.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Como esse homem pode falar assim?-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/01/2020
-Mc 2,1-12
"Como esse homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus." Mc 2,1-7.
O texto do Evangelho de hoje nos diz que
Jesus estava ensinando...mas em que lugar?   Em Cafarnaum dentro de uma casa, com certeza. E a casa estava cheia de gente para o escutar, pois os seus ensinamentos eram preciosos, e mexia    de verdade com os corações das pessoas.
     E em volta de Jesus, quem estava ali  sentados? Os fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; praticamente toda a nação Judaica estava ali representada. 
A ambientação é internacional porque daqui se vai definir de maneira "oficial" a distância que existe entre atividade de Jesus e o papel dessas autoridades do judaísmo. Por um lado Jesus possuía a força de Deus, pois "o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas".
   
Foi então que a certa altura, aconteceu que alguns homens, vieram a Jesus carregando um paralítico, para que ele o curasse, e não encontrando passagem pelas portas de entrada por causa multidão, tiveram uma ideia, subiram no telhado, tiraram cuidadosamente  algumas telhas, e por lá desceram o paralítico, colocando-o bem diante de Jesus .
    A resposta de Jesus diante do gesto de confiança dos homens que mostraram a sua fé ao trazerem o paralítico  é: " teus pecados te são perdoados". O povo ficou surpreso quando viu Jesus primeiro libertou o doente de seus pecados. Por isso, a reprovação por parte dos Mestres da Lei e dos fariseus é também foi mediata.  Eles consideraram que Jesus se iguala a Deus. 
   O perdão de Deus torna-se nesse momento disponível a todos os homens por meio de Jesus. O milagre do paralítico é, portanto, o sinal do verdadeiro poder salvífico de Jesus como filho do homem. Desse modo, ele queria ensinar aos seus ouvintes que o pecado é a pior doença e a pior miséria.                  
      Diante do paralítico, Jesus manifesta o duplo poder de que foi investido pelo Pai: o poder sobre as doenças corporais, portanto, sobre as leis da natureza e do poder de perdoar os pecados.
    Deus nos livra das aflições humanas como fez com paralítico, mas só se estivermos convencidos de que a salvação significa uma conversão interior, que leva a pessoa a reintegrar-se com seus semelhantes. O elemento central da cura é a fé. Deus perdoa o homem que está disposto a converter-se. 
    Jesus viu o que estava no coração daquele paralítico e de seus amigos. Viu como era grande sua confiança em Deus, a aceitação de sua vontade de nos salvar, o desejo de mudar de vida e de aceitar a Boa Nova que      ouviam anunciar. Diante disso Jesus deixou-se levar pelo poder do Pai que o levava a curar. Curou o paralítico de seu pecado, E também o curou de sua enfermidade corporal. 
  
     Amados irmãos e irmãs: é admirável O Encontro do paralítico de Cafarnaum com Jesus. Admirável é também a solidariedade daqueles homens que o introduzem pelo telhado até onde Jesus estava. É comunhão de vida, é libertação. Quem é solidário do amor e também Libertador. Quanto custa para nós praticamos um amor ágape, amor gerador de vida? Só um pouco de esforço e de consciência da imensidão do amor de Deus que deposita em nós.
   Enquanto houver egoísmo, não haverá vida nem libertação.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
 --Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário