.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

-OS DISCÍPULOS PEGARAM TRIGO-Mc 2,23-28-José Salviano


21 de Janeiro-2020

Evangelho – Mc 2,23-28

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

 

Jesus estava passando por uns campos de trigo,
em dia de sábado.
Seus discípulos começaram a arrancar espigas,
enquanto caminhavam.
Então os fariseus disseram a Jesus:
'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado
o que não é permitido?'
Jesus lhes disse:
'Por acaso, nunca lestes
o que Davi e seus companheiros fizeram
quando passaram necessidade e tiveram fome?
Como ele entrou na casa de Deus,
no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote,
comeu os pães oferecidos a Deus,
e os deu também aos seus companheiros?
No entanto, só aos sacerdotes é permitido
comer esses pães.'
E acrescentou:
'O sábado foi feito para o homem,
e não o homem para o sábado.
Portanto, o Filho do Homem
é senhor também do sábado.'
Palavra da Salvação.

 

Este foi um ponto muito forte de conflito entre Jesus e os saduceus.  A observância do dia de sábado, a qual,  a elite religiosa usava para arrecadar muito dinheiro.

Neste Evangelho, a bronca não é necessariamente contra a pessoa de Jesus, mas sim, contra os seus discípulos, os quais pegam espigas de trigo para  matar a fome.  Repare que eles não foram condenados por estarem roubando trigo naquela plantação,  mais sim por fazer isso num dia de sábado.  Era costume  se pegar alguma  comida nas plantações, desde que não fosse exagero.

O descanso sabático era algo sagrado e inquestionável para os israelitas. De modo que eles não se conformavam  de ver Jesus que se dizia o Filho de Deus, desrespeitar  a lei do sábado. Ficavam furiosos, e partiam para cima de Jesus com toda força  do seu poder verbal, de forma condenatória.

Os fariseus andavam sempre na cola de Jesus para ver se conseguiam pegar algum ato ilícito dele.  E aconteceu que os discípulos pegaram espigas para comer. Vendo isso, os fariseus, repreenderam-nos, por não estarem respeitando a Lei do descanso do sábado.
A resposta de Jesus, como  sempre, foi contundente!
“O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
A expressão FILHO DO HOMEM, era um título usado pelo próprio Jesus em várias circunstâncias, para expressar a sua humanidade. É claro, que Jesus é o FILHO DE DEUS, e sabemos muito bem  disso.
Acontece, que Jesus sempre fazia referência aos profetas, e sabia a Bíblia de cor e salteado, principalmente por Ele ser Deus.
Jesus durante sua vida oculta, ou seja, antes dos 30 anos, antes de se expor publicamente na sua missão, Ele frequentava as Sinagogas e estudava habitualmente as escrituras.  Porém o motivo pelo qual Ele conhecia como ninguém os escritos sagrados, e toda a História da Igreja, e tudo o que os profetas disseram, era pelo fato de ser Ele o próprio Deus em pessoa visível.

O título FILHO DO HOMEM, vem do Antigo Testamento. Por exemplo. No livro de Ezequiel, ele aparece 93 vezes, para explicar a condição humana daquele profeta. Ou seja, ele, apesar de ser um iluminado, era uma criatura humana.
Também no livro do profeta Daniel, o FILHO DO HOMEM aparece como aquele que não se deixa dominar pela ideologia dominante, dos impérios animalescos daqueles tempos. 
Jesus foi Aquele que veio para realizar o Reino de Deus na Terra. O reino humanizado, que defende os direitos dos menos favorecidos. Ele veio para nos propor um Reino de Deus, um reino humanizado e humanizador, que nos propõe VIDA EM ABUNDÂNCIA.
Assim, a proposta do FILHO DO HOMEM é contrária das propostas do mundo em que vivemos.

O mundo nos oferece um estilo de vida que nos leva a morrer bem mais cedo. Comida com alto teor de sódio, de açúcar, e de gorduras. Bebidas alcoólicas, drogas, noitadas, e EFEITODS COLATERAIS dos medicamentos em geral.  Tudo isso sem falar, é claro, dos jovens que morrem nas brigas, sem falar das balas perdidas, e dos que morrem nos assaltos.
Do mesmo modo, vemos muitos jovens de 12 anos, já obesos, por serem apaixonados pelas comidas dos “fast foods”.
Jesus assumiu esta missão humanizadora,  e convidou a todos nós a seguir com Ele, a seguir seus passos colaborando pela elaboração de um mundo melhor, justo e saudável.
Ele nos convida a orar sem cessar, a sermos cristãos toda hora, todos os dias, inclusive no sábado. Pois,  “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário