um lado se mostram corretos, justos,  caridosos teoricamente, por outro lado, na realidade, não são nada disso, pelo contrário, são cruéis para com os fracos.

Eles até conhecem os mandamentos, porém, os observam somente nas aparências. Pois na realidade, as suas atitudes são desonestas, e suas exigências pesam sobre os mais humildes, sendo complacentes, gentis com os poderosos.

No entanto, Jesus apresentou  a magnitude da Lei, mostrando o amor a Deus e ao próximo.

Os hipócritas não praticam os dois mandamentos.  Falam muito de Deus, e ignoram o sofrimento do irmão, do próximo.

Com toda certeza,  eles estão longe da verdadeira espiritualidade ensinada pelo Filho de Deus.

Caríssimas, e caríssimas. Nós devemos optar pela misericórdia, pois com ela nunca erramos. Não sejamos como os fariseus, mas sim, como Jesus. Façamos o bem sem olharmos a quem estamos ajudando. Façamos o bem, sem visar nenhum retorno, como o fez Jesus ao curar milhares de pessoas doentes. Façamos o bem, não com o objetivo de receber algum tipo de pagamento ou favor da pessoa beneficiada. Foi assim que Jesus agiu. Façamos o bem por que isso nos faz muito bem.

Ao contrário da hipocrisia,  fazer o bem com amor  a Deus e ao irmão, nos dignifica, nos purifica dos nossos pecados leves, nos conduz a conversão e a vida eterna! Sejamos, pois verdadeiros, e não falsos!

Pois a mentira tem perna curta! Nunca se esqueça disso.

E fica com Deus, José Salviano

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário