.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Somos curados (as) para servir a Deus através do próximo-Helena Serpa


15 DE JANEIRO DE 2020

4ª. FEIRA DA 1ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - 1Sm 3,1-10.19-20


Leitura do Primeiro Livro de Samuel 3,1-10.19-20
Naqueles dias: 1O jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: 'Samuel, Samuel!' Ele respondeu: 'Estou aqui'. 5E correu para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli respondeu: 'Eu não te chamei. Volta a dormir!' E ele foi deitar-se. 6O senhor chamou de novo: 'Samuel, Samuel!' E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Ele respondeu: 'Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!' 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: 'Samuel, Samuel!' Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli compreendeu que era o Senhor
que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel:
'Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que teu servo escuta!' E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!' E ele respondeu: 'Fala, que teu servo escuta'. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele.
E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Escute a Deus no silêncio, pois, o silêncio grita!”
O jovem Samuel ainda não conhecia a voz de Deus e, também, não tinha consciência de que, era ao Senhor que ele servia, e não a Eli. Por essa razão, três vezes seguidas, ele, equivocadamente, quando ouviu que chamavam o seu nome, procurou o sacerdote Eli. Apesar de já estar fraco, Eli sabia perceber o chamado do Senhor e ensinou Samuel a escutá-Lo. Escutar a Voz de Deus, embora pareça complicado, é uma tarefa muito simples. Muitas vezes confundimos a voz do Deus com a voz dos homens, porque estamos com entendimento obscurecido e entendemos que somente através das pessoas chegaremos a Deus. No entanto, o Senhor está sempre a sussurrar baixinho o nosso nome e nos chama a cada momento. Deus é simples, sutil, brando e vivemos nos enganando quando esperamos Dele coisas extraordinárias. O poder de Deus é o Amor, a Brandura, a Bondade, a Ternura, e nós não O imaginamos assim!   Ainda hoje confundimos o chamado de Deus e damos satisfação às pessoas a quem pensamos servir. Na verdade, todos somos ferramentas a serviço do reino assim como também as pessoas a quem ouvimos são apenas instrumentos de Deus para nós. O Senhor deseja comunicar-se com cada um dos seus filhos em particular. Para que possamos conhecer o chamado do Senhor necessitamos entrar em sintonia com Ele, na oração, na meditação da Palavra. Somente assim conseguiremos identificar a Sua voz.  Todos nós precisamos ter esse momento com o Senhor para escutá-lo, e não confundir a Sua voz com a dos homens. – Você entende porque  precisa ficar a sós com Deus? – Você acha que Ele tem alguma coisa para lhe dizer?    O Senhor fala através dos seus pensamentos, dos seus sentimentos. Ele usa a sua natureza humana. Não espere coisas extraordinárias. Escute no silêncio, porque o silêncio grita! Aquele que escuta a voz de Deus,  torna-se um profeta, isto é, fala em  Nome Dele.

 

Salmo - Sl 39,2.5. 7-8a. 8b-9. 10 (R.8a. 9a)


R. Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade Senhor!

2Esperando, esperei no Senhor,*
e inclinando-se, ouviu meu clamor.
5É feliz quem a Deus se confia; +
quem não segue os que adoram os ídolos *
e se perdem por falsos caminhos.R.

7Sacrifício e oblação não quisestes,*
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,+
holocaustos por nossos pecados,*
8aE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R.

8bSobre mim está escrito no livro:
9'Com prazer faço a vossa vontade,*
guardo em meu coração vossa lei!'R.

10Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.

Reflexão - O Senhor abre os nossos ouvidos quando nós nos dispomos a esperar com paciência que Ele escute a nossa oração. O salmista nos ensina a receita: “eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor”. Estar à disposição de Deus é o nosso papel. Aguardar a sua manifestação para depois anunciar ao mundo todas as maravilhas que Ele nos revelar, é também, a nossa missão.

 

Evangelho - Mc 1,29-39


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39
Naquele tempo: 9Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. 38Jesus respondeu:
'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.

Reflexão -  somos curados (as) para servir a Deus através do próximo”
A Missão de Salvador de Jesus se manifestava no dia a dia da vida das pessoas, e Ele demonstrava isto, com as suas ações. Jesus não deixava nada o que tinha a realizar para o dia seguinte aproveitando todas as oportunidades para exercer a Sua ação libertadora. Assim, Ele tinha consciência de que precisava ir adiante, e não se prendia aos lugares e pessoas tendo como único objetivo, cumprir a Missão que o Pai lhe confiara. Não tinha tempo para descansar e também não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam.  Cuidava de todos, escutava a todos, atendia a todos. Tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças. Todos tinham vez na sua trajetória. Jesus curava as pessoas para que fossem úteis e tivessem uma vida eficaz. Hoje, como naquele tempo, Jesus continua pregando, ensinando, curando e, por meio de nós Ele se aproxima dos que estão necessitados, não se limitando somente a curar as pessoas fisicamente, mas tocando-as e ajudando-as a levantar-se. Hoje, também, Jesus continua nos visitando e, como a sogra de Pedro, somos curados (as) para servi-Lo. Assim, Jesus nos deu o exemplo do que precisamos fazer quando sairmos da Igreja. O louvar, o orar, o adorar a Deus é fundamental, porém não podemos ficar somente nisso: Ele nos envia também a tocar as pessoas, curá-las, compreende-las, amá-las. Isto é também evangelizar! - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? -Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor? – Você costuma aproximar-se das pessoas para ajudá-las a levantar-se?



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento15 de janeiro de 2020 às 06:17

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir