.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

“ESTE É O MEU FILHO AMADO NO QUAL EU PUS O MEU AGRADO” – Olivia Coutinho

 DOMINGO - SOLENIDADE DO BATISMO DO SENHOR!
 Dia 12 de Janeiro de 2020
 Evangelho de Mt3,13-17

Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, celebramos a Solenidade do seu Batismo! Festa que marca a passagem do ciclo Natalino para o Tempo Comum, lembrando-nos o início do Ministério de Jesus.
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, nos coloca às margens do rio Jordão, local onde Jesus se misturou aos pecadores para também, assim como eles, receber o Batismo de João. O ponto forte deste  evangelho, é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho, no momento decisivo de sua vida!
O texto começa dizendo, que Jesus veio da galileia para o rio Jordão a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Vendo Jesus aproximar-se dele, para receber o batismo, João se surpreende, a princípio,  recusa a batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?” Mas os argumentos de Jesus, convencem João e o Batismo de conversão, acontece, mesmo não sendo necessário, já que Jesus não tinha pecados, não precisava de conversão, como nós.
Ao entrar na fila para receber o Batismo de João, Jesus assume publicamente a nossa humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores, solidarizando-se com eles. Com este gesto de total humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro, que Ele, na sua trajetória terrena, não faria uso de suas prerrogativas divinas.
Recebendo um Batismo de conversão, o qual era destinado somente aos  pecadores, Jesus “desce” até a fragilidade humana, se fazendo totalmente humano, exceto no pecado. Diferente do nosso Batismo, quando acontece o inverso, nós “subimos” para nos aproximar do Divino!
Foi na sua humanidade, que Jesus se revelou totalmente Divino! 
No Batismo de Jesus, acontece uma Teofania, isto é: a manifestação do Deus Trindade: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta Nele de forma visível, em forma de pomba, o que  vem nos  mostra claramente, a harmonia entre as três pessoas da Trindade Santa: Pai, Filho, Espírito Santo! 
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito de Deus que o apresentou carinhosamente  à humanidade, dá início ao Seu Ministério, disposto a dar a vida por aqueles que o Pai lhe confiara. 
Passando pelas águas do Batismo, Jesus abre para a humanidade, um caminho novo, com a proposta de transformar o nosso presente, e garantir o nosso futuro, abrindo as portas do céu para nós!
O Batismo de Jesus deve ser ampliado na vida de cada um de nós, pois este sacramento, é um chamado a vivencia da fé, a assumirmos o nosso compromisso  missionário.
É importante termos um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo; o Batismo, não deve ser visto como uma tradição, como uma bênção para que a criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados. No Batismo, é selado o nosso compromisso com Deus, ao sermos Batizados, somos inseridos em Cristo, tornando-nos participantes da sua vida! Quando criança, nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando no campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa a ser nossa, no Sacramento da Crisma, confirmamos este compromisso.
Participar da Festa do Batismo de Jesus é fazer memória do nosso Batismo!
Quem assume o seu Batismo, passa a ser  como Jesus: pessoa para outra pessoa!
Ao sermos Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, repete-se no coração da Igreja, a mesma manifestação de Deus, como no Batismo de Jesus: “Tu és o meu Filho (a) amado!” 
Você guardou a data do seu Batismo? Se você guardou, celebre-a, pois o dia do nosso Batismo é tão importante quanto a data do nosso nascimento.

 
FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


4 comentários:

  1. maravilhosa reflexão. sou ministra da eucaristia e sempre faço celebração da palavra aqui em minha comunidade. moro na cidade de Oriente-SP. Paróquia Nossa Senhora Aparecida. hoje mesmo vou fazer a celebração. as reflexões me ajudam muito. Que Deus continue abençoando vocês. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário aproveito bastante para fazer a celebraçao em minha comunidade. Que Deus lhe abençoe sempre. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta: porque em alguns fim de semana não tem seu comentário?

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir