.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O anjo veio a José-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 18/12/2019
-(Mateus 1,18-24)
3ª SEMANA DO ADVENTO-ano A
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da salvação...
-Reflexão:
" Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco."Mt 1,23
Deus quer salvar os homens através dos homens. E José e Maria são os grandes colaboradores do plano de Deus. José estava comprometido em casamento com Maria. Diante da descoberta da gravidez de Maria, José, por ser um homem justo, tem duas alternativas que lhe passa pela mente. Uma, pensa em afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança, da qual ignora o pai, e a outra, expor Maria às formalidades da Lei, mas não faz isso por estar convencido da virtude de Maria.
Diante dessa situação de José, o anjo se encarrega de esclarecer o acontecido. José recebe o anúncio do nascimento do menino no sonho: "Não tenha medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo".
No relato, José é apresentado como justo. Essa justiça de José está mais próxima da atitude de obediência a vontade de Deus do que aparece repetidamente no transcorrer do Evangelho, que dá a ideia legalista que os judeus tinham dela .

O evangelista São Mateus sabe que Jesus nasceu de forma extraordinária, e quer deixar claro que ele é descendente do Rei Davi. Isso porque foi aceito como filho por José que, como competia ao pai, lhe deu o nome é Jesus ( Deus salva). Mostra assim que Deus foi fiel às promessas feitas aos antigos. E também deixa claro que José era um homem justo, pronto a se colocar totalmente a serviço do plano de Deus.

O casal Maria e José  mostrou imensa confiança em Deus. Maria guardou para si o segredo da mensagem divina que a fizera mãe. José, diante da gravidez de Maria, que o deixará perplexo, ouviu a mensagem do anjo e assumiu a paternidade de Jesus. Não pediram provas nem explicações. Amaram, confiaram, obedeceram e viveram tranquilamente o caminho que o senhor lhes propunha.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário