.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de maio de 2015

-TRINDADE SANTA-José Salviano

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Tempo Comum

31 de Maio de 2015
Ano B

Evangelho - Mt 28,16-20


Conheça o nosso Blog principal de liturgia diária

PRIMEIRA LEITURA-  Moisés fala ao seu povo  sobre o fenômeno da Sarça Ardente, e  sobre a fala de Deus com ele,  e acrescenta a experiência daquele povo de Deus no Egito, passando por  provações,   seguida da mão forte do Senhor libertando milagrosamente  os seus escolhidos das mãos tiranas do Faraó.  Com esse discurso, Moisés mostra aos seus seguidores naquela caminhada  de fé, que muito embora pareça que fomos abandonados, Deus não desiste de nós.  Pode até permitir o sofrimento, mas esse faz farte da purificação necessária para uma  mudança de vida, a fim de atingir a  aproximação da perfeição  para sermos  menos indignos das promessas do Pai.

SALMO  -  O mesmo Deus poderoso que criou e governa  tudo o que existe, desde um elefante, até uma bactéria invisível a olhos nus, é Aquele que ama a todos os seus filhos, porém, Ele  pousa o seu olhar naqueles que o temem,  e mesmo nos momentos de desespero, confiam  na proteção do Pai. 
Por isso, irmãos e irmãs, mesmo que tudo nos pareça acabado sem mais solução, não percamos as esperanças no senhor Nosso Deus, Aquele que nos ama, embora às vezes nos pareça distante!

SEGUNDA LEITURA -  Minha irmã, meu irmão. Deus quer entrar na sua vida, quer conduzi-lo à salvação, porém, esse mesmo Deus não o obriga a aceitar nada. Ele respeita a sua liberdade de crer ou de não crer.  De aderir ao Evangelho, ou de ser indiferente.  De acreditar e confiar em Deus ou de depositar todas as suas esperanças e confiança nos bens materiais e no poder aquisitivo, e o pior, trocar a proteção e o amor de  Deus pelo poder político!  Um poder ilusório, no qual não podemos confiar. Pois ora estamos lá em cima,  controlando tudo e todos, ora podemos estar jogados na lama, na vergonha, na prisão, na solidão, na ...
         Assim, todos aqueles que  SE DEIXAM CONDUZIR PELO ESPÍRITO DE DEUS, SÃO FILHOS DE DEUS.   Percebeu? Para que Deus assuma o controle dos seus passos, da sua vida, é preciso, é necessário que VOCÊ  O DEIXE  FAZER ISSO. Portanto, tudo depende só de você.  Repito, Deus não nos obriga a aceitá-lo, não nos pressiona a levar uma vida santa, justa, uma vida de prática da fé.  Ele apenas nos convida, nos aconselha, nos avisa, nos propõe,  mas deixa a resposta, a decisão conosco.  Você decide!  Você escolhe o caminho. Você  escolhe viver uma vida apoiada nos seus parcos recursos, ou depositar sua confiança em Deus todo Poderosos criador do Céu e da Terra.  A decisão é toda sua. Mas as consequências são também todas suas.   Não estamos  nos referindo a castigos, de um filho(a) que se revolta ao controle do pai, mas sim, estamos falando de CONSEQUÊNCIAS  dos nossos atos desenfreados, sem limites, sem a presença de Deus.
         É comum para aqueles que  possuem dinheiro, achar que não precisam de Deus.  Para eles, Deus é um ópio para os sofrimentos do povo fraco.  Um acalanto, um muro de lamentações, uma entidade criada pela imaginação dos seu humano, para suprir a necessidade de ter um ombro, para derramar as lágrimas, necessidade de ter alguém para  despejar as nossas lamentações, as fraquezas, as frustrações de não ter dinheiro para comprar tudo aquilo que a televisão mostra em seus comerciais.  Eles, não!  Eles têm o poder de adquirir tudo o que bem quiser, portanto, esse deus dos católicos não lhes diz absolutamente nada!  Pois eles não precisam.  Para eles, o viver  é só alegria!  Aliás, nem  se dispõem de tempo para ir à igreja,  a missa demora demais, e eles têm muito o que fazer.  Orações nada mais são do autossugestões, tolices que não se compara com  o poder do dinheiro!
         Do mesmo modo, os adultos e jovens cheios de saúde e de poder físico, também podem se achar os tais que podem dispensar a força e a presença de Deus em suas vidas.  Cheios de saúde,  quem precisa de mais força? Aliás, a presença de Deus até pode atrapalhar os seus lucros, sua diversão, se é que você está me entendendo...
         Nada melhor que deixar o espírito de Deus se unir ao nosso espírito,  para  atestar que somos filhos de Deus.   Agora, sim!  A vida é só alegria,  tirando os dissabores naturais, é claro.   A nossa vida tem mais sentido,  ou sentido  quase pleno.   Pois se sofremos, sofremos com Cristo  para sermos glorificados com Cristo.  Por que quem é filho, merece ser herdeiro.  Herdeiros das promessas de Cristo. Amém.

EVANGELHO -  O mistério da Santíssima Trindade é inconcebível através da nossa inteligência, assim como não podemos assimilar pela razão pura e lógica. Mas felizmente, podemos captar, assimilar, aceitar, entender e crer nesse mistério por meio da nossa fé.  Mistério esse que não foi escrito ou inventado e publicado por nenhum homem mortal, mas sim, pelo próprio Deus.  Foi o próprio Filho de Deus encarnado e ressuscitado, quem nos disse que em Deus existem três pessoas. Foi Ele quem nos disse  que Deus é uno e trino, que existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo.    Foi o próprio Jesus que mandou os apóstolos batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.   E o  que Jesus disse é inquestionável!  Do contrário, a nossa fé também é fica questionável.  Se acharmos que alguma coisa dita pelo Filho de Deus merece ser examinada, investigada, questionada, na verdade, é a nossa fé que está precisando de uns reparos de uns consertos.  Porque  A JESUS FOI DADO TODO O PODER NO CÉU  E NA TERRA!   E fim de papo!  Ou você acredita ou não acredita.  "Ou és por mim ou és contra mim" .  Ou és quente ou és frio!  Ou você está do lado de Jesus ou está do lado de fora jogando pedras em quem está dentro. 
         Nos últimos dias vimos na televisão a notícia de "católico" que faz curas, através de cirurgias espirituais,  em nome  de Deus.  Também estamos sabendo de que muitos dos que vão à missa frequentam  ao espiritismo.  Aí vem a pergunta:  Você é católico mesmo? Tem certeza disso? Qual o espírito que você segue? Você segue o Espírito Santo? Em nome de qual espírito as curas são feitas? O espírito de Deus ou o outro espírito?  São cirurgias espirituais, ou truques? Por que a câmera do repórter não mostrou a faca fazendo o corte no rosto daquela pessoa apresentada como doente? Cortes sem dor!  Cadê o sangue?  São curas reais ou tudo é combinado, com o objetivo de FAZER PROPAGANDA?   Desculpe se feri a sua crença, mas só estamos questionando procedimentos que não foram mostrados claramente. Só estamos questionando por cremos em um só DEUS UNO E TRINO, criador do Céu e da Terra.
         Mas mesmo diante de tantas coisas que acontecem no mundo de hoje, não fiquemos preocupados. Pois o Espírito Santo estará conosco até o fim dos tempos.  E isso nos acontecerá desde que observemos tudo o que Jesus nos ordenou.  E também desde que deixemos Deus entrar na nossa vida, e  QUE DECIDIMOS  QUAL  O ESPÍRITO DEVEMOS SEGUIR.
         Jesus hoje nos recomenda a observar tudo o que Ele nos ordenou. E isso significa viver a nossa fé. E viver a fé é praticar os mandamentos, os ensinamentos de Cristo.
         Cristo nos mandou amar a Deus com todas as nossas forças. Portanto, quem é jovem tem mais forças, por isso pode praticar muito mais a sua fé, ajudando na paróquia em tudo o que for preciso. Já aquele que está velho e adoentado, não tem tanta força para ser um cristão presente em todos os eventos da paróquia, principalmente aqueles eventos que exigem muito da sua disponibilidade física ou pessoal.
         Desse modo, não podemos exigir de um idoso, que ele seja disponível como um jovem ou adulto em pleno vigor físico, sob pena de não estar vivendo a sua fé. Por que nesse caso, quem não está vivendo a sua fé, é aquele que exige  disponibilidade sem a devida caridade para  com os enfraquecidos pelo tempo.
         Caríssimos. A inveja é como uma erva daninha que está presente em todas as pessoas, mesmo as mais santas.  A inveja embrutece a nossa mente, de tal forma que nos justificamos, nos desculpamos a nós mesmo até mesmo por estar sendo incomodado por alguém mais capacitado do que nós no preparo da homilia, na arte de falar em público, na facilidade de lidar com os problemas, na simpatia com as pessoas, etc.
         Infelizmente isso pode acontecer na família, na empresa e dentro da própria comunidade, onde para disfarçar o nosso pecado pela inveja, podemos expressar tal sentimento até mesmo em pleno sermão, dizendo que não adianta conhecer toda a Bíblia, conhecer toda a escritura e o Evangelho, sair gritando a palavra de Deus pelos cantos, se a pessoa não vive a sua fé.  Jesus disse também. Ame a Deus segundo o teu entendimento... ”...Não julgueis e não sereis julgados." E portanto, o julgamento da má vivência da fé não compete a ninguém, mas sim, a Jesus. Pois podemos nos achar os tais, preparados para entrar no reino dos Céus, e na hora "H", podemos ouvir de Jesus: "Não vos conheço. Ide para o fogo eterno...".  
         É, meus irmãos, minhas irmãs. Precisamos rever a vivência da nossa fé, e nunca ficar nos comparando com quem achamos que não está vivendo-a  como o faziam os fariseus.
         Esforcemo-nos para viver em paz com Deus, em paz conosco, mas também em paz com o irmão, e com a irmã.  E para isso é preciso coerência, é preciso fazer  introspecção ou auto-reflexão, isto é. Olhar para dentro de nós mesmo constantemente, e perguntar: Eu sou mesmo um cristão de verdade? Eu acolho a Trindade Santa? Eu acolho o meu irmão e a minha irmã do jeito que eles são? Ou faço tudo para que eles sejam do jeito que eu quero que sejam?


Bom domingo. José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário