.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de agosto de 2019

O QUE DEVO FAZER DE BOM PARA TER A VIDA ETERNA? -Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 19/08/2019
-Mateus 19, 16-22
"...,O QUE DEVO FAZER DE BOM PARA TER A VIDA ETERNA? "

A privação de bens temporais, naturalmente assumida com espírito de fé, alarga o caminho da Salvação. Porém, esse caminho se estreita e se fecha para aqueles  que culposamente se omitem na tarefa de compartilhar com os outros os seus bens.
   Olhando para o Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vamos ver que um jovem muito rico aproximou-se para perguntar a Jesus  sobre as obras que devem ser realizadas para alcançar a vida eterna.
  Jesus manda-o observar os mandamentos. O jovem disse-lhe: "Tenho obedecido a todos os mandamentos, o que ainda devo fazer?" Jesus respondeu : " Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. " Não se trata da perfeição formalista e escrupulosa dos escribas  e dos fariseus, mas de uma perfeição que ultrapassa a Lei.
   O que esse jovem busca é possuir a vida eterna. Jesus lhes faz uma proposta mais dinâmica :  se queres entrar na vida, procure guiar-se nessa busca.
   No entanto, Jesus apresenta uma  condição : " Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres, e terás um tesouro no céu ". Observe, meus caros irmãos e irmãs,  que essa exigência de Jesus apresenta : em primeiro lugar uma opção, uma escolha livre, não impõe, não obriga, "se queres ". Depois faz uma exigência, vender os bens, se isso se realiza, terá uma  recompensa : "um tesouro no Reino do Céu ".
   O fato de vender tudo para entregá-lo aos pobres contém uma conotação que facilmente hoje nos escapa. Na época de Jesus, as propriedades não pertenciam aos indivíduos, mas à família. Isso significa que as Palavras de Jesus é implícita, uma exigência de romper com a própria família, algo que  Jesus pedia aos seus discípulos (Mt 4,18-22). A resposta do jovem dessas exigências é negativa : são mais poderosas as suas muitas riquezas e a segurança do grupo familiar, do que o desejo de alcançar a vida.
 Meus irmãos e irmãs,  para seguir a Jesus é preciso dar um passo á mais. É preciso despojar-se de tudo para estar completamente livre e poder segui-lo.
     Os ricos os" fardos"  também estão convidados para entrarem no Reino de Deus; mas entrarão somente sob uma condição : que ajudem os outros a serem menos pobres.
 PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS.
-Adélio Francisco.

Conheça a minha página de reflexão sobre o Evangelho.  Nela eu publico minhas reflexões sobre o Evangelho do dia.
           BASTA CLICAR NO LINK
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/


Nenhum comentário:

Postar um comentário