.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado-Claretianos

07 - de Junho - DOMINGO - Evangelho - Mc 3,20-35

Domingo, 07 de junho de 2012
Gênesis 3, 9-15 – Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela
Salmo responsorial – Sl 129 – No Senhor toda graça e redenção
2Cor 4, 13-18-5,1 – Eu creio e por isso falei
Marcos 3, 20-35 – Quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado.
Dirigiram-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento. Quando os seus o souberam, saíram para detê-lo; pois diziam: Ele está fora de si. Os escribas diziam: Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios. Mas Jesus dizia: Se Satanás expulsa a Satanás, está dividido e desaparecerá. Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno. Depois disseram-lhe: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram. Ele respondeu: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
COMENTARIO
Jesus, com sua ação e sua palavra, desafia os costumes da época. Sua forma de agir se converte em uma ameaça para a autoridade política do momento; transforma-se em blasfêmia para o aparato religioso e se constitui em verdadeira vergonha para os mais próximos dele e até para os de sua família. Hoje vemos como a família de Jesus o busca, com o único desejo de deter sua ação no meio daquela sociedade. Jesus não é compreendido pelas pessoas de seu tempo, tampouco pela sua família. Ele, que era um líder social e religioso, vive na própria carne a rejeição e a incompreensão dos seus. As pessoas estão tão conformadas com a realidade em que vivem que não se imaginam em algo novo, não querem conhecer novas realidades, nem de Deus nem do ser humano, nem de sua sociedade. Jesus sabe que tem que pagar muito caro ao tocar nas estruturas de poder. A incompreensão é um dos testes para a autenticidade de nossa missão. Os familiares acreditavam que Jesus estivesse fora de si, maluco; mais ainda: agora os líderes religiosos lançam o boato de que estava possuído por Belzebu, o chefe dos demônios, devido aos exorcismos que realizava.
A maneira mais eficiente dos inimigos tentarem abalar o prestígio de Jesus foi satanizar a sua obra. Jesus não seria apenas um louco digno de pena, mas um agente de Satanás. Jesus, porém, descobre suas más intenções. Aí aparece a forma como o mal se manifesta: na tentativa de perverter a intenção dos que fazem o bem. Porém o evangelista nos diz: com chegada do reino de Deus, com a chegada de Jesus, o mal vai ser derrotado. O bem vai vencer a maldade do coração humano e das estruturas sociais perversas. Jesus veio para isso: para destruir o reino do mal que destrói a dignidade do ser humano. E o demônio deveria ser detido e impedido de agir.
No mundo de hoje muitos procuram demonizar a atuação e o compromisso dos que são comprometidos com a justiça e a paz. Muitas vezes são tachados de demagogos, comunistas, pró-terroristas. A forma de descobrir o que é de Deus e o que não é já foi dada por Jesus: por seus frutos os conhecereis.
Oração
Senhor, que sejamos portadores de tua luz e tua paz. Que afastemos de nós toda treva e pecado. Ensina-nos a viver na alegria e que as pessoas sintam em nós a tua presença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário