.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando* As 3 Pessoas – 31 de maio de 2015

Pela PALAVRA de DEUS os céus foram feitos, pelo SOPRO de sua boca todo o exército de estrelas
Ele pousa o olhar sobre os que o respeitam (os que têm fé e esperança no seu amor)
 para da morte livrar suas VIDAs e preservá-las em tempos de FOME (cf.salmo33)

Parece uma aritmética
·                    Uma data levanta novamente perguntas e a nossa perplexidade diante da “Santíssima Trindade”. Parece aritmética, quase feita de unidades, dezenas ou milhares... Falamos em Unidade e Trindade!! De fato é tema muito complexo e nosso entendimento é pequeno.  Lembrando o Salmo 33 em epígrafe: de fato temos fome (não só de comida, mas de conhecimento). A humanidade investiga há séculos busca entender o que ainda não compreende (como “o exército das estrelas” – salmo 33 e as galáxias, e os cometas. Procuramos termos, conceitos, teorias e equações matemáticas que nos façam mais próximos da realidade. Desde o oceano do macrocosmo que nos envolve ao microcosmo dos vírus e células onde se agarra ou se consome a vida. Mistério maior ainda é o ser humano.
·                    Recentemente o telescópio espacial Hubble (e outras naves) trouxe mais coisas que nos informam e nos questionam e, ao mesmo tempo, nas apresentam imagens deslumbrantes de formas e cores nunca vistas pelo olho humano. Enquanto isso, na terra, tivemos uma fantástica aceleração de ciência e tecnologia. Física, biologia, eletricidade, eletrônica, química, computadores, etc. Simultaneamente tamanho conhecimento amplia ainda mais as fronteiras do que ainda não descobrimos (haverá vida em outros planetas? A biotecnologia reconstruirá órgãos humanos?). Na escola e na universidade, para estudantes e cientistas, e também na sala em frente à televisão ou nas revistas todo mundo ao menos já ouviu falar em novos termos de nosso vocabulário quotidiano, mesmo se nem sempre bem compreendidos: anos-luz, matéria, antimatéria, galáxias, buracos negros, DNA, engenharia genética, robôs, chips, computação gráfica, internet, clonagem, nanotecnologias, smartphones, e muitos outros.

Pessoas e pessoa
·                    Nós nos acostumamos com muitos conceitos e fenômenos no dia a dia, mesmo sem saber como funcionam essas maravilhas da técnica. E ainda há tanta coisa para descobrir na medicina, na ecologia, na vida social e econômica. Como, então, podemos estranhar o fato de não compreendermos QUEM é Deus e qual sua natureza? Façamos uma comparação. Dizem que temos hoje mais celulares do que habitantes no país e que as redes telefônicas e outras cobrem toda a terra. Mesmo que os usuários sejam simples e até analfabetos. Assim também acontece com certas interrogações nossas sobre Deus. Mesmo sem poder compreender QUEM é Deus, sabemos COMO é Deus.
·                    Ele é comunhão. “Três” tão unidos e queridos, tão íntimos (“circulando” um dentro do outro, por assim dizer) tão ligados que “formam” Um que é Infinito (mais infinito que o infinito matemático). Nossa linguagem lhe dá o nome de “Deus”. A Trindade é o rosto de Deus revelado a nós (J.Vitório), quer dizer: essa comunhão se dá entre três ... “Pessoas”, termo inventado por nossa linguagem humana. “PESSOA” foi um termo criado depois de muita discussão na teologia cristã. Essa discussão aconteceu muito tempo depois das extraordinárias reflexões dos gregos. Mas eles não chegaram lá. Os gregos inventaram a “filosofia” desde Sócrates e foram mais rápidos e avançados que egípcios, babilônios e chineses. Foram criadores das bases da ciência, desde os pré-socráticos até a extraordinária astronomia de Anaximandro de Mileto (séc.6º a.C.) e as pesquisas de Hipócrates, Aristóteles, e outros.
·                    Pessoa foi um conceito historicamente elaborado no contexto da procura pelo entendimento da Trindade. Procurava-se uma linguagem apropriada para falar da Trindade. De certa forma podemos dizer que os direitos humanos (Declaração das nações unidas, 1948) já foi o resultado final de séculos de aprofundamento sobre o ser humano, depois que começo a ser entendido a partir da noção de Pessoa. Hoje temos uma convicção “universal” sobre esses direitos inalienáveis e intocáveis (isto é, que nenhuma cultura, religião, estado, governo, poderes ou ditaduras poderiam destruir). É verdade que a Declaração de 1948 nasceu sob o impacto da 2ª guerra mundial (1939-45 ainda recente o término da 1ª – 1914-18). Ainda que “provocada” pelos horrores de duas guerras tecnológicas (desde a 1ª guerra multiplicou-se a morte para milhões com a construção de aviões, tanques e novas invenções). Mas anterior à “descoberta” de 1948, a busca pela dignidade da Pessoa teve uma longa pré-história.

Progresso da autorevelação divina
·                    Tomemos só o exemplo da Bíblia formada dentro de um pequeno povo do oriente médio que nunca foi tão poderoso como os impérios do Egito ou da Babilônia. A Bíblia é, como diz o nome, uma coleção de muitos bíblioi, isto é, livros. Eles foram escritos em diversas épocas transmitindo convicções vividas por muitas gerações, dede as antigas tribos ancestrais dos hebreus e judeus. Essa “Revelação” veio dos hebreus e seus antepassados (Abraão e outros). Passou pela promulgação do famoso Decálogo (Moisés tornou-se mais universal que o código de Hamurabi). Depois do êxodo e do Sinai, vieram Juízes, Reis, guerras e exílios, decadências e renascenças. O último grande movimento antes dos tempos de Cristo foi o Profetismo. Os Profetas repetiram à exaustão suas críticas e oráculos, gritando contra a injustiça humana (desprezar os mais fracos da sociedade) e proclamando uma esperança na misericórdia divina – modelo para o comportamento ético. Na palavra e nos gestos de um judeu há dois mil anos vemos o rosto do único que realizou plenamente a vocação humana, sem falhas nem pecado. É nesse rosto humano que o Credo cristão reconhece o rosto de Deus, como dizia o apóstolo Paulo, um judeu que tinha dupla cidadania no império romano e que descobriu e propagou, como um dos fundadores-apóstolos, o Cristianismo.

Deus na “Carne” e a vocação humana
·                    Todo ser humano é convidado a ser mergulhado (batizado): em nome do Pai, do Filho e do Espírito, conforme relembrado nos domingos anteriores e também na leitura do evangelho de hoje: ide, fazei discípulos meus todos os povos – batizando e ensinando (a seguir o mandamento que deixei). Ao batizado no nome da Trindade, o modo de ser de Deus lhe é apresentado como modelo de vida.(J.Vitório). Creio em Deus, Pai, Criador... e em Jesus Cristo, seu Filho... creio no Espírito Santo. Conforme dito no livro do Gênesis, somos feitos à imagem de Deus. Por isso, se Deus é “Trindade”, conhecemos (ele criou a luz e o ser humano inteligente). Comunicamos pelo milagre da Palavra (no princípio era o Verbo), e agimos, transformando o mundo por meio do Amor – caso contrário poluímos o mundo).
·                    O “Pai” é origem e fonte (no princípio criou... faça-se a luz) da matéria, da vida e da inteligência. De tudo (... os céus e a terra).
·                    O “Filho” é a Palavra, o Verbo, tão igual ao Pai que o Verbo era Deus (João cap.1).
·                     O “Espírito” é o sopro (vento, respiração, inspiração, espírito) de sua boca de tal modo que a Palavra é capaz de transformar e gerar o bem e toda bondade (isso é o amor).
·                    Lembrando a beleza e o poder da Trindade, creiamos também na luz e na inteligência, na palavra e na comunicação. Creiamos sobretudo na ação e nos gestos inspirados que produzem os “bens” (riquezas), mas, principalmente, o Bem que se pode fazer às pessoas.


oooooooooo ( * ) Prof.(1975-2012-Edu/Teo/Fil) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário