Dia 04 de Julho de 2014
Evangelho Mt 9,9-13
No mundo onde impera o individualismo, são muitos os esquecidos, os que estão doentes da alma, pessoas que só precisam de se sentirem amadas, para mudar de vida.
E nós, que dizemos seguidores de Jesus, muitas vezes, ao invés de ajudar estes irmãos a descobrirem o verdadeiro sentido da vida, contribuímos para que eles se percam cada vez mais, com a nossa indiferença, com o nosso desamor.
Todas as vezes que destacamos o ponto fraco de alguém, estamos rotulando-o negativamente, excluindo-o do convívio social, negando a ele a oportunidade de refazer a sua vida.
Nós temos a tendência de julgar o outro pela aparência, pelo tipo de trabalho que ele exerce, pelos lugares que frequenta, esquecemos de que o valor de uma pessoa está na sua essência, em ser um filho(a) de Deus!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa” e não o seu pecado, para Ele, estar em pecado é estar doente, e o que um doente necessita, é de um médico e não de um juiz.
Todos nós podemos nos tornar médicos de alma, basta sermos fonte de calor humano na vida do outro! O amor cura, motiva, ergue, devolve a vida quem se sente soterrado!
A todo instante, somos chamados a fazer parte do Reino de Deus, enganamos, quando pensamos que este convite seja feito somente para os “bons”, os que já estão no caminho de Deus, o chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas, tanto chama bons, como os não bons. Para Jesus, o que vale é a resposta que se dá ao Seu chamado, pois no coração de quem aceita o seu chamado, já houve transformação, afinal, ninguém aceita o chamado de Jesus sem estar disposto a mudar de vida!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus com Mateus, um cobrador de imposto, visto como pecador.
“Jesus viu um homem sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe:” "Segue-me”!
Como podemos perceber, Jesus enxergou o homem Mateus, um filho de Deus, e não o seu pecado! E Mateus, por sua vez, ao ser convidado a deixar tudo para seguir Jesus, não hesitou em abandonar todos os seus projetos pessoais para o seguimento à Jesus.
A resposta decisiva e radical de Mateus deve ser também a nossa resposta ao chamado de Jesus! Não podemos hesitar, pedir tempo para responder o seu chamado, como muitos de nós fazemos, por não conseguirmos libertar dos nossos apegos.
Os cobradores de impostos, eram considerados impuros, por este motivo, os fariseus se escandalizaram quando Jesus chama Mateus para segui-Lo e mais escandalizados ainda, quando Ele senta-se à mesa com Ele !
Para Jesus, o que é decisivo, não é o cumprimento rigoroso de leis, de preceitos, e sim, o de estar disposto a aceitar a sua proposta!
Quantas vezes nos propomos a seguir Jesus, mas queremos seguir um Jesus bonzinho, que fale a nossa língua, que não exige nada de nós, que atenda todos as nossas reivindicações e quando percebemos que o seguimento a Ele, além de incluir a cruz, implica em mudança radical de vida, como, renuncias, desapegos, aí as coisas mudam, ficamos procurando mil desculpas para adiar a nossa adesão a Ele.
Jesus tem várias formas de nos chamar a fazer parte do Reino de Deus, e nós, temos uma só forma de responder ao seu chamado: “eis me aqui Senhor”!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário