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Janeiro 2020
Tempo Comum - Anos Pares II Semana -
Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: 1 Samuel 15, 16-23
Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul:
«Cala-te! Vou dizer-te o que o Senhor me disse esta noite.» Saul respondeu:
«Fala.» 17Samuel disse: «Apesar de te considerares pequeno, acaso não te
tornaste chefe das tribos de Israel, e não te ungiu o Senhor rei de Israel? 18O
Senhor enviou-te a essa expedição, dizendo: 'Passa ao fio de espada esses
amalecitas pecadores e combate contra eles até ao completo extermínio.'
19Porque não ouviste a sua voz e te lançaste sobre os despojos, fazendo o que
desagrada ao Senhor?» 20Respondeu Saul a Samuel: «Eu obedeci à voz do Senhor,
fui pelo caminho que Ele me traçou, trouxe Agag, rei dos amalecitas, e
exterminei esse povo. 21O povo somente tomou dos despojos algumas ovelhas e
bois, como primícias do que devia destruir, para os sacrificar ao Senhor, teu
Deus, em Guilgal.» 22Samuel replicou-lhe, então: «Porventura, o Senhor se
compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua palavra? A
obediência vale mais do que os sacrifícios, e a submissão, mais do que a gordura
dos carneiros.23A desobediência é tão culpável como a superstição, e a
insubmissão é como o pecado da idolatria. Visto, pois, que rejeitaste a palavra
do Senhor, também Ele te rejeita e te tira a realeza!»
Saul é tão maltratado na Bíblia, que chega a inspirar
compaixão. No nosso texto, é acusado por não ter sacrificado a Deus todos os
despojos, o que pressupõe falta de fé e de obediência a Deus. Saul não foi
certamente um santo. Mas o autor sagrado parece ter carregado as tintas para
fazer realçar a pessoa de David, cuja figura, com o decorrer do tempo, vai
sendo cada vez mais idealizada até chegar à do rei perfeito apresentado no
primeiro livro das Crónicas. O elemento mais considerável da narrativa está na
declaração de Samuel: a obediência vale mais do que o sacrifício. Trata-se de
uma relevante conquista do pensamento religioso: mais do que os actos de culto,
que podem não estar em sintonia com a fé, valoriza-se a vida; mais do que aos
actos externos de culto, dá-se importância à atitude interior da pessoa que os
pratica. A oferta sacerdotal e existencial de Jesus será caracterizada pela
obediência vivida no amor.
Evangelho: Mc 2, 18-22
Naquele tempo, 18os discípulos de João e os
fariseus guardavam o jejum. Vieram dizer-lhe: «Porque é que os discípulos de
João e os dos fariseus guardam jejum, e os teus discípulos não jejuam?» 19Jesus
respondeu: «Poderão os convidados para a boda jejuar enquanto o esposo está com
eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar. 20Dias virão em que o
esposo lhes será tirado; e então, nesses dias, hão-de jejuar.» 21«Ninguém deita
remendo de pano novo em roupa velha, pois o pano novo puxa o tecido velho e o
rasgão fica maior. 22E ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o
vinho romperá os odres e perde-se o vinho, tal como os odres. Mas vinho novo,
em odres novos.»
Ao contrário dos grupos religiosos do seu
tempo, incluindo o de João Baptista, os discípulos de Jesus não praticavam o
jejum. Porquê? Porque Jesus tinha introduzido no mundo o tempo gozoso das núpcias
entre Deus, o esposo, e o seu povo, a esposa. Não fazia sentido reiterar um
sinal que indicava luto. Além disso, não havia que precipitar os
acontecimentos: tempos viriam em que a adesão dos discípulos a Jesus havia de
lhes custar momentos difíceis em que, para fazer penitência, não seria preciso
estabelecer o jejum. As palavras sobre o «pano novo em roupa velha» e sobre
«vinho novo em odres velhos» convidam-nos a compreender a novidade introduzida
pelo Evangelho, confirmando a suspensão do sinal do jejum. Neste texto, Jesus
também polemiza contra um ritualismo que, como todos os ritualismos, pretende
planificar a própria salvação, esquecendo que ela é uma iniciativa absoluta de
Deus.
Meditatio
«A obediência vale mais do que os sacrifícios»
(1 Sam 15, 22). A nossa relação com Deus é verdadeira quando é modulada pela
obediência à sua vontade. Podemos ser tentados a buscar segurança em
interpretações arbitrárias da Palavra de Deus ou em formas de culto à medida
dos nossos interesses. Mas a obediência ao Senhor é a nossa única segurança.
Obedecer a Deus significa estar de alma e coração atentos e disponíveis às
inspirações do Espírito, preferindo-as ao nosso bom senso. Significa também
estar dispostos a converter-nos a uma maior autenticidade nas nossas formas de
culto, de modo que exprimam e motivem a nossa vida. Jesus também pede
disponibilidade superior à dos fariseus, muito preocupados com coisas a fazer
ou a evitar: «Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, pois o pano
novo puxa o tecido velho... E ninguém deita vinho novo em odres velhos...mas
vinho novo, em odres novos» (vv. 22-23). Jesus não escolheu para apóstolos
fariseus conhecedores da Lei, mas indisponíveis; escolheu pessoas talvez menos
cultas, mas abertas à graça, às novidades de Deus. Em cada Eucaristia, Jesus
enche-nos de um vinho novo, de um vinho forte e generoso, que é o seu sangue.
Esse vinho faz explodir a nossa generosidade, o nosso entusiasmo, o nosso zelo,
o nosso amor. Se isso não acontece, há que pedir-Lhe um «odre novo», um coração
novo, que é o seu próprio Coração. Só unidos ao Coração de Jesus, tendo em nós
os seus sentimentos, podemos receber em nós o vinho novo da Nova Aliança.
Lembram-nos as nossas Constituições: «Do Coração de Cristo, aberto na cruz,
nasce o homem de coração novo, animado pelo Espírito» (n. 3). Este nascimento,
preanunciado a Nicodemos (cf. Jo 3, 3.5), realizou-se na transfixão do Lado,
onde a água que brota de Cristo é sinal do dom do Espírito, do Baptismo, do
nascimento da Igreja e, na Igreja, de cada um de nós. "O homem de coração
novo" é uma expressão bíblica: "Dar-vos-ei um coração novo" (Ez
36, 26; cf. Sal 51(50), 12). NO AT e no NT o coração é o lugar onde o homem
encontra Deus. E esse encontro torna-se total e efectivo no "Coração de
Cristo, aberto na cruz"(Cst. 3). De facto, Jesus em vista da nossa
"conversão permanente" (Cst. 144), convida-nos a irmos à escola do
Seu Coração: «Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração» (cf. Mt 11,
29). S. Paulo também exorta a nos "revestir-nos do homem novo, criado
segundo Deus, na justiça e na santidade verdadeira" ( Ef 4, 24; cf. Col 3,
9-11). A realidade do "homem de coração novo, animado pelo Espírito",
que nasce do "Coração de Jesus, aberto na cruz" (Cst 3) é um tema importante
p ara o Pe. Dehon e para nós. Por isso, é várias vezes retomado nas
Constituições (cf. nn. 10.11.21.39).
Oratio
Senhor Jesus, abre a minha mente e o meu
coração para receber o grande dom do teu Espírito, de modo que eu não rebente,
qual odre velho, mas seja repleto de uma vida nova, que Te dê glória e seja
útil aos meus irmãos. Animado pelo mesmo Espírito, farei, não a minha, mas a
vontade do Pai, e crescerei na inteligência do coração, para não me encerrar em
certezas da minha razão, mas permanecer aberto à exigências da tua Palavra,
fonte de vida e de novidade. Amen.
Contemplatio
«Eis-me aqui, meu Deus, para vos servir e para
fazer a vossa vontade: «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua
palavra». Esta é a regra, Maria obedece. Está escrito na lei, no Levítico e no
Êxodo. A jovem mãe apresentar-se-á no templo para ser purificada, quarenta dias
depois do nascimento de um filho e oitenta dias depois do nascimento de uma
filha. Maria não costuma hesitar quando se trata da lei. Cumpre tudo à letra,
segundo a Lei de Moisés. No quadragésimo dia, está em Jerusalém. Não examina se
está dispensada pelo carácter sobrenatural da sua maternidade... Como o seu
divino Filho, renuncia a todo o privilégio e, contente com a sorte comum,
obedece à lei. Jesus obedece e deixa-se levar, apresentar, resgatar, Maria
obedece também e deixa-se purificar. Como Jesus, Maria leva no meio do seu
Coração a lei de Deus, como sua regra de vida. Oh! Como esta obediência
pontual, humilde, heróica, condena todas as nossas hesitações, toda a nossa procura
de excepções e de dispensas! Maria podia dizer: Eis a serva do Senhor. E eu
posso dizer: Ecce venio: eis que venho, Senhor, para obedecer, para fazer a
vossa vontade. Sou teu servo. Em que é que ainda sou recalcitrante à lei, à
vontade divina? Examinar-me-ei e mudarei (Leão Dehon, OSP 3, p. 119s.).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«A obediência vale mais do que os sacrifícios» (1 Sam 15, 22).
| Fernando Fonseca, scj |
Obrigado Senhor, Obrigado Dehonianos!!!
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