.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

“DAI A DEUS O QUE É DE DEUS”. - OLIVIA COUTINHO


 
Dia 02 de Junho de 2015
 
Evangelho- Mc 12,13-17
 
Estamos no mês de Junho, o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus!
É um tempo propício para refletimos sobre  a grandiosidade do coração de Jesus! Um coração transbordante  de amor que o fez passar por tanto sofrimento para nos recolocar no coração  do Pai, o nosso verdadeiro lugar!
No evangelho de hoje podemos perceber claramente que o que nos distancia do coração  de Deus é a ganância, o desejo do ter, do poder e do prazer.
 Foi o que aconteceu com as lideranças políticas e religiosas, que se fecharam em si mesmo,  não reconhecendo Jesus como o Messias.
A adesão do povo à proposta de Jesus, ia crescendo dia pós dia, o que aumentava ainda mais a ira daqueles que detinham o  poder, afinal, Jesus era uma ameaça para eles, acostumados a manipular o povo. Porém Jesus, não se intimidava diante dos seus opositores, Ele falava abertamente de suas propostas e o povo gostava de ouvi-lo! 
Fariseus e herodianos, eram grupos rivais, eram as lideranças locais nos povoados da Galileia. Esses grupos, ao se sentirem ameaçados com a presença de Jesus, abriram mão de suas diferenças, para se unirem no mesmo propósito: eliminar Jesus, tirá-lo do caminho deles.
Para evitar um confronto direto com o povo,  eles buscaram  uma forma de incitar o próprio povo contra Jesus, armando uma cilada para Ele.
 “As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra.”  Quando eles chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
Podemos perceber que esta pergunta maliciosa, sob a aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus. Se Ele dissesse que "deveria pagar," poderia ser acusado junto ao povo como amigo dos romanos. Se Jesus dissesse que "não deveria  pagar", poderia ser acusado junto as autoridades romanas como subversivo. Portanto, o  plano parecia perfeito, para eles, Jesus não tinha saída!
Porém, na sua sabedoria Divina, Jesus não perde tempo com discussões, limitando-se apenas em dizer“Trazei-me uma moeda para que eu a veja.”  Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?” Eles responderam: “É de César.” Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
Na prática, eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar.  O que interessava  mesmo a Jesus,  era que eles devolvessem   a Deus o que era de Deus, isto é: o povo de Deus, que  eles escravizavam.
  Nossa tendência é condenar as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também não estamos tramando contra Ele, planejando algo contra o nosso irmão?
Será que estamos acolhendo bem, um novo integrante que chega com idéias novas na nossa comunidade, ou estamos com medo de perder o nosso cargo para ele?
O que estamos dando a Deus? Estamos devolvendo a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos deu?
 A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem é não dar a Deus o que é de Deus!
Partilhar a vida, praticar a justiça, abrir-se ao perdão  é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus!
 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário