.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

“UM ENSINAMENTO NOVO DADO COM AUTORIDADE”- Olivia Coutinho

 Dia 14 de Janeiro de 2020

 Evangelho de Mc1, 21b-28
         Deus nos deu a vida e todas as condições para que possamos multiplica-la, sendo presença do seu amor  na vida  do outro!
          Somos  livres para fazermos as nossas escolhas, para  escolhermos  o caminho a seguir: o  caminho da luz ou o caminho das trevas. O caminho da luz nos aproxima de Deus, o caminho das trevas nos distancia Dele...
         O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos mostrar, através de mais uma ação libertadora de Jesus, a humanidade do  nosso Deus!   O nosso Deus, é um Deus  misericordioso, comprometido com a vida em toda a sua dimensão, um Deus libertador que se revelou plenamente, na pessoa de Jesus!
O texto começa dizendo, que Jesus, num dia de sábado, entra numa sinagoga em Cafarnaum  junto com seus discípulos e começa a ensinar. O povo ficava  encantado com o seu jeito diferente de ensinar, pois Jesus falava com autoridade, isto é, falava por experiência própria, daquilo que Ele conhecia e vivia o que Ele ouvia do Pai! Diferente, dos líderes religiosos daquela época, líderes, que  não viviam  o que  falavam.
A narrativa nos diz ainda, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal, cuja simples presença de Jesus, o atormentava. Diante da presença de Jesus,  o homem gritou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” E Jesus  o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir de então, aquele homem sente-se  completamente livre das correntes que o aprisionava, da escravidão que o impedia de ser ele mesmo.
Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara aqueles dirigentes religiosos, o olhar de Jesus, diferente do olhar deles que só sabiam condenar,  vai além  dos limites impostos por eles, pois  Jesus enxerga o homem na sua essência,  e não, o mal que está nele, o mal, Jesus retira, e o ser humano, Ele resgata trazendo  de volta à vida!
Aquele homem, possuído pelo espírito mau, representa todas as pessoas que estão acorrentadas pela força do mal, aqueles que são impedidas de falar e de agir como sujeitos da sua própria história!
As palavras do Santo evangelho nos convidam a conhecermos a verdade que liberta e a vivermos esta verdade no nosso dia a dia, só assim, poderemos também, assim como Jesus, falar com autoridade, falar daquilo que vivemos.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganhará força em nós, se nos distanciarmos de Deus.
O mal, não sobrepõe o bem, por isto, é importante estarmos sempre embebidos no amor do Pai,  amparados na força do Filho e caminhando sob a luz do Espírito Santo! 
Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos nó sabemos, até o inimigo, o que vai  fazer  a diferença na nossa vida,  é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas!
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer da sua vida, uma oferta de amor...


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir