.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de dezembro de 2019

Tudo acontece em razão da nossa fé-Helena Serpa


6 DE DEZEMBRO DE 2019

6a. FEIRA DA 1ª. SEMANA DO

ADVENTO

Cor roxo

1ª Leitura - Is 29,17-24


Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o  prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: 'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo,
honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel;
24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria
e os maldizentes concordarão em aprender'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão -expectativa promissora”

O profeta Isaías nos fala de um tempo vindouro em que haverá uma completa transformação no mundo quando vier o Santo de Jacó, Aquele o qual fará uma completa transformação nas coisas criadas e no homem, criado à Imagem e Semelhança de Deus. Podemos considerar que este tempo já chegou e a transformação já acontece em vista da conversão do nosso coração. Jesus é o Santo de Jacó e a obra da nossa conversão é uma decorrência da nossa experiência com a salvação que Ele veio nos oferecer. A transformação do nosso coração, o reconhecimento das maravilhas de Deus, a fraternidade nos nossos relacionamentos humanos, a alegria e o louvor são características desse tempo novo que Deus preparou para cada um de nós. Por isso, a expressão, “dentro de pouco tempo”, nos faz ter uma expectativa promissora em relação à condição da nossa vida pessoal depois que temos um encontro com Jesus. A esperança é a nossa maior arma e até “os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. O Senhor espera pelas nossas resoluções e pelo dia em que honraremos o Seu nome no meio do povo. – Qual é a sua expectativa e conscientização diante da chegada de mais um Natal? – Com que espírito você vivencia este tempo? – Você percebe que o Santo de Jacó já veio e que mais uma vez quer transformar o seu coração? – Como você tem vivido a experiência de Cristo com as outras pessoas? Como estão os seus relacionamentos?

 

Salmo - Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)


R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor*
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor*
e contemplá-lo no seu templo. R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor! R.

Reflexão - Precisamos ter consciência de que Jesus é a nossa luz e salvação  para nos sentir seguros e firmes. Não podemos temer os homens nem as circunstâncias que nos são adversas. Deus vem em nosso auxílio para atender ao desejo do nosso coração de habitar no Seu santuário por toda a nossa vida. E a morada de Deus conosco, enquanto aqui estamos, é o nosso coração que pulsa no ritmo do Seu coração e nos encoraja para assumir os encargos que Ele nos confiar.  

 

Evangelho - Mt 9,27-31


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31
Naquele tempo: 27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando:
'Tem piedade de nós, filho de Davi!' 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes:
'Vós acreditais que eu posso fazer isso?' Eles responderam: 'Sim, Senhor.' 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.' 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. Palavra da Salvação.


Reflexão – “tudo acontece em razão da nossa fé”
'Vós acreditais que eu posso fazer isso?' É esta a pergunta que Jesus nos faz hoje, no agora da nossa vida, diante dos nossos pedidos aparentemente impossíveis e que fogem à nossa capacidade de resolvê-los. Diante da resposta positiva dos dois cegos, Jesus lhes afirmou: 'Faça-se conforme a vossa fé.  Os cegos tinham consciência de sua cegueira e tinham plena confiança de que Jesus poderia realizar aquele milagre, e foi isso que aconteceu. Nós também precisamos ter consciência de que os “milagres” que precisam acontecer na nossa vida estão condicionados à nossa convicção de que eles constituem para uma necessidade vital. Jesus não está à mercê dos nossos caprichos nem dos nossos desejos infantis que muitas vezes são apenas brinquedinhos para que possamos nos divertir. Ele conhece o mais profundo do nosso ser, conhece as circunstâncias da nossa vida e, principalmente, como poderemos usufruir do resultado da Sua intervenção na nossa vida. Não vivemos para nós mesmos, precisamos enxergar também que o nosso próximo precisa também que o milagre aconteça em nós. Enxergar é a função principal dos nossos olhos físicos, no entanto, não nos basta ver para somente contemplar, mas, para tomar decisão, agir, ajudar e participar. A partir da nossa fidelidade e da nossa perseverança, da nossa firmeza de propósitos, Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir das nossas intenções e nosso desejo de elevar o mundo. Que o Senhor nos abra os olhos espirituais para que possamos também distinguir as necessidades das pessoas ao nosso redor. – Você tem consciência da sua cegueira?  - O que você ainda não está conseguindo enxergar? – O que você tem pedido ao Senhor, neste momento da vida: coisas materiais, saúde, condições financeiras? – O que você acha que mais está precisando? – Você pede com fé?



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pela precisão nós comentários. Deus abençoe e guarde.
    Teresina- PI.

    ResponderExcluir