.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

VIGIAI-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 30/08/2019
-Mateus 25,1-13
"VIGIAI, PORQUE NÃO SABEIS NEM O DIA E NEM A HORA."
 
  Olhando para o Evangelho que a liturgia nos apresenta para a nossa reflexão do dia de hoje, vamos ver que é  uma parábola escrita em dois tempos: um do jeito que Jesus a proferiu e o outro a adaptação posterior feita pela comunidade primitiva.

  A festa de núpcias em Israel era muito solene e durava uma semana. Jesus se serve desse costume para tirar dele um ensinamento. Ele quer nos ensinar que nosso encontro com Deus Não pode ser posto de lado até o último minuto de vida e que uma morte cristã é sempre preparada por uma vida cristã.
 
  As dez virgens representam o povo de Israel que espera o Messias. Uma parte desse povo está preparada para acolhê-lo, e outra parte não presta a atenção nos projetos de Deus, é infiel e permanece fora da sala do banquete.

  Mateus mostra-nos a preocupação que tem com o encontro com Jesus.
A cena descrita pertence à vida real. Trata-se de uma boda, um dos ritos principais era o translado da noiva à casa do noivo. A cerimônia começava com a ida do noivo à casa da noiva para levá-la dali para a nova casa.
  
   O ponto mais chamativo da parábola não é a chegada ou a demora do esposo, mas o fato de que as jovens pouco prudentes não poderão participar da festa. O Reino de Deus é comparado aqui como uma das celebrações mais alegres e festivas. Não podendo participar nela significativa perder algo muito importante. É uma parábola de crise, que os ouvintes de Jesus entenderiam seguramente como uma chamada de atenção a não perder a oportunidade de participar na grande festa do reino.
 
   Meus irmãos e irmãs: a parábola das dez virgens é muito atual, Deus nos criou com algumas qualidades peculiares: a inteligência, a uma sábia escolha dos valores das coisas e eventos que acontecem no dia a dia. Jesus diz: "Vigiai, pois não sabeis nem o dia e nem a hora". Isso nos estimula a santificar o momento presente. Consagrando as ações, mesmo as mais rotineiras, como um ato de amor a Deus. Como é importante "estar bem" com Ele e experimentar sua presença ao nosso lado.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS !
- Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/


Nenhum comentário:

Postar um comentário