DIA 18 SEGUNDA
7ª Semana – Segunda-feira - Páscoa
7ª Semana – Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: Actos
19, 1-8
1Enquanto Apolo estava
em Corinto, Paulo, depois de atravessar as regiões do interior, chegou a Éfeso.
Encontrou alguns discípulos 2e perguntou-lhes: «Recebestes o Espírito Santo,
quando abraçastes a fé?» Responderam: «Mas nós nem sequer ouvimos dizer que
existe o Espírito Santo.» 3E indagou: «Então, que baptismo recebestes?»
Responderam eles: «O baptismo de João.» 4«João - disse Paulo - ministrou apenas
um baptismo de penitência e dizia ao povo que acreditasse naquele que ia chegar
depois dele, isto é, Jesus.» 5Quando isto ouviram, baptizaram-se em nome do
Senhor Jesus. 6E, tendo-lhes Paulo imposto as mãos, o Espírito Santo desceu
sobre eles e começaram a falar línguas e a profetizar. 7Eram, ao todo, uns doze
homens. 8Paulo foi, em seguida, à sinagoga, onde, durante três meses, falou
desassombradamente e argumentava de forma a persuadir os seus ouvintes sobre o
que dizia respeito ao Reino de Deus.
As afirmações de Lucas
neste texto mostram-nos que a situação nas primitivas comunidades cristãs foi
muito mais complexa do que pensamos e mesmo de quanto Lucas nos deixa entrever.
Havia muita gente com um pé no judaísmo e outro no cristianismo, meio discípulos
de João Baptista e meio discípulos de Jesus. A pregação do Baptista tinha
ultrapassado as fronteiras da Palestina e tinha feito discípulos entre os
judeus da Diáspora. Estes ouviram falar de Jesus e aceitaram-no como Messias.
Mas faltava-lhes uma informação completa sobre a doutrina e as exigências do
Mestre. Tinham abraçado a fé, eram cristãos, mas apenas tinham recebido o
baptismo de João, e nem tinham ouvido falar do Espírito Santo. Precisavam de
receber o baptismo de Jesus para serem inseridos na comunidade cristã. Não
sabemos se foi Paulo quem os baptizou. Mas foi ele quem lhes impôs as mãos,
renovando o Pentecostes, como acontecera noutras circunstâncias, especialmente
com Pedro e com João na Samaria. Lucas quer mostrar que Paulo tem o mesmo poder
que os Doze.
Evangelho: João 16, 29-33
Naquele tempo,
29disseram os discípulos a Jesus: «Agora, sim, falas claramente e não usas
nenhuma comparação. 30Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém
te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!»
31Disse-lhes Jesus: «Agora credes? 32Eis que vem a hora - e já chegou - em que
sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. 33Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!»
31Disse-lhes Jesus: «Agora credes? 32Eis que vem a hora - e já chegou - em que
sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. 33Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!»
Os discursos de Jesus,
ao longo do quarto evangelho, são quase sempre incompreendidos. Hoje, ouvimos
os discípulos que, com entusiasmo, dizem a Jesus:
«Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação» (v. 29). É verdade
que Jesus, nos discursos de adeus (Jo 14-16) falou mais claro. Mas também é verdade que, quando João escreve essas palavras, elas já eram iluminadas pela luz da Ressurreição e que, sobre a vida da Igreja, também já se projectava a luz do
Pentecostes. Com a Ressurreição, tinha começado a nova era, e o Espírito Santo, o mestre interior, permitia aos discípulos a compreensão das palavras de Jesus. Ainda antes da Ressurreição, os discípulos pensaram conhecer a pessoa de Jesus, e ter uma fé adulta em Deus. Mas Jesus tem de lhes fazer compreender que a sua fé ainda é fraca e incompleta para enfrentar as provações que estão para vir (cf. v. 31). O Mestre anuncia, com amargura, que os seus amigos, que agora se afirmam crentes, O hão-de abandonar, porque não resistirão à prova da sorte humilhante a que será submetido. Mas o Senhor termina com palavras de esperança: «tende confiança: Eu já venci o mundo!» (v. 33).
«Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação» (v. 29). É verdade
que Jesus, nos discursos de adeus (Jo 14-16) falou mais claro. Mas também é verdade que, quando João escreve essas palavras, elas já eram iluminadas pela luz da Ressurreição e que, sobre a vida da Igreja, também já se projectava a luz do
Pentecostes. Com a Ressurreição, tinha começado a nova era, e o Espírito Santo, o mestre interior, permitia aos discípulos a compreensão das palavras de Jesus. Ainda antes da Ressurreição, os discípulos pensaram conhecer a pessoa de Jesus, e ter uma fé adulta em Deus. Mas Jesus tem de lhes fazer compreender que a sua fé ainda é fraca e incompleta para enfrentar as provações que estão para vir (cf. v. 31). O Mestre anuncia, com amargura, que os seus amigos, que agora se afirmam crentes, O hão-de abandonar, porque não resistirão à prova da sorte humilhante a que será submetido. Mas o Senhor termina com palavras de esperança: «tende confiança: Eu já venci o mundo!» (v. 33).
Meditatio
Os apóstolos estavam
convencidos de que tinham compreendido Jesus e o que Ele lhes dissera. Na
verdade, não era assim: nem tinham compreendido a pessoa de Jesus nem a sua
mensagem. A sua fé era ainda muito frágil. Precisavam mesmo do Espírito Santo.
É o próprio Jesus que lhes faz notar a ilusão em que tinham caído:
«Agora credes? Eis que vem a hora - e já chegou - em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só» (vv. 31-32). A provação estava próxima e revelaria a fragilidade da sua fé. Quando a fé se apoia em seguranças humanas, não resiste à provação. Mas, quando a provação encontra alguém devidamente ancorado na palavra do Senhor, e no abandono a Ele, então é purificada e lança-o no caminho de Jesus que afirma: «Eu não estou só, porque o Pai está comigo» (v. 32), e faz-nos tomar a sério as palavras do Senhor: «Tende confiança: Eu já venci o mundo!» (v.
33).
As palavras de Jesus tinham um alcance que os discípulos não atingiam. Jesus ia voltar para o Pai através da paixão. Esse «regresso» é um mistério que transforma toda a natureza humana, para que os homens possam acreditar. Quando Jesus tiver realizado, pelo sofrimento e pela morte, essa transformação, poderá enviar o Espírito Santo, que fará dos Apóstolos uma nova criação. Então poderão acreditar plenamente, compreender toda a verdade.
Nós já recebemos o Espírito Santo, e já acreditamos. Mas podemos e devemos
crescer na fé. Há sempre novos horizontes que se abrem e que havemos de procurar atingir, como vemos na vida dos santos. Por isso, precisamos sempre de novos dons do Espírito, que nos revelem a superficialidade da nossa adesão a Cristo nas fases anteriores e a necessidade de enfrentar novas tribulações e de receber novas graças que nos façam crescer na intimidade e na união com Ele.
Acolhamos em todos os momentos, em todas as situações o Espírito com os
Seus dons. Só Ele nos fará conhecer, cada vez mais, a pessoa de Cristo e o mistério do seu Coração. Só Ele nos fará compreender a sua mensagem. Só Ele nos fará caminhar no amor, mesmo no meio das tribulações, irradiando os Seus frutos (cf. Gal
5, 22). Só Ele nos fará crescer à imagem de Cristo, fazendo-nos Eucaristia, para glória e alegria de Deus, e para salvação dos nossos irmãos. Poderemos, então, dizer com S. Paulo: «Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em Mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e Se entregou por mim» (Gal 2, 20).
Foi esta «experiência de fé do P. Dehon» (Cst 2). E há ser também a nossa! Tornar-nos-emos homens novos em Cristo «Homem novo» (Ef 4, 24). E «o seu Caminho será o nosso caminho» (Cst 12).
Oratio
«Agora credes? Eis que vem a hora - e já chegou - em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só» (vv. 31-32). A provação estava próxima e revelaria a fragilidade da sua fé. Quando a fé se apoia em seguranças humanas, não resiste à provação. Mas, quando a provação encontra alguém devidamente ancorado na palavra do Senhor, e no abandono a Ele, então é purificada e lança-o no caminho de Jesus que afirma: «Eu não estou só, porque o Pai está comigo» (v. 32), e faz-nos tomar a sério as palavras do Senhor: «Tende confiança: Eu já venci o mundo!» (v.
33).
As palavras de Jesus tinham um alcance que os discípulos não atingiam. Jesus ia voltar para o Pai através da paixão. Esse «regresso» é um mistério que transforma toda a natureza humana, para que os homens possam acreditar. Quando Jesus tiver realizado, pelo sofrimento e pela morte, essa transformação, poderá enviar o Espírito Santo, que fará dos Apóstolos uma nova criação. Então poderão acreditar plenamente, compreender toda a verdade.
Nós já recebemos o Espírito Santo, e já acreditamos. Mas podemos e devemos
crescer na fé. Há sempre novos horizontes que se abrem e que havemos de procurar atingir, como vemos na vida dos santos. Por isso, precisamos sempre de novos dons do Espírito, que nos revelem a superficialidade da nossa adesão a Cristo nas fases anteriores e a necessidade de enfrentar novas tribulações e de receber novas graças que nos façam crescer na intimidade e na união com Ele.
Acolhamos em todos os momentos, em todas as situações o Espírito com os
Seus dons. Só Ele nos fará conhecer, cada vez mais, a pessoa de Cristo e o mistério do seu Coração. Só Ele nos fará compreender a sua mensagem. Só Ele nos fará caminhar no amor, mesmo no meio das tribulações, irradiando os Seus frutos (cf. Gal
5, 22). Só Ele nos fará crescer à imagem de Cristo, fazendo-nos Eucaristia, para glória e alegria de Deus, e para salvação dos nossos irmãos. Poderemos, então, dizer com S. Paulo: «Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em Mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e Se entregou por mim» (Gal 2, 20).
Foi esta «experiência de fé do P. Dehon» (Cst 2). E há ser também a nossa! Tornar-nos-emos homens novos em Cristo «Homem novo» (Ef 4, 24). E «o seu Caminho será o nosso caminho» (Cst 12).
Oratio
Senhor Jesus, que na tua
imensa bondade nos preparas para sermos uma nova criação no teu Espírito, e
para aderirmos a Ti com fé profunda, dá-nos a graça de participarmos no teu
mistério de sofrimento e de alegria, no teu mistério de caridade. Nós o pedimos
por intercessão de S. João Evangelista, teu Apóstolo muito amado, e nosso
preceptor na contemplação do teu Lado aberto e do teu Coração trespassado. Que
ele nos ensine também o espírito de reparação, de expiação, de sacrifício, para
repararmos os pecados dos outros e especialmente os nossos próprios pecados.
Queremos consagrar-Te a nossa vida e fazer dela uma eucaristia para Glória e
Alegria do Pai. Amen.
Contemplatio
S. João não apenas
compadeceu no martírio de Jesus, ele mesmo foi mártir. Nosso Senhor tinha-lhe
predito: «Bebereis o mesmo cálice que eu, tinha-lhe dito, e sereis baptizados
no mesmo baptismo».
S. João foi, como Jesus, preso, encadeado e condenado. Sofreu o suplício do azeite a ferver. Foi enviado em exílio para Patmos.
Diz-nos no Apocalipse: «Eu, João, vosso irmão, participei nas tribulações dos mártires e na sua paciência; fui atirado para a ilha de Patmos para dar testemunho de Jesus Cristo, cujo Evangelho pregava» (Ap 1, 9).
S. João é para nós o modelo da reparação e da imolação, como é o modelo do amor do Salvador.
Amou a reparação e o sacrifício. Esteve no martírio com alegria. Tinha ouvido Jesus dizer aos apóstolos: «Devo ser baptizado com o baptismo do meu sangue e tenho pressa que isso aconteça». Tinha ouvido também o «Surgite eamus», - levantai-vos e vamos ao encontro do traidor». Como é que não teria desejado também as provações que deviam torná-lo semelhante ao seu bom Mestre? (Leão Dehon, OSP 3, p. 407).
S. João foi, como Jesus, preso, encadeado e condenado. Sofreu o suplício do azeite a ferver. Foi enviado em exílio para Patmos.
Diz-nos no Apocalipse: «Eu, João, vosso irmão, participei nas tribulações dos mártires e na sua paciência; fui atirado para a ilha de Patmos para dar testemunho de Jesus Cristo, cujo Evangelho pregava» (Ap 1, 9).
S. João é para nós o modelo da reparação e da imolação, como é o modelo do amor do Salvador.
Amou a reparação e o sacrifício. Esteve no martírio com alegria. Tinha ouvido Jesus dizer aos apóstolos: «Devo ser baptizado com o baptismo do meu sangue e tenho pressa que isso aconteça». Tinha ouvido também o «Surgite eamus», - levantai-vos e vamos ao encontro do traidor». Como é que não teria desejado também as provações que deviam torná-lo semelhante ao seu bom Mestre? (Leão Dehon, OSP 3, p. 407).
Actio
Repete frequentemente e
vive hoje a palavra:
«Tende confiança: Eu já venci o mundo!» (Jo 16, 33).
«Tende confiança: Eu já venci o mundo!» (Jo 16, 33).
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