.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

“SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME.” Olivia Coutinho

 Dia 16 de Janeiro de 2020
 Evangelho de Mc1, 40-45
O nosso encontro com  Jesus, nunca é casual,  tudo é planejado por Deus, que através de alguém, nos faz chegar até  Ele! Depois do  encontro pessoal com Jesus, a pessoa nunca mais é a mesma, mudanças  profundas acontecem na vida de quem  faz esta experiência, de quem toca e se deixa tocar por Jesus!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, continua narrando as ações libertadoras de Jesus, mostrando-nos o quão é grande a sua compaixão  para com os sofredores! O texto chama a nossa atenção, sobre a importância  de abrirmos o nosso coração para acolhermos aqueles que o mundo despreza, irmãos nossos, que às vezes, de tão excluídos, nem sentem que são gente, nem tem coragem de pedir ajuda...
A  narrativa   nos mostra mais um encontro de um excluído com Jesus! Desta vez, Jesus  liberta um homem portador de uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra, hoje conhecida como hanseníase.  A lepra, naquele tempo, era considerada uma doença incurável, quem a contraia, era visto como impuro condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quem tocava neste doente, era considerado  também  impuro.
Um leproso, símbolo  da categoria dos excluídos dos excluídos, não hesitou, em  infringir a lei, que proibia a aproximação de leprosos com o povo, prostra-se  diante  de Jesus e diz:  “Se queres, tens o poder de curar-me.” E Jesus, por sua vez, contrariando as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos,  não somente permite que aquele leproso se aproxime Dele, como também, toca nele, dizendo: “Eu quero: fica curado!”  Aquele leproso, na sua humidade, nem ousou  pedir  a cura a Jesus,  ele simplesmente depositou  a sua confiança Nele na  certeza, de que Jesus iria fazer algo a seu favor.  Para ter tal postura, aquele homem, certamente,  já havia  ouvido falar de Jesus e da sua misericórdia.  Curado, ele  sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir de então, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada a marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, aquele homem,  vê despontar  diante de si, novos horizontes! E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não consegue obedece-lo, não consegue guardar só para si, tamanha alegria! Livre da lepra, ele proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 
Este episódio,  vem nos mostrar, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impedem de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele! A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.
Sintamos também, abraçados por Deus, libertos das muitas “lepras” que nos impede de abraçar o outro, de vivermos como irmãos.

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/




Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir