.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

JESUS, LUZ QUE MARCOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 1 de fevereiro de 2020.
Evangelho de Lc 2, 22-40.

A liturgia de hoje celebra a purificação de Maria e a apresentação de Jesus no Templo. Essa festa também é chamada de festa do “encontro e da luz”. Simeão e Ana encontram-se com o Messias-Salvador, antecipando e anunciando o nosso encontro com Jesus.
Quatro etapas compõem o texto do evangelho de Lucas: a fidelidade de Maria e José que vão ao Templo de Jerusalém para cumprirem a Lei de Moisés; o encontro de Simeão e Jesus. Simeão viu chegar a Luz e testemunhou em alta voz; o encontro de Ana com Jesus que passou a louvá-Lo e anunciá-Lo; e o encontro de Maria com a entrega de seu amado filho na cruz: “uma espada transpassará a alma” (Lc 2, 35).
José e Maria, obedientes à Palavra de Deus, levam Jesus ao templo de Jerusalém para cumprirem a lei de Moisés de apresentar o menino ao Senhor e oferecer o sacrifício de purificação da mãe. Todo o primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado ao Senhor.
A lei determinava que nos 7 dias que se seguiam ao nascimento do filho, a mãe era considerada impura. Devia depois ficar mais 33 dias em casa. No quadragésimo dia os pais deviam fazer o resgate de seu primogênito, oferecendo em sacrifício um cordeiro e uma pomba, se fosse pobre, oferecia duas rolas ou dois pombinhos.
No Templo Jesus é acolhido por Simeão, homem justo e temente a Deus, piedoso, cheio do Espírito Santo, e por Ana uma piedosa viúva, que já estava com 84 anos. O cântico de Simeão e as palavras de Ana revelam a missão de Jesus.
Simeão e Ana representam o povo de Israel, que ainda continuava fiel a Deus, na esperança da chegada do libertador. Um povo sofredor e pobre, que esperava a libertação e a salvação. Simeão e Ana reconhecem no menino, o Messias, que foi enviado por Deus para salvar, libertar e restaurar todos os povos. Simeão toma Jesus nos braços e o apresenta ao mundo como salvação que Deus oferece a todos.
Simeão louva o Senhor pelo cumprimento da promessa e anuncia o futuro do menino. Ele se dirige à Maria com as seguintes palavras: "este menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada atravessará a tua alma". Além de Simeão nos dizer quem é Jesus e qual a sua missão, nos alerta também para sua humanidade e divindade. E Jesus é apresentado no Templo e consagrado ao Senhor. A vida de Jesus é entregue desde o início nas mãos do Pai, uma adesão aos mandamentos e ao projeto de Deus.
As palavras de Simeão foram um anúncio da dureza da missão de Maria e de Jesus. Jesus, o Salvador, o Messias, é pobre, Ele encarnou a realidade do seu povo, especialmente os empobrecidos.
Simeão disse que esperava a “consolação de Israel”. Essa consolação tão esperada e anunciada era a felicidade e a tranquilidade que o Messias viria trazer: seu reino eterno e universal, reino de verdade e vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz. “Esse menino será causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será causa de contradição”. Ele profetizava que Cristo seria alvo de contradição porque uns seriam a favor, outros contra sua pessoa e sua doutrina. Em sua profecia Simeão não promete alegrias, mas sim dores fortes como golpe de espada.
Para Simeão foi revelado que ele não morreria sem ver o Salvador, por isso ele diz “que podia ir em paz”, porque já tinha conseguido ver a realização de seu sonho. Já tivera a oportunidade de ver Cristo, a salvação enviada pelo Pai. Com essa oração, Simeão fechava a jornada de sua vida. Ele exprime a Deus, os seus sentimentos de paz e confiança.
Simeão era sensível ao Espírito Santo, por isso reconhece no menino o Salvador da humanidade e luz que ilumina todos os povos. Assim como Simeão se nos deixarmos iluminar pelo Espírito Santo vamos identificar e acolher o Messias na criança frágil de Nazaré.
Ana, profetisa e pessoa piedosa não saia do templo servindo o Senhor. Ela estava lá também e à semelhança de Simeão, inspirada pelo Espírito Santo, louva o Senhor e fala do Menino, anuncia a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
E “O menino crescia e fortalecia-se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele”. A família é o lugar do crescimento em todos os sentidos, em estatura, sabedoria e graça. A Sagrada Família nos dá exemplo de humildade e obediência para que nós vivamos dentro do Espírito e da prática cristã. Jesus veio ao mundo com uma missão definida, trazer a mensagem divina até nós. Ele é a luz que nos ilumina quando nos deixamos iluminar, quando cooperamos com Ele. Ele nos deixa livres para acolhê-Lo, aceitá-Lo ou rejeitá-Lo, Jesus não impõe.
Essa festa da apresentação de Jesus também é conhecida como festa das luzes. Assim Como Simeão e Ana louvemos e anunciemos o Senhor que veio para iluminar o nosso caminho. Que o Senhor nos ajude viver a humildade, a obediência, o perdão e acima de tudo o amor.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário