.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

-O REINO DE DEUS É COMO A SEMENTE QUE GERMINA SÓ-Mc 4,26-34-José Salviano


31 de Janeiro-2020

Evangelho – Mc 4,26-34

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

Naquele tempo:
Jesus disse à multidão:
'O Reino de Deus
é como quando alguém espalha a semente na terra.
Ele vai dormir e acorda, noite e dia,
e a semente vai germinando e crescendo,
mas ele não sabe como isso acontece.
A terra, por si mesma, produz o fruto:
primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga
e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
Quando as espigas estão maduras,
o homem mete logo a foice,
porque o tempo da colheita chegou'.
E Jesus continuou:
'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?
Que parábola usaremos para representá-lo?
O Reino de Deus é como um grão de mostarda
que, ao ser semeado na terra,
é a menor de todas as sementes da terra.
Quando é semeado, cresce
e se torna maior do que todas as hortaliças,
e estende ramos tão grandes,
que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
Jesus anunciava a Palavra
usando muitas parábolas como estas,
conforme eles podiam compreender.
E só lhes falava por meio de parábolas,
mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo.
Palavra da Salvação.

 

O Reino de Deus é como a semente que germina só sem a nossa intervenção, mas sim, pelo poder e graça de Deus, o Criador de tudo o que existe.  Deus criou tudo e deixou em nossas mãos para que continuemos o seu trabalho, para que providenciemos a continuidade da vida no Planeta Terra. Infelizmente, alguns providenciam a morte não só das pessoas como da natureza. É o caso dos agrotóxicos exagerados e venenosos que nos causam inúmeras doenças principalmente o câncer que dá muito lucro à indústria farmacêutica.

O Reino do Céu é parecido com a germinação da planta. O homem apenas semeia, e Deus por meio da mãe natureza, cuida da germinação e da produção de grãos e frutos.

Nós catequizamos, anunciamos o Evangelho e Deus cuida da conversão daqueles e daquelas que nos ouvem.

A explicação da parábola da semente que cai na terra germina e dá frutos, é o seguinte: Nós que nos entregamos pela causa do Reino de Deus, anunciando o seu Evangelho, lançamos a semente da palavra em vários tipos de solos, os quais vão germinar essa semente pela graça e poder de Deus, enquanto dormimos.

Na verdade, alguns de nós fazemos entrega total de nós mesmos, como o fazem os sacerdotes e as freiras. Ou seja, nós, os leigos engajados, também somos exemplos de auto entrega pela evangelização. Somos catequistas e renunciamos a uma porção de coisas para poder realizar de forma aceitável o nosso trabalho. Primeiro lutamos 24 horas por dia para renunciar o pecado. O que não quer dizer que o conseguimos  totalmente. Mas pelo menos tentamos. Em seguida renunciamos a uma porção de coisas como o lazer, o convívio total com a família, etc.  

Nesta parábola, o grão que não morre fica só... Aqui o trecho do evangelho se refere àqueles que nem estão aí para o Reino de Deus. Querem mais é cuidar da  sua vida e não têm tempo para Deus. E aí acontece o contrário do que eles almejam. Suas vidas acabam definhando-se pela ausência de Deus. Não é que Deus seja vingativo e os abandona. Mas são as consequências da indiferença e da falta de fé!

Em outras palavras, Deus nãos nos abandona, mas sim, somos nós que  O abandonamos por causa do nosso individualismo e o apego às coisas desta vida.

O grão, para multiplicar-se em novos frutos, tem que cair na terra e morrer. Isso é a doação de si mesmo, dizer não aos instintos para poder se aproximar de Deus, se santificando para poder santificar os outros. É a comunicação da palavra, a fraternidade e o serviço à vida.

A morte não é o último ato isolado da existência humana, mas é o termo de uma vida devotada ao amor fraterno, por amor a Deus. Apegar-se à vida é querer resolver os problemas da existência com os nossos recursos sem recorrer à força poderosa e infinita de Deus que está sempre à nossa disposição. É quando não conseguimos os nossos intentos, pois tudo é mais difícil quando nos afastamos do Pai. O ideal ou o certo é guardar a vida da alma para a vida eterna plantando aqui para colher um dia lá. Para chegar a esse ponto, temos que dar o desprezo a esta ideologia de sucesso e poder, que impõe a submissão pelo temor. Quem não teme a própria morte está livre para colocar-se totalmente a serviço da vida eterna. O seguimento de Jesus se faz com o abandono total de si mesmo, a favor da evangelização.

 

Fica com Deus. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário