.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 26 de janeiro de 2020

“QUEM BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, NUNCA SERÁ PERDOADO...- Olivia Coutinho


Dia 27 de Janeiro de 2020
Evangelho de M3,22-30
Em meio a tanta inversão de valores, o homem vai distanciando de sua verdadeira origem, origem de  filho e de filha de Deus.  Muitos, não querendo enxergar a verdade que liberta para não terem que mudar de vida, criam suas próprias verdades, interpretam a palavra de Deus do jeito que lhes convém...                          O testemunho de quem conhece e vive a verdade, chega a incomodar quem não quer enxergar esta  verdade, quem nega ter Jesus como centralidade de sua vida. É daí que vão surgindo as divisões entre as pessoas, até mesmo na família,  uns aceitam a proposta de Jesus e se propõe a segui-lo, outros, fazem opção pelas as propostas do mundo.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que alguns Mestres da lei, que haviam vindos de Jerusalém, com o único objetivo de investigar Jesus, disseram que Ele estava possuído por Beelzebu, isto é, que Jesus expulsava os demônios pelo o poder do próprio demônio. Eles faziam isso, na tentativa de desmascarar Jesus diante o povo. Mesmo testemunhando os milagres realizados por Jesus, essas autoridades, se recusavam, em enxergar a verdade tão clara diante de seus olhos. Dizer que Jesus estava possuído pelo o poder do mal, foi uma ofensa gravíssima a Deus, uma blasfêmia contra o Espírito Santo, o pecado da negação, isto é: negar a divindade de Jesus. 
O pecado contra o Espírito Santo, é o fechamento do coração à graça de Deus. Não é Deus quem nega o perdão, é a pessoa que o recusa, portanto é um pecado sem perdão, afinal, a graça de Deus não entra num coração fechado. Os mestres da lei, estavam decididos a provocar algum motivo para incriminar Jesus, por não aceitarem um Messias que se misturava com os pobres, os excluídos da sociedade. Eles esperavam pelo o Messias, mas um Messias com poderes políticos que os libertasse da dominação do império romano. Ao perceberem, que Jesus ia ganhando cada vez mais a confiança do povo, eles passaram a enxerga-lo como uma ameaça. Anunciando a verdade que liberta, Jesus passou a incomodá-los, pois eles se beneficiavam da mentira. A partir do momento, em que Jesus expulsou um espírito impuro, que dominava um homem numa sinagoga, eles se empenharam em difamar Jesus, com o objetivo de colocar o povo contra Ele.
O texto chama a nossa atenção sobre a importância de reconhecermos em todas as ações vivificantes, a presença de Deus! Toda ação de bondade, é obra de Deus, independente de quem as realiza.
Para termos um olhar profundo diante os fatos, precisamos estar abertos ao Espírito Santo, pois é o Espírito Santo que nos faz diferenciar o que é de Deus daquilo que não é de Deus.
Fechados a ação do Espírito Santo, como os mestres da lei, não enxergamos a presença de Deus nas pessoas, nos acontecimentos, e assim vamos deixando nos contaminar pela insensibilidade dos que não querem crer.
A todo instante, Jesus nos chama à conversão, para atendermos este seu apelo, precisamos estar abertos a ação do Espírito Santo, é o Espírito Santo que fala à nossa consciência, que nos leva ao arrependimento. Se não nos abrimos ao Espírito Santo, vamos perdendo a noção até mesmos, do que é pecado, e assim, não buscamos a conversão por acharmos não necessitados dela.
Jesus venceu o mal, nós também, se ligados a Ele, haveremos de vencê-lo.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir