.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de maio de 2015

-PENTECOSTES-José Salviano

DOMINGO DE PENTECOSTES

Evangelho - Jo 20,19-2


Recebei o Espírito Santo!-

24 de Maio de 2015- Ano B


         O Espírito Santo veio num vento forte, e no fogo, assim como também pode vir na brisa suave...Ele veio purificar, iluminar, e assistir permanentemente toda a Igreja, protegendo-a das forças do mal, e norteando os passos dos seus escolhidos para continuar a missão de salvar a humanidade do pecado.

PRIMEIRA LEITURA
         Dia de grande festa em Jerusalém, muita gente de várias nacionalidades, além dos judeus de outras nações que viviam ou moravam naquele lugar. Era a Festa da Colheita, o povo agradecia a Deus trazendo para ofertar no Templo, amostras dos frutos colhidos como: uva, tâmaras, trigo, mel silvestre, traziam os frutos da terra germinados pelo poder e bondade de Deus Pai. Nesta Festa o povo agradecia também a entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai, que recebeu o nome de Torá.   E todos eles ali reunidos foram envolvidos com a presença do  Espírito Santo. Eles escutaram o discurso dos apóstolos em suas próprias línguas. Milagre? Sim. Grande milagre!
         Caríssimos. Pentecostes, foi o acontecimento histórico que fechou a caminhada da Páscoa, marcou o término da missão de Jesus na Terra, e a entrega de poderes aos apóstolos para continuar o seu trabalho entre os homens e as mulheres. Deus escolheu um dia de festa, no qual havia pessoas de várias nações reunidas num só lugar, ou seja, o Templo de Jerusalém, para dar aos apóstolos o poder de fazerem a ponte de comunicação entre Deus e os homens e mulheres.  O Espírito Santo transforma os apóstolos, fazendo-os falar várias línguas, dando-lhes coragem, muita coragem para enfrentar toda adversidade, toda força contrária ao anúncio da mensagem de Jesus Cristo, assim como testemunhar a sua ressurreição diante de todos inclusive daqueles que o condenara e o levaram ao suplício de morte de cruz. O Espírito Santo veio num vento forte, e no fogo, assim como também pode vir na brisa suave...Ele veio purificar, iluminar, e assistir permanentemente toda a Igreja, protegendo-a das forças do mal, e norteando os passos dos seus escolhidos para continuar a missão de salvar a humanidade do pecado.
         Pentecostes que aconteceu   50 dias após a festa da Páscoa, e marcou o início da comunicação entre o divino e o humano. Pois é o Espírito Santo que diz aos seus escolhidos, o que eles precisam dizer ao mundo.  E assim eles o fizeram, e continuará fazendo até os fins dos tempos. Os apóstolos ficaram cheios do Espírito de Deus, e começaram com toda a força o início da Igreja humana.
SEGUNDA LEITURA
         O Espírito Santo é que nos comunica o amor do Pai, nos enche do amor de Deus, e nos comunica a sabedoria divina, é Ele que nos encoraja e nos ilumina sobre o que devemos dizer em nossa catequese. Seja na paróquia, seja na periferia. O Espírito de Deus nos guia passo a passo, nos conduz ao acerto, e nos desvia dos erros.
         Há diversidade de dons. Cada um tem a sua vocação, sua especificidade de inteligência, ou seja, cada um nasceu para fazer uma coisa bem feita. Seja cantar, representar, seja carpinteiro, pedreiro, professor, advogado, cada um nasceu com um dom. Mas um só é o Espírito que orienta e anima a todos.
         Na Igreja há diversidade de ministérios. Ministros da palavra, ministros da Eucaristia, etc. Uns têm o dom de cantar bonito, enquanto outros têm o dom da palavra, e assim a comunidade viva, vivendo o amor de Cristo, se completa na harmonia gerada pelo calor do fogo do Espírito Santo, na bela tarefa de continuar a missão iniciada pelo Filho de Deus ressuscitado e presente em cada comunidade da Igreja de Jesus Cristo.
         Você já descobriu qual a sua vocação, ou profissão? Procure fazer um teste vocacional, procure observar o que é que você mais gosta de fazer, não seja um daqueles que acha que deve seguir a profissão do pai, ou que ser médico é a melhor pedida por que dá muito dinheiro. Faça na vida aquilo que você nasceu para fazer. Não precisa ser uma profissão que lhe dê status. Que lhe garanta um ótimo salário e um boa posição social.  O importante é que você exerça uma profissão na qual se realiza, se completa, e por mais penoso e difícil que possa parecer, você a executa com amor e plena dedicação, visando não apenas o salário, mas sim, a satisfação de fazer aquilo que mais gosta, de fazer aquilo que resolve os problemas dos seus irmãos, pois na vida o nosso objetivo social é servir. Jesus veio para servir. Se somos cristãos, temos de imitá-lo. O ideal é fazer na sua vida aquilo que nascemos para fazer. Pois somente assim você terá sua realização plena, e nunca a sofrerá das doenças adquiridas pela INSATISFAÇÃO PROFISSIONAL, doença que acontece com aqueles que exercem na vida a profissão errada.  

EVANGELHO
         A Festa de Pentecostes trás consigo alguns significados marcantes.  Essa festa se resumia em agradecimentos do povo por duas graças divinas. A entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai, lei essa que passa a ser denominada de Torá, e em segundo, os agricultores traziam oferendas em agradecimento pela colheita.
         Naquela região de clima desértico e semi-árido, a pouca chuva que caía e fertilizava a plantação,  era motivo de alegria e festa. Daí, a festa de Pentecostes a qual se resumia em agradecimentos a Deus pela graça de se conseguir os alimentos necessários à sobrevivência.
         E Deus escolhe exatamente este dia, o Dia da festa na qual muitos peregrinos de outras nacionalidades se encontravam no Templo, para fazer a grande manifestação de Deus através do seu Santo Espírito.
         Os significados de Pentecostes:
O FOGO, sinal de manifestação de Deus, como podemos ver na sarça ardente cujas folhas não se queimavam, seduziu e atraiu Moisés que curioso, se aproximou para ver do que se tratava, e se deparou diante do próprio Deus Vivo! O fogo que transforma medrosos em corajosos, o fogo que purifica, destruindo os nossos pecados e nos santificando, o fogo que ilumina as nossas mentes no sentido de entendermos a vontade do Pai, e passá-la adiante.
O VENTO, que fazia um barulho forte semelhante a um trovão, é sinal do Espírito Santo. Mais uma vez, Deus por meio de Jesus respeitando a cultura daquele povo que acreditava que o as folhas das árvores eram balançadas pela força do Espírito de Deus,  faz soprar um forte vento na chegada do Espírito Santo por várias vezes prometido aos apóstolos.
LÍNGUAS DE FOGO. O formato daquelas pequenas chamas de fogo que apareceu de repente nas cabeças dos apóstolos, era de línguas, lembrando que falamos através da língua. As palavras são pronunciadas por meio dela.  Palavra, Verbo Eterno, Deus é a Palavra que devemos copiar viver e levar ao mundo.
VÁRIAS LÍNGUAS, VÁRIOS IDIOMAS, significa que e Evangelho, a palavra de Deus deve ser dirigida a todas as nações, e não somente ao povo judeu.
TODOS ENTENDERAM EM SUA PRÓPRIA LÍNGUA, Significa que a homilia, o sermão, o encontro catequético, a palestra, deve ser efetuada numa linguagem na qual seja acessível a todos os presentes. Numa linguagem e numa pronúncia clara e pausada em que todos entendam, todos assimilem, todos compreendam, e de preferência, que todos se convertam.  Pois é preciso falar a língua daqueles que nos escutam. O Papa Francisco defende a ideia de que a Igreja deve sair do seu conforto, da sua segurança, e dirigir-se aos irmãos distantes, e levar a palavra a eles, falando a linguagem deles. E é isso que precisamos fazer, a partir de hoje. Sem adiar para o mês que vem. É hoje!
         Irmãos e irmãs. Que nós sejamos sempre dignos da presença do Espírito de Luz que nos capacite, nos ilumine, nos use como instrumentos de partilha da palavra no meio dos irmãos próximos e distantes do perímetro paroquial.

Bom domingo.  José Salviano

2 comentários:

  1. Muito linda sua reflexão e instrutiva. Ensina, verdadeira aula. Parabéns! Deus lhe dê muita saúde para continuar essa obra evangelizadora.Deus o abençoe. Lourdes.

    ResponderExcluir
  2. Muito linda sua reflexão e instrutiva. Ensina, verdadeira aula. Parabéns! Deus lhe dê muita saúde para continuar essa obra evangelizadora.Deus o abençoe. Lourdes.

    ResponderExcluir