.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

-JESUS FOI BATIZADO POR JOÃO- Mt 3,13-17-José Salviano


SOLENIDADE DO BATISMO DE JESUS
ANO A
12 de Janeiro-2020
Evangelho – Mt 3,13-17

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

 

2ª Leitura - At 10, 34-38

Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,34-38
Naqueles dias:
Pedro tomou a palavra e disse:
'De fato, estou compreendendo
que Deus não faz distinção entre as pessoas.
Pelo contrário, ele aceita quem o teme
e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença.
Deus enviou sua palavra aos israelitas
e lhes anunciou a Boa-Nova da paz,
por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia,
a começar pela Galiléia,
depois do batismo pregado por João:
como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus
com o Espírito Santo e com poder.
Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando
a todos os que estavam dominados pelo demônio;
porque Deus estava com ele.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Jesus não  é como nós. Ele não faz distinção de pessoas.  Nós escolhemos as nossas amizades, não nos relacionamos com quem não é do nosso nível, e, o pior, discriminamos aqueles e aquelas que não são como nós.  E até criticamos, falamos mal de todos os nossos irmãos e irmãs, que vivem mal, que são pobres, mal vestidos, que têm maus hábitos, e principalmente quem  não é colunável!

Deus aceita e acolhe a todos, principalmente os que praticam a justiça, e ouvem  e  seguem a palavra.

Jesus andou por toda parte, pregando a Boa Nova  e curando a todos os que o procuravam.  Não importando se eram estrangeiros, pobres, pecadores, pagãos, etc.

Assim também devemos ser.  Acolher a todos os irmãos e irmãs. Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a quantos pudermos.

Não devemos discriminar a ninguém. Pois quando desprezamos alguém, é a Jesus que desprezamos.

Não importa se o nosso irmão seja pobre, negro, nordestino. Vamos tratá-lo como gostaríamos de sermos tratados por Jesus. Vamos amá-los como Jesus nos amou!

Evangelho - Mt 3,13-17

Depois de ser batizado, Jesus viu o
Espírito de Deus pousando sobre Ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 3,13-17
Naquele tempo:
13Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão,
a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele.
14Mas João protestou, dizendo:
'Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?'
15Jesus, porém, respondeu-lhe:
'Por enquanto deixa como está,
porque nós devemos cumprir toda a justiça!'
E João concordou.
16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água.
Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus,
descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia:
'Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus o meu agrado'.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

O batismo de Jesus marca o início da sua missão, o início da sua vida pública. Também na liturgia da Igreja hoje tem início o tempo comum de cor verde. Verde de esperança de que através da vivência do nosso batismo, mereceremos ser dignos das promessas de Cristo e assim alcançaremos a Vida Eterna. 
O Batismo de Jesus marcou o início do seu projeto, e ao chegar o fim da sua missão, Ele envia os apóstolos para continuar o seu trabalho, iniciando-o também pelo batismo. E fez isso após a sua ressurreição. "Ide, pois, fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei".
O nosso Batismo marcou  o nosso ingresso na vida da Igreja, marcou a nossa iniciação cristã, ou seja, pelo batismo passamos a fazer parte da Igreja Católica apostólica Romana.
Hoje em dia, portanto, em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã dos adultos começa desde a entrada deles no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única celebração dos três sacramentos: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Nos ritos orientais a iniciação cristã das crianças começa no Batismo, seguido imediatamente pela Confirmação e pela Eucaristia, ao passo que no rito romano ela prossegue durante os anos de catequese, para terminar mais tarde com a Confirmação e a Eucaristia, ápice de sua iniciação cristã. (Catecismo)
E pensar que todos os malvados da sociedade  também foram batizados! Assim como  aqueles que hoje estão no mundo do crime, também foram batizados um dia em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na verdade, todos ou quase todos foram batizados.  Os que optaram por ganhar dinheiro no mole, e os que dão duro para ganhar o seu sustento, outros cujas preferências de vida íntima foge ao ritmo natural do instinto humano os impedindo de viver diante de Deus.

Mas felizmente há aqueles que procuram viver o seu batismo da forma mais acertada possível, seguindo o Evangelho e sendo continuadores da missão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mais a maioria das pessoas desse mundo  ainda estão sendo batizadas.  Mesmo que tenha sido um batismo puramente social, com fotos e seguido de almoço com a família...
Não somos contra tirar fotos para guardar de lembrança o dia do nosso batismo, nem de uma reunião familiar num almoço ... Porém, o que não deve ser esquecido ou deixado de lado, é o significado do nosso batismo, a responsabilidade dos nossos padrinhos, com a salvação dos afilhados, pois o que importa mesmo é viver o nosso batismo.
Mas afinal de contas, o que significa mesmo viver o nosso batismo?  Sabemos que através do Batismo nós passamos a fazer parte da Igreja de Jesus Cristo. No batismo recebemos o Espírito Santo, que faz morada em nós. Também pelo batismo os nossos pecados foram todos perdoados.  É importante ter em mente que depois voltamos a pecar. Pois diariamente pecamos, ofendendo a Deus e ao irmão, por mais santo que sejamos.  Mas Deus nos deixou a Igreja com os seus recursos de salvação para que não nos percamos pelos caminhos das trevas que nos levam ao fogo eterno.
Portanto, viver o nosso batismo é nos empenhar para seguir a Cristo, os seus ensinamentos, ao mesmo tempo que nos dedicamos também a levar a salvação para os nossos irmãos.
O batismo  é um só. Não existem dois batismos. Um na Igreja, e depois de um certo tempo, outro batismo em uma outra religião.
Pense nisso  se você está sendo seduzido ou conduzido a uma mudança de religião.
Jesus foi batizado por João Batista e ungido pelo Pai com o Espírito Santo como Messias de Israel: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu bem-querer!” (Mt. 3,17).  O entrar e sair da água significava o começo de uma vida nova. Na água eram sepultados os pecados do passado e o subir das águas do rio significava o começo de nova vida como discípulo do Batista.
Hoje, o significado do nosso batismo, é que somos sacramentalmente assimilados a Jesus, o qual antecipa em seu Batismo a sua Morte e a sua Ressurreição. Nós entramos neste mistério de rebaixamento humilde ao descer à água com Jesus para subir novamente com Ele. Assim no batismo renascemos da água e do Espírito para unirmos ao filho bem-amado do Pai e "viver uma vida nova". Sepultemo-nos com Cristo pelo Batismo, para ressuscitar com Ele; desçamos com Ele, para ser elevados com Ele; subamos novamente com Ele, para ser glorificados nele.
Porém, antes que isso aconteça, precisamos passar por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.  É por isso que viver o nosso batismo não é brincadeira.  Pois precisamos passar diariamente pela porta estreita do sacrifício, da negação de nós mesmos, COMBATENDO OS NOSSOS DEFEITOS E SUPORTANDO OS DEFEITOS DO NOSSO IRMÃO, e acima de tudo fazendo a vontade do Pai.  Só assim mereceremos um dia a glorificação prometida por Jesus.

No dia da transfiguração de Jesus, a qual foi uma pequena amostra da sua glória futura e também nossa, Pedro demonstrou que ainda não tinha compreendido nada disso,  quando falou a Jesus que seria muito bom armar tendas ali mesmo e ficar desfrutando daqueles momentos mágicos para sempre, vivendo com Cristo sobre a montanha.  Porém Jesus reservou essa maravilha a Pedro, para depois da sua morte. Mas enquanto a morte não chegava, Ele mesmo disse: Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, crucificado na terra. A Vida desce para fazer-se matar; o Pão desce para ter fome; o Caminho desce para cansar-se da caminhada; a Fonte desce para ter sede; e tu recusas Sofrer?
Temos por hábito viver reclamando dos nossos sofrimentos. Se pararmos um minuto para pensar o quanto Jesus sofreu sem ter feito nada de errado, sofreu inocentemente sem nada reclamar, oferecendo-se ao Pai pelos nossos pecados, poderemos chegar ao bom senso de que o nosso sofrimento  é nada comparando com o sofrimento e Jesus.

Meu irmão, minha irmã. Faça hoje uma revisão da sua vida, avaliando o como você tem vivido o seu batismo.  Reflita, pense. Esta vida é curta. Esta vida um dia termina. Mude hoje a sua vida para que um dia você saindo desta vida dura, mereça alcançar a vida que dura para sempre na glória de Deus Pai! Amém.

Um bom domingo.

José Salviano.



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir