.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

"O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM...” Olivia Coutinho


Dia 21 de Janeiro de 2010
 
Evangelho de Mc2,23-28
 
Sem uma intimidade profunda com Deus não tem como viver as alegrias da fé! Infelizmente, são muitos os que não vivem esta alegria por terem medo de Deus, pessoas que estão submetidas a radicalidade religiosa imposta pelos os seus líderes. Líderes, que ao contrário do líder Maior que é Jesus, colocam o cumprimento de normas, rituais acima da própria vida. Ao invés de conduzir as pessoas, para uma proximidade maior com Deus, estes líderes, criam barreiras, dificultando a relação dos filhos com o Pai! São muitas, as religiões cheias de proibições, regras, moralismos, cujo seus líderes intimidam as pessoas, passando para elas, a imagem de um Deus vingativo um Deus que está sempre a espreita, pronto para pegá-las em algum descumprimento de normas. Os súditos destes exploradores da fé vivem como que cegos, alienados, não se dão conta, de que Deus só quer nos amar e nunca nos castigar.
A verdadeira religião é a religião do amor, aquela que nos liga a Deus, que não impõe que não escraviza que apresenta a proposta de Jesus! O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala de um dos muitos conflitos dos fariseus com Jesus, a respeito da observância do sábado.
Embora conhecedores das Escrituras, esses fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: um amor gratuito, desinteressado, um amor que gera vida! As autoridades religiosas do tempo de Jesus, não tinham compromisso com a vida, eles viviam colocando fardos pesados nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente, como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantos outros preceitos que eles mesmos criavam e que tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos.
Vemos no texto, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, mas como os discípulos estavam apanhando espigas de trigo para saciar a fome, eles não puderam atribuir o fato como roubo. Determinados a escandalizar Jesus, esses fariseus, procuraram outra forma de incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo às leis que proibiam o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Ao ser criticado pelos os Fariseus, em nome da Sagrada escritura, Jesus responde tais criticas, se baseando na própria escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25-26
Ainda hoje, presenciamos situações semelhantes as estas, vividas por Jesus, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo fica se ocupando com os pormenores, na observância exagerada de muitas normas, rituais, seus líderes sentem-se livres para fazer o que lhes convém.
Para Deus, as leis de organização social e religiosas, só tem sentido, se elas forem elaboradas em favor da vida, e Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, acima de tudo, portanto, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei.
Foi apanhando espigas de trigo em dia de sábado, para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade que coloca o amor acima da lei...
A única “lei” que nunca deve ser descumprida, é a “lei” do amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir