.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Com que autoridade fazes estas coisas?-Padre Renato


Evangelho do dia – Pão da vida! – São João da Cruz
Segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Mateus 21,23-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23 Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24 Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25 Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26 Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.  27 Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
A autoridade de Jesus era imensa. Tocava profundamente o coração dos simples e dos humildes que queriam receber d’Ele um ensinamento novo. Contudo, tal ensinamento desagradava os de coração orgulhoso que queriam pautar a vida pela própria "sabedoria". A competência e autoridade de Jesus não tinham fundamento humano, mas fundamento divino. De Deus Ele recebia tal autoridade e, em nome de Deus Ele a exercia. Nem sempre é fácil, ainda hoje, reconhecer a autoridade de Jesus sobre nossas vidas. Temos a tendência de querer levar a vida para frente partindo de nossas próprias “forças”. Temos muitas dificuldades em entregar para Ele o remo do nosso barco.  E continuamos a cair nas nossas próprias contradições. A legitimidade da autoridade de Jesus adquiria consistência pelos frutos que esta autoridade operava no meio da comunidade: os cegos viam, os surdos ouviam, os aleijados andavam, os leprosos ficavam curados e os pobres eram evangelizados. E eles não eram capazes de reconhecer nos fatos a grande autoridade de Jesus. Enquanto nos faltar pureza de coração, também nós não seremos capazes de dar credibilidade à autoridade de Jesus sobre nossas vidas. 

Oração
Senhor Jesus, fonte de autoridade que salva e cura, cura-me da minha cegueira espiritual que não me deixa ver em Ti o Filho de Deus que me quer salvar. Toca minha sensibilidade para que eu seja cada vez mais sensível ao Teu grande projeto de amor para comigo. Concede-me a graça de reconhecer Teu poder e Tua autoridade sobre minha vida. Arranca do meu coração a tendência de questionar por questionar, sem me comprometer eficazmente no crescimento responsável da própria fé. Quero entregar a Ti, Jesus, o remo de minha vida. Dá-me a direção a seguir. Conduze-me com Teu amor e com Tua misericórdia. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita confiança na ação de Deus em tua vida.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.

P. Renato dos Santos
Centro Educacional Dom Bosco
Rua Dona Francisca, 3960
Bairro Bom Retiro
89218-100 - Joinville - SC
-------------------------------------
Telefone Fixo: (47) 3435-3229
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir