.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

“VAMOS A OUTROS LUGARES” – Olívia Coutinho

 Dia 15 de Janeiro de 2020

 Evangelho de Mc1,29-39
O Evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos mostrar mais uma vez, a proximidade de Jesus com os sofredores. Jesus não se apresentou ao povo em cima de palanques, como fazem os políticos, e sim,  em meio aos sofredores. Foi curando os doentes, libertando os acorrentados pela força do mal, que Jesus  foi revelando a face humana do Pai!
A narrativa apresenta-nos  três momentos de atividades de Jesus que marcaram o início de seu ministério. No primeiro momento, Jesus sai da sinagoga, onde  libertou  um homem de um espírito mau, o que vimos no evangelho de ontem, e dirige-se com Tiago e João rumo à casa de Simão, (depois chamado de Pedro.) Ao tomar conhecimento de que a sogra de Simão estava  acamada, Jesus vai ao encontro dela e  segurando-a  pela  mão, a ajuda a  levantar. Neste episódio, o que deve chamar mais a nossa atenção, não é a cura em si, e sim, a postura de quem  recebe a cura. A sogra de Simão,  ao sentir-se curada, não se acomodou, pôs-se logo a servir!
É esta postura que agrada Jesus, Jesus quer nos ver sempre em movimento, nunca  parados, todas as vezes que Jesus curava alguém, Ele dizia: “levanta-te,  vai...”
No segundo momento, vemos Jesus curando e libertando muitas pessoas de diversas doenças. A multidão que o procurava em busca de milagres, crescia dia pós dia, e se por um lado, Jesus se compadecia diante o sofrimento daquele povo, Ele sabia, que não poderia permanecer  ali, e nem deixar que o  povo se acomodasse, e ficasse atrás Dele em busca  de milagres. Jesus não queria ser procurado para realizar  milagres, afinal, Ele não havia vindo ao mundo, para fazer milagres, os milagres que Jesus realizava, Ele os realizava, ora, por compaixão, ora, para servir de sinais de que Ele era o enviado de Deus!
O compromisso que Jesus assumira com o Pai, ia muito mais além do que realizar milagres, Jesus viera ao mundo com a missão de libertar a humanidade, da escravidão do pecado, de nos  ensinar   a viver o amor, a retomar o caminho da vida, que é o caminho da salvação, caminho este, que perpassa pela prática da justiça!   Esta passagem do evangelho, nos alerta sobre  o risco  de ficarmos procurando Jesus somente em busca de milagres e com isso deixarmos de assumir o nosso compromisso cristão. A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, daquele  que quer aprender com Ele, que busca Nele  força e coragem para enfrentar e superar os desafios da vida.
E no terceiro momento; vemos  Jesus  em oração, certamente buscando no Pai, força para exercer o seu  ministério. Enquanto Ele rezava,  Simão e seus companheiros o interrompeu, dizendo-lhe que o povo estava procurando-o  sem cessar.  E Jesus, deixa o coração para viver a razão, respondendo  decididamente aos discípulos  que foram buscá-lo: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali pois foi para isso que eu vim.”
Neste terceiro momento, vemos a importância da oração, Jesus rezava todas as vezes que Ele precisava tomar uma decisão, como precisava naquele momento. Façamos o mesmo: nas nossas indecisões, busquemos  discernimento no Pai, com certeza,  Ele nos ajudará a tomarmos a decisão certa.
Quem tem fé, não fica atrás de Jesus em busca de milagres, afinal, estar vivo, para quem tem  fé, já é o grande  milagre.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário