.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

-O HOMEM DA MÃO SECA-Mc 3,1-6-José Salviano


22 de Janeiro-2020

Evangelho – Mc 3,1-6

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

Naquele tempo:
Jesus entrou de novo na sinagoga.
Havia ali um homem com a mão seca.
Alguns o observavam
para ver se haveria de curar em dia de sábado,
para poderem acusá-lo.
Jesus disse ao homem da mão seca:
'Levanta-te e fica aqui no meio!'
E perguntou-lhes:
'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?
Salvar uma vida ou deixá-la morrer?'
Mas eles nada disseram.
Jesus, então, olhou ao seu redor,
cheio de ira e tristeza,
porque eram duros de coração;
e disse ao homem:
'Estende a mão.'
Ele a estendeu e a mão ficou curada.
Ao sairem, os fariseus com os partidários de Herodes,
imediatamente tramaram, contra Jesus,
a maneira como haveriam de matá-lo.
Palavra da Salvação.

 

         Quando Jesus convida aquele homem para vir para o meio, isso significa que ele. O homem da mão seca, não deveria ser discriminado pelo seu defeito físico, mas sim, deveria estar no meio de todos, participando daquele evento religioso na sinagoga.
Quantos de nós já discriminamos defeituosos físicos? E não só os aleijados, mas também os negros, nordestinos, as feias, os paraplégicos?
Neste Evangelho, Jesus não só faz uma demonstração pública do seu poder, como também combate a discriminação daquele povo, e nossa. Além de enfrentar a ridícula lei do sábado. Jesus deu muito mais valor a vida, a caridade, do que a observância pura e simples do sábado levado às últimas consequências pelos judeus, num verdadeiro fanatismo.
Jesus entra no templo e logo percebe um irmão excluído pelo defeito que tinha em uma das mãos. Sentado no chão, com vergonha e com pena de si, o pobre homem tentava se conformar com a cruz que tinha de carregar.
        Era dia de sábado, e segundo a lei não era permitido fazer absolutamente nada.      
         Estavam presentes os lideres judaicos, escribas e fariseus, que se julgavam os puros observadores da lei de Israel, a observar se Jesus teria coragem de curar aquele homem em pleno dia de sábado. Eles não disseram nada. Somente estavam observando, mas Jesus percebeu os seus pensamentos e sem nenhum temor, pede ao aleijado que se levante. Todos de olhos nos dois, principalmente os escribas e fariseus. E Jesus então pergunta aos presentes, especialmente aos seus adversários:
 "Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?"
Em seguida, Jesus cura, aquele homem libertando-o daquele defeito que o marginalizava, que o humilhava.
        Os lideres judaicos, furiosos, trocam entre si opiniões, sobre  como eliminar Jesus, que segundo eles, estava desrespeitando a Lei.                                         
         Ao contestar a observância religiosa do repouso sabático, imposta pela Lei de Israel, Jesus mostra que o mais importante, é salvar a vida, é fazer o bem, e não observar cegamente um preceito religioso por observar. Este foi um dos quatro gestos de Jesus que Ele agride a ordem legal defendida pelos mandatários local. Jesus não se intimida e, ostensivamente, toma a iniciativa provocadora de passar por cima daquele preceito religioso e libertar aquele pobre homem do seu motivo de humilhação social. Enquanto que os seus oponentes, que se julgavam tão santos, tramam a morte de Jesus.


Tenha um bom dia. José Salviano

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário