.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 14 de dezembro de 2019

MEMÓRIA DE SÃO JOÃO DA CRUZ-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 14/12/2019
-(Mateus 17,10-13)
MEMÓRIA DE SÃO JOÃO DA CRUZ PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
– Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo, Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
– Palavra da salvação...
-Reflexão:
" Os discípulos perguntaram a Jesus: porque os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro? " Mt 17,10
     Os comentários que encontrei não ajudam muito na compreensão da passagem.  Lembremos por primeiro que este texto vem após o da transfiguração de Jesus no alto da montanha. No alto da montanha, os três discípulos Pedro Tiago e João tinham visto Elias ao lado de Jesus. Daí a pergunta. Jesus concorda com a tradição, mas não dá maiores esclarecimentos. E acaba identificando a missão de Elias com a de João Batista, que pregou a conversão preparando a vinda do Messias, que era ele mesmo, Jesus .
  " Então os discípulos entenderam que se referia a João Batista."
Os judeus esperavam a volta de Elias, o iniciador do movimento profético em Israel. Os discípulos consultaram a Jesus sobre essa questão. Era uma forma de saber algo de Jesus. Seria ele mesmo quem iria trazer o Reino de Deus? Jesus confirma isso. Elias já tinha vindo, na sua pessoa de João Batista que pedia conversão de vida e transformação de situações.
   A morte de João Batista ( MT 14, 3-12) oferece a Jesus ocasião para realçar o seu próprio sofrimento e induzir os apóstolos aceitar o seu mistério. E nisso o martírio de João Batista prepara o caminho do Senhor.
  
      Em geral, preferimos acabar com as pessoas, em vez de mudar o nosso modo de viver. É o que aconteceu com João Batista e também com Jesus. Jesus provocou mudanças tão profundas que preferiram acabar com ele, para não deixar os seus próprios interesses egoístas.
     Se o Filho do Homem se inscreve na  linhagem dos profetas sofredores, seu discípulo, por sua vez, também trilha o mesmo caminho.
   PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário